A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenho Técnico Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenho Técnico Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez 1."— Transcrição da apresentação:

1 Desenho Técnico Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez 1

2 Atividade 4 Noções Básicas do Desenho Sumario Passos para: Construção de duas retas paralelas. Construção do ponto médio de uma reta. Construção de reta perpendicular. Divisão de um ângulo em dois iguais. Divisão de um ângulo em três iguais. Tangentes. Concordar duas retas por um arco de raio R. Escalas recomendadas. Exercícios. 2

3 Construção de duas retas paralelas 3 Passos: 1.Traçar uma reta FE. 2.Marcar com compasso a distância da segunda reta paralela, define o ponto C. 3.Colocar ponta seca do compasso em C e traçar um arco cortando em E. 4.Com a mesma abertura, colocar ponta seca do compasso em E e traçar um arco cortando em F. 5.Desde ponto E e com abertura igual à corda CF, traçar arco para obter D. 6.Traçar reta ligando pontos C e D.

4 Construção do ponto médio de uma reta 4 Passos: 1.Partindo da reta AB. 2.Centrado em A, traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. 3.Com a mesma abertura e centrados em B traçamos outro arco. 4.A união dos pontos de interseção dos arcos definem uma reta que divide á metade o segmento AB.

5 Construção de reta perpendicular I 5 Passos: 1.Partindo da reta e um ponto P fora dela. 2.Centrado em P, traçar um arco com raio do que a distância de P à reta e marcar os pontos A e B. 3.Centrado em A traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. 4.Centrado em B traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. 5.Interseção dos arcos define o ponto C e reta CP vai ser perpendicular a AB.

6 Construção de reta perpendicular II 6 Passos: 1.Partindo da reta e um ponto P nela. 2.Centrado em P, traçar circulo. Interseção do circulo com a reta define os pontos A e B. 3.Centrado em A traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. 4.Centrado em B traçar um arco com raio igual à medida do segmento AB. 5.Interseção dos arcos define o ponto C e reta CP vai ser perpendicular a AB.

7 Divisão de um ângulo em dois iguais I 7 Passos: 1.Partimos de um ângulo BOA. 2.Centrado no vértice O traçar um arco com raio qualquer. Se definem os pontos P 2 em OB e P 3 em AO. 3.Centrado em P 2, traçar um arco com raio igual à distancia P 2 P 3. 4.Centrado em P 3, traçar um arco com raio igual à distancia P 2 P 3. Interseção dos arcos define o ponto P 1. 5.Reta OP 1 divide BOA em dois iguais (Bissetriz).

8 Divisão de um ângulo em dois iguais II 8 Passos: 1.Partimos de duas retas que formam um ângulo mas não se courtam. 2.Marcar ponto M em uma reta e ponto N na outra reta e traçar reta MN. Na direita desta reta serão formados dois ângulos, assim como na esquerda. 3.Traçar bissetrizes dos 4 ângulos formados. 4.As bissetrizes dos ângulos da direita serão intersectadas no ponto T e aquelas dos ângulos da esquerda no ponto S. 5.A reta ST é a bissetriz do ângulo inicial.

9 Divisão de um ângulo em três iguais I 9 Passos: 1.Partimos de um ângulo reto com vértice em O. 2.Centrado no vértice traçar arco para definir pontos A e B. 3.Centrado em A traçar arco com mesmo raio do anterior, interseção define ponto Q. 4.Centrado em B traçar arco com mesmo raio do anterior, interseção com primeiro arco define ponto R. 5.Retas OQ e OR dividem ângulo inicial em três iguais.

10 Divisão de um ângulo em três iguais II 10 Passos: 1.Partimos de um ângulo BOA qualquer com suas extensões. 2.Centrado no vértice traçar circunferência de qualquer raio. Se definem os pontos A, B, R, S. e formam os ângulos iguais BOA e ROS. 3.Traçar bissetriz do ângulo BOA e na interseção com circunferência inicial marcar ponto S 1. 4.Centrado em S 1 traçar arco com raio OS 1 e definir ponto T na sua interseção com a bissetriz. 5.Ligar ponto T a R e R, se definem os pontos U e V e os três ângulos iguais BOU, UOV e VOA.

11 Tangentes I 11 Passos: 1.Partimos de um ponto P externo a uma circunferência com centro em O. 2.Unir ponto P ao centro O da circunferência. 3.Definir ponto médio M da reta OP. 4.Centrado em M traçar arco com raio OM. Na interseção com circunferência se define o ponto de tangência T. 5.Unir pontos P e T para formar reta tangente PT.

12 Tangentes II 12 Passos (Externa a duas circunferências): 1.Partimos de duas circunferências de raio R 1 e R 2. 2.Unir com uma reta os centros O 1 e O 2 das circunferências. E definir ponto médio M da reta O 1 O 2. 3.Centrado em O 1, traçar circunferência auxiliar com raio (R 1 - R 2 ). 4.Centrado em M traçar arco com raio O 1 M. Na interseção com circunferência auxiliar se define o ponto de T. 5.Ligar T com O 1 e prolongar até perímetro da circunferência. Interseção define ponto de tangencia A. 6.Centrado em A traçar arco com raio O 2 T. Interseção com circunferência de centro O 2 define ponto de tangencia B. 7.AB tangente externa desejada.

13 Tangentes III 13 Passos (Interna a duas circunferências): 1.Partimos de duas circunferências de raio R 1 e R 2. 2.Unir com uma reta os centros O 1 e O 2 das circunferências. E definir ponto médio M da reta O 1 O 2. 3.Centrado em O 1, traçar circunferência auxiliar com raio (R 1 + R 2 ). 4.Centrado em M traçar arco com raio O 1 M. Na interseção com circunferência auxiliar se define o ponto de T. 5.Ligar T com O 1. Interseção com circunferência define ponto de tangencia A. 6.Traçar tangente do ponto A à circunferência de centro O 2 com ás técnicas explicadas com anterioridade.

14 Concordar duas retas por um arco de raio R I 14 Passos: 1.Partimos de duas retas perpendiculares com interseção em O. 2.Centrado em O traçar arco que corte as retas em T 1 e T 2. 3.Centrado em T 1 traçar arco com mesmo raio. Repetir procedimento centrado em T Interseção dos arcos define ponto C. 5.Centrado em C traçar arco com mesmo raio, que deve concordar com as duas retas.

15 Exercícios DESENHAR A FIGURA NA ESCALA 1:2 15


Carregar ppt "Desenho Técnico Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google