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Métricas de Software Competência: Compreender as métricas de Software.

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1 Métricas de Software Competência: Compreender as métricas de Software

2 Caros Alunos Esta é a nossa segunda AMT (Aula Mediada por Tecnologia). Como a nossa primeira AMT iniciou o módulo, isto é, não tivemos oportunidade de conversar antes, optei por apresentar a matéria e pedir um exercício simples. Porém, agora precisaremos nos dedicar mais a este assunto (Métricas de Software). Desta forma, encaminho novamente o conteúdo e mais alguns exercícios para fixação e avaliação da competência correlata.

3 Agenda Panorama da Métrica de Software Finalidade de Métricas Medidas, Métricas e Indicadores Bibliografia

4 Panorama O que é? – Métricas de Processo e de projeto de software são medidas quantitativas que permitem prever a eficácia do processo de software e dos projetos que são conduzidos como arcabouço. Dados básicos de qualidade e de produtividade são coletados. Esses dados são então analisados, comparados com médias anteriores e avaliados para determinar se ocorreram melhorias de qualidade e produtividade. Métricas também são usadas para detectar áreas de problema, de modo que soluções possam ser desenvolvidas, e que o processo de software possa ser melhorado.

5 Panorama Quem Faz? –As métricas de Software são analisadas e avaliadas por gerentes de software. As medidas são frequentemente coletadas por engenheiros de software.

6 Panorama Por que é Importante? –Se você não faz medições, o julgamento pode ser baseado somente em avaliação subjetiva. –Com medições, as tendências (boas ou más) podem ser detectadas, estimadas e melhoradas ao longo do tempo.

7 Panorama Quais são os passos? –Comece definindo um conjunto limitado de medições de processo, projeto e de produto, que são fáceis de coletar. Essas medições são frequentemente normalizadas, usando métricas orientadas a tamanho e a função. O resultado é analisado e comparado com médias anteriormente obtidas para projetos semelhantes desenvolvidos dentro da organização. Tendências são avaliadas e conclusões são geradas.

8 Panorama Qual é o produto do trabalho? Um conjunto de métricas de software que dá uma idéia do processo e entendimento do projeto.

9 Panorama Como garanto que fiz corretamente? –Aplicando um esquema de medição consistente, mas simples, que nunca deve ser usado para avaliar, premiar ou punir o desempenho individual.

10 Finalidade de Métricas Para a Finalidade de planejamento e Estimativa do projeto de software, nosso interesse é histórico. –Qual foi a produtividade de desenvolvimento em projetos anteriores? –Qual a qualidade do software produzido? –Como dados anteriores de produtividade e qualidade podem ser extrapolados até o presente? –Como isso pode nos ajudar a planejar e estimar com mais precisão?

11 Finalidade de Métricas Para Caracterizar; Para Avaliar; Para Prever; Para Aperfeiçoar. Razões para medirmos

12 Finalidade de Métricas Para caracterizar: significa para ter entendimento dos processos, produtos, recursos e ambiente, e para estabelecer marcos referenciais básicos, para comparação com futuras avaliações;

13 Finalidade de Métricas Para Avaliar: significa determinar o status com referência aos planos. Medidas são sensores que nos deixam saber quando nossos projetos e processos estão fora de controle, de modo que possamos trazê-los de volta ao controle. Nós também avaliamos para verificar o cumprimento das metas de qualidade e para verificar os impactos de melhoramentos de tecnologia e de processos, nos produtos e nos processos.

14 Finalidade de Métricas Para Prever: Significa nós prevemos para planejar. Medição por previsão envolve obter o entendimento das relações entre processos e produtos, e construir modelos dessas relações dessas relações, de modo que os valores observados para alguns atributos possam ser usados para prever outros. Fazemos isso porque desejamos estabelecer metas exeqüíveis para custo, cronograma e qualidade – de modo que possam ser aplicados recursos apropriados.

15 Finalidade de Métricas Para Aperfeiçoar: significa coletar informações quantitativa para ajudar a identificar bloqueios, causas fundamentais, ineficiências e outras oportunidades para melhorar a qualidade do produto e o desempenho do processo.

16 Medidas, Métricas e Indicadores Apesar das pessoas freqüentemente usarem essas palavras no mesmo sentido, é importante notar diferenças sutis entre elas.

17 Medidas, Métricas e Indicadores Medidas: Dentro do contexto da Engenharia de Software, uma medida fornece uma indicação quantitativa da extensão, quantidade, dimensão, capacidade ou tamanho de algum atributo de um produto ou de um processo. Exemplo: Coleta de quantidade erros em um determinado ponto do processo.

18 Medidas, Métricas e Indicadores Métrica: Métrica de software relaciona as medidas de alguma forma. Exemplo: Número médio de erros encontrados por revisão.

19 Medidas, Métricas e Indicadores Indicador: Um indicador é uma métrica, ou combinação de métricas, que fornece compreensão de um processo de software, de um projeto de software, ou do produto propriamente dito. Um indicador fornece compreensão que possibilita ao gerente de projeto ou aos engenheiros de software ajustar o processo, projeto, ou produto para tornar as coisas melhores.

20 Atividades Rever o material apresentado Realizar as atividades previstas no plano de aula 1 2

21 Bibliografia Engenharia de Software. Pressman. 3 Edição, Capítulo 2, páginas 54 a 59. Sugestões adores_desempenho.pdf


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