A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÃO PALESTINA OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES, AGRICULTORES E PESCADORES INSTALARAM-SE NA REGIÃO POR VOLTA DE 3500 a. C.OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÃO PALESTINA OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES, AGRICULTORES E PESCADORES INSTALARAM-SE NA REGIÃO POR VOLTA DE 3500 a. C.OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES,"— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÃO PALESTINA OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES, AGRICULTORES E PESCADORES INSTALARAM-SE NA REGIÃO POR VOLTA DE 3500 a. C.OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES, AGRICULTORES E PESCADORES INSTALARAM-SE NA REGIÃO POR VOLTA DE 3500 a. C. ENTRE ESSES GRUPOS ESTAVAM OS CANANEUS, QUE DERAM SEU NOME À REGIÃO: TERRA DE CANAÃ.ENTRE ESSES GRUPOS ESTAVAM OS CANANEUS, QUE DERAM SEU NOME À REGIÃO: TERRA DE CANAÃ. OS HEBREUS CHEGARAM NA REGIÃO POR VOLTA DE 2000 a. C.OS HEBREUS CHEGARAM NA REGIÃO POR VOLTA DE 2000 a. C. FUGINDO DE UMA SECA, ALGUMAS TRIBOS HEBRAICAS SE FIXARAM NO EGITO.FUGINDO DE UMA SECA, ALGUMAS TRIBOS HEBRAICAS SE FIXARAM NO EGITO. ÊXODO: A VOLTA DO POVO HEBREU DEPOIS DE 500 ANOS DE CATIVEIRO NO EGITO.ÊXODO: A VOLTA DO POVO HEBREU DEPOIS DE 500 ANOS DE CATIVEIRO NO EGITO. AS TRIBOS HEBRAICAS REINICIRAM LUTAS PELO CONTROLE DA REGIÃO. POR VOLTA DE 1000 a. C., DAVI CONQUISTOU JERUSALÉM, QUE SE TORNOU O REINO DE ISRAEL, MAIS TARDE DIVIDIDO NOS REINOS DE ISRAEL E JUDÁ.AS TRIBOS HEBRAICAS REINICIRAM LUTAS PELO CONTROLE DA REGIÃO. POR VOLTA DE 1000 a. C., DAVI CONQUISTOU JERUSALÉM, QUE SE TORNOU O REINO DE ISRAEL, MAIS TARDE DIVIDIDO NOS REINOS DE ISRAEL E JUDÁ.

2 REINOS DE ISRAEL E JUDÁ ENTRE 935 a. C. E 63 d. C., OS DOIS ESTADOS FORAM DOMINADOS POR EGÍPCIOS, ASSÍRIOS, CALDEUS, PERSAS, GREGOS E ROMANOS; SOMENTE O REINO DE JUDÁ SOBREVIVEU ÀS INVASÕES, TORNANDO-SE PÁTRIA DOS JUDEUS.

3 PRIMEIRA DIÁSPORA (70 d. C.) A Segunda Diáspora aconteceu muitos anos depois, no ano 70 d.C. Os romanos destruíram Jerusalém, e isso acarretou uma nova diáspora, fazendo os judeus irem para outros países da Ásia Menor ou sul da Europa.A Segunda Diáspora aconteceu muitos anos depois, no ano 70 d.C. Os romanos destruíram Jerusalém, e isso acarretou uma nova diáspora, fazendo os judeus irem para outros países da Ásia Menor ou sul da Europa.

4 HASKALÁ Haskalá (em hebraico השכלה; "iluminismo," "intelecto," de sekhel, "senso comum ") é o nome dado ao Iluminismo Judaico, é um movimento surgido no século XVIII, dentro do Judaísmo, e que adotava os valores iluministas, incentivando a integração com a sociedade européia e a valorização da educação secular, aliada ao estudo da história judaica e do hebraico.

