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CUSTOS DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS BERILO PRATES MAIA FILHO ENG. AGRÔNOMO.

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1 CUSTOS DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS BERILO PRATES MAIA FILHO ENG. AGRÔNOMO

2 INTRODUÇÃO  Coleta, varrição, capina, raspagem, lavagem de feiras, disposição final e tratamento dos RSU etc. Ø10% do orçamento anual dos municípios ØDificuldade para a obtenção dos preços Limpeza Urbana

3  Mão de obra operacional e administrativa ØUniformes e EPI’s (individuais e coletivos) ØVeículos/equipamentos (combustível, pneus, IPVA, seguros, licenciamento, operação e manutenção, depreciação, remuneração do investimento) CUSTOS LIMPEZA URBANA

4 ØServiços executados pelo poder público (aluguel, telefone, energia elétrica, material escritório etc.) Ø Serviços terceirizados (BDI) ØDificuldade p/ cálculo dos preços sem conhecimento do planejamento adotado: freqüência (diária, alternada ou periódica), período (diurno, diuturno ou noturno), salários da região etc. ØComparação de preços?! PREÇOS LIMPEZA URBANA

5  Sistema que possui o maior número de veículos/equipamentos ØOrçamento: 35% a 50% dos custos com LU ØLixo domiciliar (doméstico e comercial) + público (folhas, restos de embalagens.....): maior parcela dos resíduos produzidos ØEnfoque: coleta domiciliar COLETA DE RSU

6 CLASSIFICAÇÃO RSU  Características químicas, biológicas e físicas  Físicas: geração per capita, composição gravimétrica, peso específico aparente, teor de umidade e compressividade  Geração per capita: quantidade RSU e nºde habitantes

7 COMPACTADORES (lixo domiciliar + público)  Influência direta no custo dos serviços  Áreas de média e alta densidades  Vias com condições favoráveis de tráfego  Caçambas coletoras com diversas capacidades volumétricas (6 a 25m³) COLETA DOMICILIAR

8 GUARNIÇÕES (motoristas + coletores) ØNº coletores: 2 a 4/veículo ØUm gari: 5 a 6 toneladas de RSU em 7,33 horas  Verificar exigência do sindicato da categoria

9 COLETA DOMICILIAR FREQÜÊNCIA  Diária em todos os setores: maior custo  Alternada:economia 30 a 40% (3 vezes/semana)  Mista ( diária - necessária somente em vias com grande produção de RSU - e alternada)  Periódica (2 vezes/semana)

10 OPERACIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS  Os avanços da tecnologia favorecem a redução dos custos sem detrimento do planejamento estabelecido  Últimos 10 anos: os preços unitários dos serviços de coleta diminuiram cerca de 40%  Eficiência da operação dos veículos (nº de horas de trabalho efetivo/nº de horas disponíveis)

11 OPERACIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS  Otimização da frota: utilizam-se os mesmos caminhões em diferentes turnos de trabalho (dois ou três)  Custo de propriedade (depreciação + juros)  Vantagens: Setor público: redução dos custos Empresas: maior nº contratos no mesmo período  Valor contratado x valor execução

12 QUANTITATIVO RSU  Levantamento quantit. RSU: verificação “in loco” ou tabelas (0,5 a 1 kg/hab/dia)  Geração per capita (relacionada a todos os RSU)  Percentuais adotados TCEMG (total lixo urbano): Doméstico e comercial (50 a 60%) Público (20 a 30%) Entulhos (20 a 30%) Hospitalar (1%)

13 QUANTITATIVO RSU ATENÇÃO!  Caminhões compactadores: domiciliar + público  Cobertura dos serviços de coleta (% da população atendida)  Variação da taxa de geração de RSU !

14 CÁLCULO DOS CAMINHÕES METODOLOGIA 1)Quantidade de RSU coletados (26 dias/mês) “q” ton./dia 2)Tempo gasto/viagem ao sistema de destino final t = 2D +t’ Vt D = distância centro de coleta ao destino final (máx. 20 km) Vt= velocidade de transporte (25 km/hora) t’ = tempo de permanência no destino final: acesso, descarga, pesagem etc. (10 min.)

15 CÁLCULO DOS CAMINHÕES 3) Cálculo do número de viagens/ turno de coleta N = q Vc T L c + q Vc t 2 q = quantidade de RSU Vc = velocidade de coleta (5 a 7 km/h) T = nº horas de serviço (7,33 horas) L = km de vias atendidas pela coleta c = capacidade de carga por viagem (3,24 a 13,50 ton.) t = tempo gasto até o aterro * n = 2,33

16 CÁLCULO DOS CAMINHÕES 4) Cálculo da quantidade de caminhões 4.1) x = q + k (nº máx./coleta diária) n c 4.2) x = 1 q - y + k n c (coleta mista) k = 10% (terceirização) ou 20% (execução direta) Y = tabelado

17 CÁLCULO DOS CAMINHÕES Valor de Y - Tabela POPULAÇÃOVIAGENSCAMINHÕES X 1000 Y Z 5000 1001,61 2003,22 3004,83 4006,44............

