A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Sumário 1 - Breve Histórico da SSVP 2 - Objetivos da SSVP 3 - SSVP no Mundo 4 - SSVP no Brasil 5 - Beneficiados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Sumário 1 - Breve Histórico da SSVP 2 - Objetivos da SSVP 3 - SSVP no Mundo 4 - SSVP no Brasil 5 - Beneficiados."— Transcrição da apresentação:

1 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Sumário 1 - Breve Histórico da SSVP 2 - Objetivos da SSVP 3 - SSVP no Mundo 4 - SSVP no Brasil 5 - Beneficiados pela SSVP 6 - As Obras Unidas da SSVP 7 - As ILPIs na SSVP 8 - Características da ILPIs da SSVP 9 - Perfil dos Idosos residentes nas ILPIs da SSVP 10 - Perfil do Pessoal que trabalha nas ILPIs da SSVP 11 – Considerações Finais sobre as ILPIs da SSVP

2 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Breve Histórico da SSVP A Sociedade de São Vicente de Paulo, conhecida no Brasil pelas iniciais SSVP é uma organização e um movimento católico internacional de leigos, fundada em Paris (França), no ano de 1833, por Frederico Ozanam, na época professor da Sorbonne e com 20 anos de idade. Inspirada no pensamento e na obra de São Vicente de Paulo, a SSVP e os Vicentinos – que é a designação que recebem os associados da organização – esforçam-se sob o influxo da justiça e da caridade, para aliviar os sofrimentos do próximo, mediante o trabalho coordenado de seus membros. A ação dos Vicentinos compreende qualquer forma de ajuda, por contato pessoal, no sentido de amenizar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade da pessoa humana.

3 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Objetivos da SSVP A SSVP no Brasil tem como objetivos: aliviar a miséria espiritual e material dos excluídos e marginalizados, prestar serviços aos que estiverem em dificuldades. A SSVP leva sua ajuda a quantos dela precisam e ajuda a todas a pessoas sem qualquer distinção, independentemente de raça, cor, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social. A SSVP não busca somente mitigar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram, pois os Vicentinos buscam continuamente se atualizar nas modernas maneiras de auxiliar os necessitados em suas misérias e diante das novas formas de pobreza. O trabalho dos Vicentinos é voluntário, pois seus membros e dirigentes não recebem nenhuma remuneração pelo que realizam.

4 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta SSVP no Mundo A SSVP existe há 172 anos e está presente: em 135 (cento e trinta e cinco) países; com aproximadamente 500 mil membros.

5 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta SSVP no Brasil A SSVP existe no Brasil há 133 anos e nosso país é o maior país vicentino do mundo Nº de Vicentinos: ; Nº de Conferências: ; Nº de Obras Unidas ( *** ): 2.000; Nº Beneficiados: , Nº de Conselhos Particulares 1.754; Nº de Conselhos Centrais 272; Nº de Conselhos Metropolitanos 30; ( *** ) creches, hospitais, ILPIs, orfanatos, escolas, dispensários, cemitérios, imóveis, etc.)

6 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Beneficiados pela SSVP aproximadamente pessoas são beneficiadas através de 659 Obras Unidas espalhadas pelo Brasil (entre ILPIs, creches, orfanatos, hospitais, dispensários, escolas, casa de recuperação, etc.); são distribuídos aproximadamente 400 toneladas de alimentos por semana a cerca de 80 mil famílias devidamente cadastradas após minuciosa sindicância sócio-econômica. o número de beneficiados pela SSVP no Brasil, somam mais de pessoas por mês.

7 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta As Obras Unidas na SSVP A SSVP possui 657 Obras Unidas distribuídas nas seguintes modalidades de atendimento e amparo aos carentes:

8 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta As ILPIs na SSVP A SSVP possui 510 ILPIs distribuídas no seguintes Estados do Brasil:

9 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Características das ILPIs da SSVP são todas gratuitas, ou seja, não exigem nenhuma forma de pagamento ou contribuição dos beneficiados; todas as ILPIs possuem Razão Social, CNPJ, Estatuto e Regulamento Interno (próprio) e são fiscalizadas periodicamente pelo DNOU - Departamento Nacional de Obras Unidas da SSVP Brasil; são todas regularizadas segundo as exigências legais; são raros os casos de ILIPs da SSVP, que recebem ajuda oficial (de governos); a grande maioria das ILPIs da SSVP subsistem graças a doações, promoção de eventos e alternativas de geração de renda e auto- suficiência.

10 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Perfil dos Idosos residentes nas ILPIs da SSVP a maioria é de baixa renda; quase que a totalidade são desamparados pelas famílias; apenas 45% possuem renda previdenciária; a faixa etária que predomina está ente 72 a 82 anos; o estado de saúde (física e mental) dos beneficiados é bastante precário, sendo que a maioria é dependente de cuidados e dedicação exclusiva.

11 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Perfil do Pessoal que trabalha nas ILPIs da SSVP a maioria é de Voluntários; grande parte dos funcionários não tem qualificação específica para o trabalho com idosos. Notas: atualmente a SSVP busca: desenvolver o treinamento do Pessoal que trabalha nas ILPIs (tanto Funcionários quanto Voluntários); e adaptar a infra estrutura das ILPIs para as novas exigências técnicas e legais de funcionamento.

12 As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Considerações Finais sobre as ILPIs da SSVP a SSVP e os Vicentinos Brasileiros reconhecem a existência de algumas limitações em suas ILPIs (quanto a capacitação de Pessoal, estrutura técnica e funcional, etc.), mas asseguram através de sua história e do testemunho dado pelos seus antepassados ao longo do tempo, que os idosos carentes beneficiados pela SSVP recebem o que os Vicentinos possuem de melhor: a disposição de estar a serviço dos pobres e necessitados; trabalhar de maneira organizada e eficiente, mas com discrição e modéstia sem expor a pobreza e os pobres; a dedicação de seu tempo; a partilha de seus bens e de seus talentos específicos; e a busca constante em transformar a angústia diante da miséria pela esperança da justiça social e de um mundo melhor.


Carregar ppt "As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta Sumário 1 - Breve Histórico da SSVP 2 - Objetivos da SSVP 3 - SSVP no Mundo 4 - SSVP no Brasil 5 - Beneficiados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google