A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO Medição da vazão do Corgão em S.J.Q. Marcos 08/10/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO Medição da vazão do Corgão em S.J.Q. Marcos 08/10/2013."— Transcrição da apresentação:

1 PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO Medição da vazão do Corgão em S.J.Q. Marcos 08/10/2013

2 A Vazão do Corgão Devido a inexistência de documentos que indiquem a vazão no ponto de captação de água para S.J.Q. Marcos, foi efetuada a medição que segue, como referência e como subsidio ao DAE, para outras medições que se façam necessárias no futuro. A captação de água, fica ao lado da rodovia que liga S.J.Q. Marcos ao distrito de Santa Fé DOeste, na latitude Sul 15º e longitude Oeste 58º

3 A Vazão do Corgão A descarga, ou vazão de um córrego é o resultado da quantidade de água que passa entre dois pontos num dado período de tempo. Ela é calculada pela seguinte equação: Vazão = (A x L x C)/T (m³/s) Onde: A = média da área do rio (distância entre as margens multiplicada pela profundidade do rio). L = comprimento da área de medição. C = Fator de correção ( 0,8 para rios com fundo pedregoso ou 0,9 para rios com fundo barrento). O coeficiente permite a correção devido ao fato de a água se deslocar mais rápido na superfície do que na porção do fundo do rio. T = Tempo, em segundos que o flutuador leva para deslocar-se no comprimento L.

4 A Vazão do Corgão Exemplo de marcação de trecho de córrego para medição.

5 A Vazão do Corgão

6 Área media do trecho do rio ou, o produto da largura pela média da profundidade, exige medir a profundidade em intervalos, para ter maior realismo do leito do córrego.

7 A Vazão do Corgão

8

9

10 A medição do tempo usa flutuadores, laranja, garrafa pet com ¾ de água para ficar semi submersa, rolhas, bolinha de tênis, etc. O flutuador deve ser posicionado na secção superior do centro da correnteza e, solto quando o cronômetro for acionado, parando a medição quando ultrapassar a secção inferior do perimetro de prova.

11 A Vazão do Corgão

12

13

14

15 Vazão (Q) = A x L x C/ T A = Média da área do Corgão, 4,55m². L = Comprimento da área de medição, 10m T = Tempo médio de 9 medições ( Laranja e Garrafa pet), 0,939s. RESULTADO Q = 43,08m³/s Medição na tarde do dia 08/10/2013. Obs.: Os operadores da captação, informaram que o Corgão já chegou à níveis um pouco inferior do aferido neste dia. Esta medição foi feita no final da estação seca, portanto é uma aproximação de sua vazão mínima.

16 A Vazão do Corgão Agradecimentos a equipe do DAE de S.J.Q Marcos: Ademar Sebastião Sotolani, Nayara Sicoti Magio, Manoel Alves Pina, Degmarcos Macedo de Oliveira e Fabio Barbosa dos Santos, pela colaboração que resultou nesta medição.

17 A Vazão do Corgão REFERENCIAS: EMBRAPA: Comunicado Técnico 455. Medição da Vazão em Rios pelo Método do Flutuador. Julio C. P. Palhares, Cristiano Ramos, Jaqueline B. Klein, João M. M. de Lima, Susana Muller, Taiana Cestonaro. RIOS, Fernanda Posch et alii. Estudo Comparativo entre métodos de de medição de vazão em cursos de água. XIX Simpósio brasileiro de recursos hídricos. JUNIOR, Angelo Stano. Hidraulica. Itajubá, FAPEPE, 2007.

18 SANEAR PARA MAIS SAÚDE Contato:


Carregar ppt "PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO Medição da vazão do Corgão em S.J.Q. Marcos 08/10/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google