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EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO Prof. Flávio Cezar Amate.

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1 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO Prof. Flávio Cezar Amate

2 Cabri-Géomètre

3 Cabri Cahier de Brouillon Informatique (Caderno de rascunho informático) Para que serve ?

4 Geometria Experimental Uma vez criado o desenho pode ser arrastado pelo mouse e deformado Permite criar desenhos geométricos e estabelecer relações entre seus componentes

5 TRABALHA TAMBÉM COM: Álgebra (gráficos) Trigonometria (ciclo trigonométrico) Física (óptica geométrica) Geometria Espacial (perspectiva) Geometria Descritiva Educação Artística

6 A manipulação do programa exige apenas conhecimentos matemáticos A manipulação do programa exige apenas conhecimentos matemáticos Habilidades exigidas na área da informática: e Ligar e desligar o computador Manipular o mouse

7 Histórico Trabalho sobre Cabri em teoria dos grafos Especificações informais para a criação de um caderno de rascunho informático 1986Protótipo de Cabri ( três teses de doutoramento) 1987Pré-produto e experimentações em classes 1988Troféu Apple pela melhor realização no ensino. 1ª demonstração pública (ICME - Budapeste) 1989Primeira edição do Cabri na França Adoção generalizada do Cabri na Suíça 1990Habilitação do projeto IMAG Gabri-Géomètre 1992Criação do Grupo de Pesquisa Internacional Cabri 1993O Cabri é traduzido em 25 línguas e comercializado em 40 países.

8 Menu Criação Ponto Reta Circunferência Segmento Reta definida por dois pontos Triângulo Circunferência definida por dois pontos Menu Construção Lugar Geométrico Ponto sobre um objeto Intersecção de dois objetos Ponto médio Mediatriz Reta Paralela Reta Perpendicular Centro de uma Circunferência Simétrico de um Ponto Bissetriz

9 Atividade 1 – principais comandos 1 – Crie um segmento de reta AB 2 – Nomeie as extremidades de A e B 3 – Meça o segmento AB 4 – Obtenha M, ponto médio de AB 5 – Tente medir o segmento AM > > Conseguiu? Sabe por quê? Antes de medir é preciso criar o segmento. Crie AM e depois meça-o. 6 - Crie o segmento MB e depois meça-o. 7 – Movimente A ou B e observe as medidas dos segmentos AM e MB. > > Para movimentar saia da opção medir, ESC, e em seguida, mantendo a mão pressionada, movimente o mouse.

10 Atividade 1 – principais comandos 8 – Elimine o ponto M 9 – Crie o segmento CD concorrente com o segmento AB 10 – Tente nomear o ponto onde os segmentos AB e CD se interceptam > > Não conseguiu ? Sabe por que? Para o Cabri o ponto não existe 11 - Crie a interseção entre os dois segmentos e depois nomeie de ponto S 12 – Mude os segmentos e veja o comportamento do ponto S 13 - Elimine o ponto S e, a seguir, elimine o segmento CD

11 Atividade 1 – principais comandos 14 - Crie um ponto sobre o segmento AB. Movimente A e B e veja se o ponto permanece no segmento. Com certeza não. Há um meio de o ponto sempre permanecer no segmento ( Ponto sobre objeto). Faça isso e depois tente movimentar o ponto criado, o ponto A e B. 15 – Apague a figura. (apagar tudo)

12 Atividade 4 – Classificando os Triângulos 1 - Crie um triângulo ABC 2 – Meça os lados AB, BC e AC 3 – Verifique se o triângulo é escaleno ( três medidas dos lados são diferentes ) 4 – Movimente o ponto A, de modo que o triângulo se torne isósceles ( dois lados são iguais ) 5 – Movimente o ponto A, de modo que o triângulo se torne equilátero. (três lados são iguais)

13 Atividade 62 – Seno e Cosseno de um ângulo agudo 1 - Crie uma reta horizontal r 2 – Obtenha um ponto O sobre a reta 3 – Trace uma perpendicular a r pelo ponto O 4 – Obtenha um ponto A na reta a à direita de O 5 – Crie um circunferência de raio AO 6 – Obtenha um ponto P na circunferência e no 1º quadrante 7 – Trace uma reta perpendicular a r pelo ponto P. Nomeie de M a intersecção das duas retas

14 Atividade 62 – Seno e Cosseno de um ângulo agudo 8 – Crie os segmentos OP, OM e PM e meça-os 9 – Marque o ângulo PÔM e meça-o 10 – Desloque agora o ponto A, até que o raio da circunferência seja 1dm (10 cm). A nossa unidade de medida será o decímetro. 11 – Agora, desloque o ponto P sobre a circunferência e obtenha os valores aproximados de α, em graus, com 0º < α < 90º, de modo que: a) sen α = 0.60 b) cos α = 0.7 c) sen α = cos α


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