A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competência: Compreender as métricas de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competência: Compreender as métricas de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Competência: Compreender as métricas de Software

2 Agenda Panorama da Métrica de Software Finalidade de Métricas
Medidas, Métricas e Indicadores Bibliografia

3 Panorama O que é? Métricas de Processo e de projeto de software são medidas quantitativas que permitem o pessoal de software ter idéia da eficácia do processo de software e dos projetos que são conduzidos como arcabouço. Dados básicos de qualidade e de produtividade são coletados. Esses dados são então analisados, comparados com médias anteriores e avaliados para determinar se ocorreram melhorias de qualidade e produtividade. Métricas também são usadas para detectar áreas de problema, de modo que soluções possam ser desenvolvidas, e que o processo de software possa ser melhorado.

4 Panorama Quem Faz? As métricas de Software são analisadas e avaliadas por gerentes de software. As medidas são frequentemente coletadas por engenheiros de software.

5 Panorama Por que é Importante?
Se você não faz medições, o julgamento pode ser baseado somente em avaliação subjetiva. Com medições, as tendências(boas ou más) podem ser detectadas, melhores estimativas podem ser feitas e aperfeiçoamentos reais podem ser conseguidos ao longo do tempo.

6 Panorama Quais são os passos?
Comece definindo um conjunto limitado de medições de processo, projeto e de produto, que são fáceis de coletar. Essas medições são frequentemente normalizadas, usando métricas orientadas a tamanho e a função. O resultado é analisado e comparado com médias anteriormente obtidas para projetos semelhantes desenvolvidos dentro da organização. Tendências são avaliadas e conclusões são geradas.

7 Panorama Qual é o produto do trabalho?
Um conjunto de métricas de software que dá uma idéia do processo e entendimento do projeto.

8 Panorama Como garanto que fiz corretamente?
Aplicando um esquema de medição consistente, mas simples, que nunca deve ser usado para avaliar, premiar ou punir o desempenho individual.

9 Finalidade de Métricas
Para a Finalidade de planejamento e Estimativa do projeto de software, nosso interesse é histórico. Qual foi a produtividade de desenvolvimento em projetos anteriores? Qual a qualidade do software produzido? Como dados anteriores de produtividade e qualidade podem ser extrapolados até o presente? Como isso pode nos ajudar a planejar e estimar com mais precisão?

10 Finalidade de Métricas
Razões para medirmos Para Caracterizar; Para Avaliar; Para Prever; Para aperfeiçoar.

11 Finalidade de Métricas
Para caracterizar significa para ter entendimento dos processos, produtos, recursos e ambiente, e para estabelecer marcos referenciais básicos, para comparação com futuras avaliações;

12 Finalidade de Métricas
Para Avaliar significa determinar o status com referência aos planos. Medidas são sensores que nos deixam saber quando nossos projetos e processos estão fora de controle, de modo que possamos trazê-los de volta ao controle. Nós também avaliamos para verificar o cumprimento das metas de qualidade e para verificar os impactos de melhoramentos de tecnologia e de processos, nos produtos e nos processos.

13 Finalidade de Métricas
Prever: Significa nós prevemos para planejar. Medição por previsão envolve obter o entendimento das relações entre processos e produtos, e construir modelos dessas relações dessas relações, de modo que os valores observados para alguns atributos possam ser usados para prever outros. Fazemos isso porque desejamos estabelecer metas exequiveis para custo, cronograma e qualidade – de modo que possam ser aplicados recursos apropriados.

14 Finalidade de Métricas
Aperfeiçoar significa coletar informações quantitativa para ajudar a identificar bloqueios, causas fundamentais, ineficiências e outras oportunidades para melhorar a qualidade do produto e o desempenho do processo.

15 Medidas, Métricas e Indicadores
Apesar das pessoas freqüentemente usarem essas palavras no mesmo sentido, é importante notar diferenças sutis entre eles.

16 Medidas, Métricas e Indicadores
Dentro do contexto da Engenharia de Software, uma medida fornece uma indicação quantitativa da extensão, quantidade, dimensão, capacidade ou tamanho de algum atributo de um produto, ou de um processo. Exemplo: Coleta de quantidade erros em um determinado ponto do processo.

17 Medidas, Métricas e Indicadores
Métrica de software relaciona as medidas de alguma forma. Exemplo: Número médio de erros encontrados por revisão.

18 Medidas, Métricas e Indicadores
Um indicador é uma métrica, ou combinação de métricas, que fornece compreensão de um processo de software, de um projeto de software, ou do produto propriamento dito. Um indicador fornece compreensão que possibilita ao gerente de projeto ou aos engenheiros de software ajustar o processo, projeto, ou produto para tornar as coisas melhores

19 Atividades Rever o material apresentado
Realizar as atividades previstas no plano de aula 2 1

20 Sugestões Bibliografia
Bibliografia Engenharia de Software. Pressman. 3 Edição, Capítulo 2, páginas 54 a 59.


Carregar ppt "Competência: Compreender as métricas de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google