5 SIONISMO Obtendo o seu nome de Sião (Sion, Zion) que é o nome de um monte nos arredores de Jerusalém, o Sionismo é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado Judaico, por isso sendo também chamado de nacionalismo judaico. Ele se desenvolveu a partir da segunda metade do século XIX, em especial entre os Judeus da Europa central e do leste europeu, sob pressão de pogroms e do anti-semitismo crônico destas regiões, mas também na Europa ocidental, em seguida ao choque causado pelo caso Dreyfus.

6 POGROM Pogrom (do russo погром) é um ataque violento maciço a pessoas, com a destruição simultânea do seu ambiente (casas, negócios, centros religiosos). Historicamente, o termo tem sido usado para denominar atos em massa de violência, espontânea ou premeditada, contra judeus e outras minorias étnicas da Europa, porém é aplicável a outros casos, a envolver países e povos do mundo inteiro.

7 CASO DREYFUS O caso Dreyfus foi um escândalo político que dividiu a França por muitos anos, durante o final do século XIX. Centrava-se na condenação por alta traição de Alfred Dreyfus em 1894, um oficial de artilharia do exército francês, de religião judaica. O acusado sofreu um processo fraudulento conduzido a portas fechadas. Dreyfus era, em verdade, inocente: a condenação baseava-se em documentos falsos. Quando os oficiais de alta-patente franceses se aperceberam disto, tentaram ocultar o erro judicial. A farsa foi acobertada por uma onda de nacionalismo e xenofobia que invadiu a Europa no final do século XIX.

8 A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL Em 1947, os ingleses passaram a administração da região para a Organização das Nações Unidas (ONU), que determinou a divisão da Palestina em dois territórios. Aos Palestinos, que somavam 1,3 milhão de habitantes, foi destinada uma área de km², e aos 700 mil judeus, os km² restantes.

9

10 A Guerra do Suez, também conhecida como Segunda Guerra Israelo- Árabe ou Crise de Suez, teve início em outubro de 1956, quando Israel, com o apoio da França e Reino Unido, que utilizavam o canal para ter acesso ao comércio oriental, declarou guerra ao Egito. O Egito, numa atitude unilateral de combate ao colonialismo anglo-francês, tinha nacionalizado o canal de Suez e fechado o porto de Eliat, o que ameaçava os projetos de Israel de irrigação do deserto do Negev e cortava o seu único contato com o mar Vermelho no golfo de Agaba. Em contrapartida, Israel conquistou a península do Sinai e controlou o Golfo de Agaba, reabrindo o porto de Eilat. No desenrolar do conflito, os egípcios foram derrotados, mas os EUA e a URSS interferiram, e em 1959 obrigaram os três países a retirarem-se dos territórios ocupados sob a supervisão das tropas das Nações Unidas.

11 FATAH Fatah ou Al-Fatah (literalmente: "Movimento de Libertação Nacional da Palestina"), é uma organização política e militar, fundada em 1964 pelo engenheiro Yasser Arafat e outros membros da diáspora palestina. É a maior facção da organização para a Libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido de centro- esquerda no contexto da política palestina. É essencialmente nacionalista. O partido é menos radical que o Hamas e prega a reconciliação entre palestinos e israelenses. Esta é uma das principais razões de sua aceitação internacional. Possui o atual presidente da Autoridade Nacional Palestina, Ogonoxi.

12 O Hamas ("Movimento de Resistência Islâmica") uma organização palestina que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas. É o mais importante movimento fundamentalista islãmico palestino Em janeiro de 2006, o Hamas venceu as eleições parlamentares na Palestina, ganhando 76 dos 132 assentos no Parlamento Palestino, enquanto o Fatah conseguiu 43. Após a vitória eleitoral do Hamas, conflitos violentos e não violentos ocorreram entre o Hamas e o Fatah, 12 palestinos morreram e mais de 100 ficaram feridos Depois da Batalha de Gaza, em junho de 2007, o Hamas perdeu suas posições na Autoridade Palestina na Cisjordânia, sendo substituído por integrantes do Fatah e independentes. O Hamas manteve somente o controle de Gaza.

13 HAMAS


Carregar ppt "QUESTÃO PALESTINA OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES, AGRICULTORES E PESCADORES INSTALARAM-SE NA REGIÃO POR VOLTA DE 3500 a. C.OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google