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Câmara Técnica de Fruticultura CEPA Reunião CEPA Belo Horizonte, 13 de dezembro de 2007.

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1 Câmara Técnica de Fruticultura CEPA Reunião CEPA Belo Horizonte, 13 de dezembro de 2007

2 Plano Setorial da CT Fruticultura São 11 áreas de atuação estratégicas: 1.Na produção: 1.1. Capacitação e desenvolvimento gerencial; 1.2. Qualidade na produção; 1.3. Assistência técnica. 2. Na transformação industrial: 2.1. Incentivos e tributação. 3. No setor comercial e marketing: 3.1. Marketing das frutas; 3.2. Modernização comercial. 4. No setor institucional: 4.1. Crédito e seguro rural; 4.2. Tributação; 4.3. Acesso à informação; 4.4. Estatísticas; 4.5. Pesquisa, desenvolvimento e inovação.

3 OBJETIVOS: Parceria e articulação entre cada elo da corrente, da produção ao consumo Apoio ao produtor na melhoria da sua tecnologia de produção e da sua comercialização A promoção do consumo A diferenciação do produto e do produtor pelo comprador A premiação do bom produtor Programa Garantia de Sabor COOPAC

4 Programa Garantia de Sabor Programa Garantia de Sabor é organizado em 4 focos principais: 1. Tecnologia do Sabor Biblioteca digital Manual do sabor: cartilha técnica do sabor Treinamentos 2. Apoio ao Produtor Informação do mercado – ETSP/CEAGESP Boletim Diário Boletim do Dia (2 X por semana) Análise e prognóstico do comportamento da comercialização Cadastro dos compradores atacadistas: relação com índice de confiabilidade

5 Programa Garantia de Sabor 3. Garantia do Sabor Orientação da produção com sabor (Bayer e Distribuidoras) e acompanhamento da produção Monitoramento da qualidade: acompanhamento diário do produto no mercado da CEAGESP e divulgação diária dos resultados Avaliação dos atributos do produto Avaliação de safra Desempenho da produção e da comercialização: acompanhamento + Monitoramento + Informação Planejamento para a próxima safra 4. Promoção do Sabor Criação de material educativo Criação de material de promoção Propaganda do produto com garantia de sabor Divulgação dos parceiros do Programa: produtores, distribuidores, atacadistas e varejistas

6 Programa Garantia de Sabor Produto: Abacaxi Investimento em 2007: R$ ,00 (Bayer) - em Minas: R$ ,00 + R$ ,00 (FAEMG e SEBRAE)

7 Plano de Marketing para a Fruticultura Mineira OBJETIVOS: Verificar o perfil atual dos consumidores de frutas in natura de Belo Horizonte. Levantar as expectativas e demandas existentes por parte dos consumidores de frutas in natura de Belo Horizonte. Avaliar os motivos que levam as pessoas a não consumirem ou a consumirem uma baixa quantidade de frutas in natura. Avaliar as atitudes e intenções comportamentais dos consumidores de Belo Horizonte com relação ao consumo de frutas in natura. Levantar a opinião dos demais stakeholders sobre os motivos pelos quais o consumo de frutas in natura apresenta-se abaixo do desejado, bem como sugestões de estratégias que favoreçam o incremento das vendas. Desenvolver um plano de marketing que auxilie no aumento das vendas de frutas in natura. Investimento em 2007: R$ ,00 (FAEMG e SEBRAE)

8 Avaliação de Perdas na Produção e Comercialização de Hortifrutis OBJETIVOS: Quantificar a perda existente na comercialização de tomate do grupo Santa Cruz, banana nanica e prata. A perda considerada será a de valor comercial, produtos que ficam na propriedade rural, danificados no transporte, no atacado e no varejo, além dos produtos não utilizados pelo consumidor. Investimento em 2007: R$ ,00 (FAEMG e SEBRAE)

9 Avaliação de Perdas na Produção e Comercialização de Frutas

10 Ações para Projeto de Exportação de Produtos Hortícolas de Minas Gerais para os Estados Unidos - mandioca, banana prata e abacaxi pérola (investimento: R$ 200 mil). 2.Projeto de Avaliação de Perdas na Produção e Comercialização de Hortifrutis em Minas Gerais - Barbacena e Alfredo Vasconcelos: maçã, pêssego, nectarina e morango; Bicas e Igarapé: chuchu, abobrinha, berinjela e pimentão; Paraopeba: quiabo e Rio Manso: couve-flor. (investimento: R$ 70 mil). 3.Projeto de Redução de Perdas na Produção e Comercialização de Banana Prata, Banana Nanica, Maçã, Pêssego, Nectarina e Morango em Minas Gerais (investimento: R$ 250 mil) 4.Programa Garantia de Sabor: Produção e Comercialização de Frutas de Alta Qualidade (investimento: R$ 70 mil) 5.Implantação do Plano de Marketing para a Fruticultura Mineira (investimento: R$ 80 mil) 6.Projeto de Caracterização de Frutas (Manga, Maracujá, Goiaba, Abacaxi e Mamão) para Produção de Suco de Frutas (investimento: R$ 40 mil)


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