A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IAD176 - Desenho Técnico Prof. Dennis Coelho Cruz Aula USO DE INSTRUMENTOS

2 Lugar Geométrico - Uso dos instrumentos
Retas Perpendiculares Mediatriz – é um reta que divide a distância entre dois pontos em partes iguais e está na perpendicular com a ela. Ponta seca do compasso em A, raio maior que a metade de AB, traça-se um arco Ponta seca do compasso em B, raio maior que a metade de AB, traça-se um arco Nos pontos de encontro dos arcos (pontos C e D) traça-se a reta (mediatriz).

3 2. Retas paralelas - lugar geométrico dos pontos que equidistam de uma
B C + A E F G D 2. Retas paralelas - lugar geométrico dos pontos que equidistam de uma reta em todo seu comprimento. Ex: Reta “r” é paralela a “s”. Ponta seca do compasso em A, traça-se um arco, definindo BC Ponta seca do compasso em B, raio maior que a metade de AB, traça-se um arco Ponta seca do compasso em C, raio maior que a metade de AC, traça-se um arco e define o ponto D. Traça-se uma reta AD (mediatriz) Define uma distância entre as retas paralelas e marca-se sob a mediatriz (ponto E) Ponta seca do compasso em A, raio até E, traça-se um arco cruzando ” r” (ponto F) Ponta seca do compasso em F, raio até A, traça-se um arco Ponta seca do compasso em E, raio até A, traça-se um arco (definindo G) Traça-se a reta passando por E e G.

4 3. Bissetriz – é uma semi-reta que divide o ângulo em partes iguais.
Ponta seca do compasso em V, traça-se um arco, definindo 1 e 2. Ponta seca do compasso em 1, raio maior que a metade, traça-se um arco Ponta seca do compasso em 2, raio maior que a metade, traça-se um arco e define o ponto 3. Traça-se uma semi-reta V3 (bissetriz)

5 3.1 Construção de ângulos – o ponto de partida é o ângulo de 60º.
+ C Para o ângulo de 30º, faça a bissetriz. 2 Para o ângulo de 45º, faça a bissetriz do ângulo de 90º. 60º + O 1 + A Ponta seca do compasso em O, traça-se um arco, definindo 1 em OA. Ponta seca do compasso em 1, mesmo raio anterior, traça-se um arco sobre o arco anterior, definindo 2. 3. Traça-se uma semi-reta O2

6 Exercícios – Trace os ângulos abaixo:
75º 135º 150º 225º

7 4. Tângência: quando um reta toca em um ponto da circunferência e
forma um ângulo de 90º com o raio da mesma. R 5. Concordância: quando há uma mudança suave no sentido e sem quinas. O ponto de Concordância é uma tangência Quando não há concordância, existe uma discrepância (forma quina).

8 Concordância de arco com duas semi-retas
Concordar duas semiretas formando um ângulo de 90º com um arco de circunferência de raio 50mm. Traça-se um ângulo de 90º (60º+30º) Marca-se na reta vertical a partir do ponto O, o raio do exemplo 50mm. 3. Ponta seca do compasso em O, raio até A, traça-se um arco, definindo B na horizontal. 4. Ponta seca do compasso em B, mesmo raio anterior, traça-se um arco. 5. Ponta seca do compasso em A, mesmo raio anterior, traça-se um arco, encontrando o ponto C. 6. Ponta seca do compasso em C, raio do exemplo, traça-se o arco de circunferência passando pelos pontos A e B. A C r O B

9 Concordância de arco com duas semi-retas
Concordar duas semiretas formando um ângulo de 60º com um arco de circunferência de raio 40mm. Solução válida para qualquer ângulo. Construção do ângulo de 60º Arco de raio qualquer, determina A Mesmo raio, marca-se no arco anterior (B) Bissetriz do ângulo de 60º Em A, raio até B, traça um arco Em B, mesmo raio, determina C no cruzamento

10 Concordância de arco com duas semi-retas
Concordar duas semiretas formando um ângulo de 60º com um arco de circunferência de raio 40mm. Marca-se com uma distância qualquer (D) Constrói uma paralela a 40mm de OD. Marca-se com uma distância qualquer (E) Constrói uma paralela a 40mm de OE.

11 Concordância de arco com duas semi-retas
Concordar duas semiretas formando um ângulo de 60º com um arco de circunferência de raio 40mm. Ponta seca em F, raio até a semi-reta OD, traça-se uma circunferência NÃO COINCIDE COM D2. Apaga-se o restante.


Carregar ppt "Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google