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Smar Equipamentos Industriais Ltda. Apresenta: © 2004 Copyright Smar Equipamentos Industriais Ltda.

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1 smar Equipamentos Industriais Ltda. Apresenta: © 2004 Copyright Smar Equipamentos Industriais Ltda

2 Objetivo Levar ao conhecimento do funcionário os conceitos e a importância da Propriedade Intelectual na smar e mostrar a política de incentivo à produção de patentes na empresa.

3 Panorama…  Novas invenções levam a novas tecnologias, criam novos empregos e melhoram a qualidade de vida;  A smar possui 13 patentes e 30 em andamento;  Nossa tecnologia pode ser copiada, atacada e podemos até mesmo ser impedidos de fabricar aquilo que inventamos!!!

4 Falando em Números…  Os EUA produzem em média mais de 200.000 patentes por ano;  O Japão produz em média 10000 patentes por ano nos EUA;  A Alemanha produz em média 3000 patentes por ano nos EUA;  A Coréia produz em média 800 patentes por ano nos EUA;  O Brasil produz em média 160 patentes por ano nos EUA.

5 Fieldbus…

6 O Cenário…  Normalmente empresas brasileiras buscam tecnologias no exterior.  Ao contrário, a smar é fonte de tecnologia para diversas empresas estrangeiras.  A smar precisa proteger formal e legalmente a sua tecnologia.  É uma situação de alto risco.  Precisamos encarar muito mais seriamente o assunto Propriedade Intelectual. Precisamos produzir muito mais patentes!!!

7 O que é Propriedade Intelectual? É o direito relativo ao esforço de criação da mente......que poderá ser apropriado e trazer benefícios econômicos aos seus criadores.

8 Como proteger a Propriedade Intelectual? Trademarks (Marca Registrada); Trademarks (Marca Registrada); Copyrights (Direito Autoral); Copyrights (Direito Autoral); Sigilo Comercial; Sigilo Comercial; Patentes. Patentes.

9 Trademarks ( Marcas Registradas ) É toda palavra, nome, símbolo, objeto, que distinguem bens e serviços; É toda palavra, nome, símbolo, objeto, que distinguem bens e serviços; Pode ser renovada indefinidamente ( a cada 10 anos ) Pode ser renovada indefinidamente ( a cada 10 anos ) É utilizada para ganhar a fidelidade do cliente É utilizada para ganhar a fidelidade do cliente. This image is property of The Coca-Cola Company.

10 Trademarks ( Marcas Registradas ) Deve ser pesquisada antes mesmo da propaganda; Deve ser pesquisada antes mesmo da propaganda; Não pode ter conflito; Não pode ter conflito; Deve ser usada comercialmente; Deve ser usada comercialmente; Cobre todos os bens cobertos pelo uso da marca; Cobre todos os bens cobertos pelo uso da marca; A maioria dos países reconhece o direito ao primeiro indivívuo a registrar a marca. A maioria dos países reconhece o direito ao primeiro indivívuo a registrar a marca.

11 Protege trabalhos de autoria expressados de forma material. Ex: Livros, poesias, jogos, artigos, letras de músicas, filmes, fotos, mapas, plantas arquiteturais, esculturas, trabalhos manuais, desenhos de jóias, programas de computador... Copyright

12 Para nós, o que realmente significa?? São Objetos de proteção de direitos autorais: Artigos Científicos; Artigos Científicos; Manuais Técnicos; Manuais Técnicos; Palestras; Palestras; Desenhos de natureza científica ou técnica; Desenhos de natureza científica ou técnica; Audiovisuais; Audiovisuais; Softwares; Softwares; Similares, escritos ou preparados para apresentação oral por funcionários da smar. Similares, escritos ou preparados para apresentação oral por funcionários da smar. Copyright

13  Nos EUA, após 1977, copyrights podem se estender por prazo igual à vida do autor mais 50 anos;  Formato: Copyright © 20__ [ Nome da Companhia] Direitos Reservados;  A publicação é efetuada por venda ou distribuição do trabalho;  Deve ser visualizado facilmente; Copyright

14 Simbologia ( Sem registro ) ( Registrada )

15 Patente É UM DOCUMENTO LEGAL… DANDO UM MONOPÓLIO TEMPORÁRIO POR 20 ANOS… EM TROCA DE… TOTAL REVELAÇÃO DE COMO A INVENÇÃO FUNCIONA, ISTO É, INFORMAÇÃO TÉCNICA DETALHADA.