18 CÁLCULO DOS CAMINHÕES  Tabela conservadora: após o cálculo, estudar maior racionalização da frota ØAumento do número de caminhões reutilizados em dois ou três turnos Ø A frota pode ser reduzida pela metade!

19 ESTUDO DE CASO  População 80.000 habitantes  Geração média RSU (domiciliar): 772 ton./mês ØPercurso de coleta: 85km/dia/setor (4) ØFreqüência da coleta: mista  Turnos de coleta: 2 (diurno e noturno)  Capacidade caçamba ( 5 ton.) Características do Município:

20 CÁLCULO DA GUARNIÇÃO COLETAFROTAMOTORISTASCOLETORES Diurna22 x 1= 23 x 2 = 6 Noturna22 x 1= 23 x 2 = 6 Reserva11 (10%)2 (10%) Total3 (*)514 (*) Utilização dos veículos em dois turnos (**) Computar reserva técnica no custo direto

21 DESPESAS MÃO DE OBRA DESPESA MÃO DE OBRA OPERACIONAL DISCRIMINAÇÃOCOLETORMOTORISTA Salário base (coleta diurna)6 x R$380,002 x R$680,00 Salário base (coleta noturna)6 x R$380,002 x R$680,00 Insalubridade (%SM)12 x R$120,004 x R$60,00 Adicional Noturno6 x R$44,802 x 44,80 Custo mão de obra diretaR$6.268,80R$3.049,60 Salário c/ encargos (76,36%)R$11.055,65R$5.378,27 Cesta básica12 x R$65,004 x R$65,00 Vale transporte12 x R$42,404 x R$42,40 Ticket alimentação12 x R$0,0014 x R$0,001 TOTALR$12.344,46R$5.807,87

22 DESPESAS UNIFORMES E EPI’s CONSUMO MENSAL DE UNIFORMES E EPI’s MOTORISTAS Calça/camisa/bota6 jogo/anoR$25,00/un./12R$18,13 VALOR UNIT.R$18,13 COLETORES Calça6 un./anoR$25,00/ un. /12R$12,50 Camisa6 un./anoR$20,00/un. /12R$10,00 Tênis12 par/anoR$15,00/par/12R$15,00 Boné2 un./anoR$6,00/un/12R$1,00 Capa de chuva2 un./anoR$15,00/un. /12R$2,50 Luva30 par/anoR$4,50/parR$11,25 Coletes2 un./anoR$18,00/un.R$3,00 R$55,25 VALOR UNIT.

23 DESPESAS VEÍCULOS  Combustível/lubrificantes Km total: 4 setores x 26d/mês x 85km/dia 1,80 km/litro = R$8.741,78 (1,8 a 4,5 km/l)  Pneus Tipo: 1000 x 20’ x 6 unid/veículo Vida útil (média): 30.000km c/ 2 recapagens

24 DESPESAS PNEUS CONSUMO PNEUS/VEÍCULO (30.000km) 6 pneusR$650,00/un.R$3.900,00 6 câmarasR$67,00/unR$402,00 6 protetoresR$32,00/unR$192,00 2 recapagensR$185,00/unR$370,00 TOTALR$4.864,00 R$4.864,00 30.000km x 8.840km/mês (26d x 4 x 85km) X = R$1433,26/mês

25 DESPESAS VEÍCULOS  Manutenção k de manutenção  Reparos, regulagem, limpeza, pintura etc  k 0,70: ao longo da vida útil (5 a 6 anos) o gasto com manutenção corresponde a 70% do valor do veículo Manut. = Vo x k n x m

26 DESPESAS VEÍCULOS  Depreciação e juros Juros: 1% a.m. Vida útil: 5 anos Nº meses: 12 x 5 = 60 Valor residual: 10% a 30%  Licenciamento, seguro obrigatório, IPVA (1% do chassi) (Voi + (Vo – R) i ) / n (1 + i) n – 1

27 DESPESAS VEÍCULOS DESPESA MENSAL COM OS VEÍCULOS CombustívelR$8.741,78 PneusR$1.433,26 ManutençãoR$4.632,50 Depreciação/jurosR$8.175,00 Licenciamento, Seguros, IPVAR$272,50 TOTALR$23.255,04

28 CUSTO TOTAL OPERAÇÃO RESUMO DOS CUSTOS PARA OPERAÇÃO MÃO DE OBRAR$18.152,33 UNIFORMES E EPI’sR$864,15 VEÍCULOSR$23.255,04 TOTALR$42.271,52

29 CÁLCULO DOS PREÇOS  BDI razoável (25 a 30%)  Despesas indiretas (veículo para supervisão, transporte e fiscalização; auxiliar operacional);  PREÇO POR TONELADA COLETADA: Preço Unit. (R$/Ton.) = Custo direto + BDI Quant. lixo coletado

30 CONCLUSÃO  Infelizmente é comum no Brasil comparar os preços de coleta entre diversos municípios  Somente uma auditoria, caracterizando as peculiaridades locais, fornece os elementos para o cálculo dos valores a serem despendidos mensalmente  Orçamento x Execução


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