A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11
Grécia Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11 Profª. Arthur White Profª. Ailton Historia e Geografia

2 Período Homérico O Período Homérico representa uma nova fase na estruturação da sociedade grega em decorrência da invasão dos dórios no período anterior. O novo povo encerrou a cultura creto-micênica que esteve presente por séculos e em seu lugar deu início a cultura gentílica. No final do Período Pré-Homérico os dórios, povo indo-europeu, invadiram violentamente a Hélade, destruindo a estrutura comercial existente, a cultura que lá estava estabilizada e causando a migração de tal população como alternativa para sobreviver. A invasão dos dórios fez com que surgissem novas colônias gregas em novos territórios, mas alterou radicalmente a estrutura existente na Grécia.

3 Arcaico O Período Arcaico da Grécia é referente a um momento de desenvolvimento cultural, político e social. Situado entre os anos 700 e 500 a.C., esta fase sucede a Idade das Trevas e oferece os primeiros passos para a democracia grega. No Período Homérico começam as transformações sociais e estruturais na Grécia. As alterações criam novas e radicais diferenças na estrutura grega que colocou fim à cultura micênica e iniciou a gentílica. Mesmo a cultura gentílica tendo ruído ainda no final do Período Homérico, é no Período Arcaico onde se dá a fase final de uma nova transformação social e estrutural. Os Genos foram extintos e deram lugar a uma concentração de terra pela aristocracia que passou a governar os gregos. Juntamente com o poder dos eupátridas, membros da aristocracia, ocorreu o crescimento da população grega, a qual contava cada vez mais com um número de pessoas sem acesso às terras Neste momento da história grega as pessoas passavam dificuldades por não ter onde cultivar seus alimentos de subsistência e de desfrutar de condições para sobreviver, com isso foi necessário que essa massa de pessoas sem posse de terra migrasse. Esse novo movimento da população grega é chamado de Segunda Diáspora Grega, a qual foi responsável, a partir de 750 a.C., por conquistar novos territórios e novas relações comerciais para o mundo grego ao longo das áreas costeiras do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

4 Clássico O Período Clássico é também identificado como “Período das Hegemonias” por causa do revezamento de soberania que ocorreu entre as cidades-estado Atenas e Esparta. Essa fase da história da Grécia Antiga, entre os séculos VI e IV a.C., é identificada como a mais gloriosa dos gregos, mesmo sendo também um período de muitas guerras. Logo no início do período houve uma série de enfrentamentos entre os gregos e os persas. Em 490 a.C. o rei persa, Dario I, declarou guerra contra os gregos por causa da revolta gerada na Jônia em conseqüência da conquista dos persas. A atitude de Dario I foi uma tentativa de punição ao comportamento de suas novas colônias, para isso invadiu a Hélade. Os gregos derrotaram os persas Dez anos depois o filho de Dario I, Xerxes I, lidera os persas para mais uma ataque aos gregos, mas acabam derrotados novamente. os persas tentam a vitória através de uma terceira guerra em 468 a.C. e tornam a sair derrotados. Esta última derrota fez com que os persas assinassem um tratado reconhecendo a superioridade dos gregos no Mar Egeu. chamadas Guerras Médicas

5 Helenístico O período conhecido como helenístico foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana. Os sopros inspiradores da Grécia se disseminaram, nesta época, por toda uma região exterior conquistada por Alexandre Magno, rei da Macedônia. Com suas investidas bélicas ele incorporou ao universo grego o Egito, a Pérsia e parte do território oriental, incluindo a Índia. O período helenístico é caracterizada principalmente por uma ascensão da ciência e do conhecimento. A cultura essencialmente grega se torna dominante nas três grandes esferas atingidas pelo Helenismo, a Macedônia, a Síria e o Egito. com a expansão de Roma, cada um desses reinos será absorvido pela nova potência romana, dando espaço ao que historicamente se demarca como o final da Antiguidade Os próprios romanos foram dominados pelos gregos Antigamente cada povo cultuava seus próprios deuses, mas com a difusão da cultura grega tudo se transforma em um grande caldeirão sincrético, no qual misturam-se as mais variadas visões religiosas, filosóficas e científicas.

6

7 Localização A antiga Grécia Continental fazia limites com a Ilíria a norte, a leste com o Egeu, a oeste com o mar Jônico, e a sul com o Mediterrâneo. Tinha mais de km². O país alcança aproximadamente em latitude de 35° 00′ N a 42° 00′ N e em longitude de 19° 00′ E a 28° 30′ E.


Carregar ppt "Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google