16 Exemplos Clássicos ZIPER TELEFONE GUITARRA FENDER CÂMERA KODAK ESTÁTUA DA LIBERDADE

17 Patente É OUTORGADA SEMPRE AO INVENTOR, PESSOA FÍSICA, OU GRUPO DE INVENTORES. A EMPRESA PARA A QUAL O INVENTOR TRABALHA TEM OS DIREITOS DE COMERCIALIZAÇÃO DA PATENTE.

18 Patentes As leis de propriedade intelectual são territoriais, portanto mudam de um país para outro. A smar optou por patentear seus produtos nos Estados Unidos.

19 Patentes A Patente não dá o direito do inventor de fabricar a invenção sem infringir outras patentes. Se uma invenção possui no conjunto uma outra invenção já patenteada, o inventor não tem o direito de comercializá-la, bem como outras pessoas também não têm. A patente garante que ninguém possa produzir, usar ou vender sua invenção sem que pague pelo privilégio disto. É uma forma de garantir o seu mercado com os direitos de sua invenção.

20 O que pode ser patenteado? 1 – O Novo ou útil; 2 – Foi inventado primeiro pelo requerente da patente; 3 – Tudo o que não foi patenteado ou descrito em publicação impressa um ano antes da data de requerimento da patente; 4 – Tudo o que não foi posto à venda ou a público nos EUA mais de um ano antes da apresentação do pedido e, 5 – O não óbvio.

21 O que não pode ser patenteado? 1 - Idéias abstratas; 3 - Substâncias encontradas na natureza; 2 - Leis da natureza; Ex.: Configuração aleatória de engrenagens Configuração aleatória de engrenagens Tem que ser útil, ou fazer alguma coisa determinada Torradeira de pão para mais fatias É somente um aumento de uma invenção existente, sendo óbvia. Máquina do Tempo Tem que ser possível construir um modelo operacional.

22 Patentes - Tipos PATENTE UTILITÁRIA: protege aspectos funcionais de uma invenção. Geralmente protege algo resultante uma invenção. Geralmente protege algo resultante da junção de dois ou mais objetos com nova da junção de dois ou mais objetos com nova utilidade. Uma vez emitida, protege a invenção utilidade. Uma vez emitida, protege a invenção por 20 anos. Ex.: fibra ótica, hardware de computadores, por 20 anos. Ex.: fibra ótica, hardware de computadores, medicamentos, etc. medicamentos, etc.

23 Patentes - Tipos DESIGN PATENT: protege a essência dos aspectos de aparência da invenção, por exemplo a patente do DT301. Ex.: Caracteres do filme Star Wars, capacete de ciclismo, etc.

24 SIGILO COMERCIAL Toda informação sobre: Fórmulas, processos industriais, programas de informática, métodos, máquinas, produtos, composições, invenções, descobertas, propostas comerciais, etc. que a Empresa considere sigilosa ou confidencial. Ex.: Fórmula da Coca-Cola

25 SIGILO COMERCIAL Protege toda informação sigilosa usada no mercado e que oferece a oportunidade de obter superioridade sobre os concorrentes que não conhecem o seu uso. Informações confidenciais então é todo conhecimento ou fato sobre qualquer processo, método, invenção, ou objeto usado pela smar.

26 SIGILO COMERCIAL Muitos direitos de propriedade intelectual podem ser perdidos permanentemente se não observamos as normas de sigilo da smar; Muitos direitos de propriedade intelectual podem ser perdidos permanentemente se não observamos as normas de sigilo da smar; Os direitos de patentes também podem ser prejudicados; Os direitos de patentes também podem ser prejudicados; Se não protegemos as informações, a smar não pode impedir que o concorrente se aproprie do que você produziu! Se não protegemos as informações, a smar não pode impedir que o concorrente se aproprie do que você produziu!

27 SIGILO COMERCIAL O que devemos fazer? O que devemos fazer? O funcionário deve conservar sigilo sobre qualquer assunto revelado ou descoberto por ele na vigência do contrato de trabalho… O funcionário deve conservar sigilo sobre qualquer assunto revelado ou descoberto por ele na vigência do contrato de trabalho… Que assuntos são esses? Pesquisa, Desenvolvimento, Produção, Compras, Contabilidade, Engenharia, Marketing, Comercialização, Vendas, etc…. Que assuntos são esses? Pesquisa, Desenvolvimento, Produção, Compras, Contabilidade, Engenharia, Marketing, Comercialização, Vendas, etc….

