A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação – Engenharia de Software The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits for Processing Information.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação – Engenharia de Software The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits for Processing Information."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação – Engenharia de Software The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits for Processing Information

2 Referência clássica na área de psicologia cognitiva Miller, G.A. (1956). The magical number seven, plus or minus two: Some limits on our capacity for processing information. Psychological Review, 63, 81-97.

3 Medição da informação O autor fez / citou diversos experimentos sobre quão acurada era a medição humana referente a vários aspectos de um estímulo; Assim, as pessoas deveriam associar números à magnitude do estímulo; Experimentos de julgamento absoluto: O ser humano é um canal de informação que recebe uma quantidade de estímulos e deve retransmití-los.

4 Bits A medida a ser utilizada não é absoluta; Por exemplo, para decidir, entre dois homens qual é o maior entre eles, é necessário apenas uma unidade mínima de informação. Tal unidade é denominada bit. Cada vez que o número de alternativas aumenta em um fator de 2, um bit de informação é acrescentado: Um bit de informação é a quantidade de informação necessária para tomar uma decisão entre 2 alternativas. 2 bits permitem a decisão entre 4 alternativas.

5 Tipo de aumento da informação de entrada Há duas formas de aumentar a quantidade de informação de entrada: Aumentar a taxa que a informação é fornecida ao observador; Aumentar o número de impulsos alternativos (opção escolhida por Miller): Verificar em que ponto as confusões aumentam.

6 Julgamento absoluto de estimulos unidimensionais Pollack: Identificação de tons de diferente freqüência associando numerais a eles. Máximo (channel capacity) de 6 tons (2,5 bit) diferentes diferenciados! Garner: Teste com identificação de altura de sons em db; Limite de cerca de 5 (2,3 bit) intensidades diferenciadas. Beebe-Center, Rogers, O’Connel: Concentração de NaCl em diferentes soluções salinas; Capacidade de diferenciação de 4 (1,9 bit) concentrações distintas.

7 Julgamento absoluto de estimulos unidimensionais Diversos outros exemplos: posição de ponteiros, tamanhos de quadrados, direção de linhas, vibração na região do peito, brilho... A variação foi de 1.6 a 3.9 bits no máximo; Média é de 2.6 bits; Desvio-padrão de 0,6 bit. Em termos de alternativas: 3 a 15 categorias de média; 4 a 10 categorias de desvio; Conclusão: nós temos capacidade finita e pequena de fazer julgamentos sobre variáveis unidimensionais; Independe do sentido utilizado.

8 Julgamento absoluto de estímulos multidimensionais Como fazemos para diferenciar rostos de centenas de pessoas? Klemmer & Flick: Julgamento da posição de um ponto em um quadrado; 4,6 bits: 24 posições diferentes. Pollock: Altura e freqüência; 3,1 bits; Um pouco de melhora em relação à sua experiência anterior. Pollock & Ficks: 15. 625 diferentes tons a partir de 6 diferentes parâmetros que podem assumir 5 diferentes valores. 7,2 bits: 150 diferentes categorias. Conclusões: quanto mais variáveis, maior a capacidade, e menor a precisão para uma variável qualquer. As pessoas são menos precisas quando é necessário julgar mais de um atributo. Na língua, há cerca de 8 a 10 dimensões para distinguir um fonema do outro.

9 Estimação de pontos Kaufman, Lord, Reese, Volkmann: Padrões aleatórios de pontos mostrados por 1/5 de segundo; Algo entre 1 e 200 pontos apareciam na tela; O objetivo era dizer quantos pontos. 5 ou 6 pontos: não havia erros.

10 Conclusões Span of absolute judgment (extensão do julgamento absoluto): para julgamentos unidimensionais é 7. Span of immediate memory (extensão da memória imediata): independente do número de bits por pedaço (chunks); também é limitada. Importância em reorganizar a seqüência em unidades ou pedaços (recodificação): Podemos aumentar o número de bits construindo pedaços maiores e com mais informação. Exemplo: as pessoas podem repetir 8 decimais, mas apenas 9 binários. Uso no dia a dia. Porque 7? Coincidência?


Carregar ppt "Apresentação – Engenharia de Software The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits for Processing Information."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google