A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal da Bahia – UFBA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal da Bahia – UFBA"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Bahia – UFBA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IADB79 - Desenho Técnico Aplicado à Engenharia Civil Prof. Dennis Coelho Cruz Aula 11 Desenho de instalações telefônicas: simbologias e convenções Prof. Dennis Coelho Cruz – Desenho Técnico e CAD –

2 1. INTRODUÇÃO Exigência projeto para companhias telefônicas:
− a localização dos pontos de consumo de pontos telefônicos; − a localização dos quadros e centros de distribuição; − o trajeto dos condutores e sua projeção mecânica (inclusive dimensões dos condutos e caixas); − corte esquemático dos condutores e cabos; − as características do material a empregar, suficientes para indicar a adequabilidade de seu emprego tanto nos casos comuns, como em condições especiais. Novas adequações: - Cabeamento estruturado: telefonia + rede - cabos especiais (fibra óptica)

3 2. Critérios para Previsão de Pontos Telefônicos e Caixas de Saída
Ponto telefônico equivale ao número de linhas externas disponíveis no apartamento; atenção, não é igual ao número de tomadas (caixas de saída).

4 2. Critérios para Previsão de Pontos Telefônicos e Caixas de Saída
Deverão ser previstas caixas de saída nos seguintes locais: . quartos, h = 0,30 m, na provável cabeceira da cama; . salas, h = 0,30 m, recomendável a instalação de mais de uma; . copas,h = 1,30 m ou h = 0,30 m; . cozinhas, h = 1,30 m. Estas caixas deverão ser interligadas dentro do apartamento, de forma sequencial, pela tubulação secundária até a caixa de distribuição.

5 3. Caixas de Distribuição Geral, de Distribuição e de Passagem
a) Definições: . Caixa de Distribuição Geral (DG): liga a rede interna à rede externa da edificação; . Caixa de Distribuição: nelas são instalados blocos terminais, fios e cabos telefônicos da rede interna; . Caixa de Passagem: utilizadas somente quando tivermos grandes lances de tubulação,ou excedermos o número de curvas recomendadas (acima de 2) por trecho de tubulação. b) Localização: . em áreas comuns; . preferencialmente em áreas internas e cobertas; . em halls de serviço, se houver.

6 Poderá ser aérea ou subterrânea por ser recomendada para as
seguintes situações: . o edifício possuir mais de 4 pavimentos; . o número de pontos telefônicos ser superior a 20; . o construtor optar, por razões estéticas. A tubulação de entrada destina-se à instalação subterrânea de um fio ou cabo telefônico da caixa de distribuição geral até a rede telefônica externa aérea ou subterrânea da concessionária.

7

8 Exemplo 1: Detalhe da Caixa de Entrada R1 CORTE AB CORTE CD

9 Exemplo 2: CORTE BB CORTE AA Detalhe da Caixa de Entrada R2

10 Exemplo 3:

11 4. Simbologia

12 DISTRIBUIÇÃO GERAL

13 EXEMPLO:

14 EXEMPLO: PLANTA BAIXA PAVTO TIPO SEM ESCALA

15 EXEMPLO:

16 EXEMPLO:


Carregar ppt "Universidade Federal da Bahia – UFBA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google