28 Patentes – Início e Avaliação Isto realmente funciona? Se sim, é suficiente para substituir algo já em uso? Existe mercado para isto? Se sim, quanto o mercado irá pagar? Qual o custo de produção? É fácil sua distribuição? É possível se evitar a cópia? É aconselhável se patentear? Idéia.InvençãoPatente AVALIAÇÃO SERÁ FEITA PELA COMISSÃO DE PATENTES DA SMAR

29 Patentes “O sucesso da patente depende da ação a ser tomada.” Idéia.InvençãoPatente Tornar público Pedido da Patente Tempo < 1 ano

30 Patentes O QUE É TORNAR PÚBLICO? Publicar uma notícia ou trabalho em semináriosPublicar uma notícia ou trabalho em seminários Expor em uma feiraExpor em uma feira Fazer propagandaFazer propaganda VenderVender

31 Patentes Barreiras para se obter uma patente Quando o público já conhece a invenção ou ela foi usada publicamente antes de um ano do pedido de patente. Quando o público já conhece a invenção ou ela foi usada publicamente antes de um ano do pedido de patente. Quando um outro país garante uma patente cobrindo a mesma invenção que foi pedida antes de um ano do pedido de patente no E.U.A. Quando um outro país garante uma patente cobrindo a mesma invenção que foi pedida antes de um ano do pedido de patente no E.U.A. Quando alguém publica algum artigo, em qualquer lugar do mundo, revelando as características da invenção, antes de um ano do pedido de patente no E.U.A. Quando alguém publica algum artigo, em qualquer lugar do mundo, revelando as características da invenção, antes de um ano do pedido de patente no E.U.A. Quando alguém publica, patenteia ou inventa a mesma invenção antes da data inicial na qual a invenção foi colocada em prática. Quando alguém publica, patenteia ou inventa a mesma invenção antes da data inicial na qual a invenção foi colocada em prática. Quando você abandona a invenção. Quando você abandona a invenção. Quando você não é o inventor. Quando você não é o inventor.

32 Como que eu provo que a idéia é minha? A documentação com datas bem definidas da invenção é o ponto fundamental para se provar a autoria da idéia. ponto fundamental para se provar a autoria da idéia.

33 Documentação da invenção Ilustração:um simples rascunho, com os mais Ilustração: um simples rascunho, com os mais significantes componentes e funções que ajudam no significantes componentes e funções que ajudam no entendimento da idéia. Pode-se incluir desenhos, fotos, entendimento da idéia. Pode-se incluir desenhos, fotos, diagramas, fluxogramas…. diagramas, fluxogramas…. Descrição da Invenção Descrição da Invenção: propósito da idéia; estrutura física, quando aplicável; estrutura física, quando aplicável; operação e funções; operação e funções; características únicas da idéia. características únicas da idéia.

34 Documentação da invenção Informações adicionais: quais problemas a idéia soluciona? o que tem de benefício para o usuário? qual grupo de pessoas se beneficiará? quais são as diferenças com o que já existe no mercado? no mercado?

35 Documentação da Invenção Testes e resultados: material usado: componentes, equipamentos… procedimentos; análise dos resultados, sejam favoráveis ou não.

36 Documentação da invenção Assinaturas e datas: “Todos os documentos devem ter datas bem definidas.” datas bem definidas.” Número do Projeto; Assunto; Participantes; Assinaturas; Testemunhas.

37 Documentação da invenção “O inventor é o responsável pela elaboração da documentação da invenção que sempre terá a avaliação da Comissão de Patentes.” “Existe um documento padrão chamado de Pre Disclosure Form a ser preenchido no caso de uma revelação de invenção.”

38 Patentes Custos U$5.000-U$20.000 Tempo 2 a 3 anos

39 Processo de aprovação nos EUA “Se o Patent Office recusar a aplicação, o inventor deverá aplicação, o inventor deverá auxiliar no apelo legal.” auxiliar no apelo legal.”

40 Processo de aprovação nos EUA Todo processo de aprovação nos EUA é sigiloso. A empresa deve manter o assunto sob sigilo.

41 PREMIAÇÃO Grupo ou Individual Application 400 - Fase de entrega da documentação detalhada da invenção Filling600 - Entrada da documentação no escritório de patentes(USPTO). Grant 1000 - Emissão e publicação da carta patente. TOTAL(U$)2000

42 ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES smarPRESIDENTE Gorini VICE-PRESIDENTE Basílio SECRETÁRIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS Libanio SECRETÁRIO DE PRODUTOS MECÂNICOS Geraldo Gullo COMISSÃO DE REVISÃO Biondo, Liboni INVENTORES SECRETÁRIOGERAL César

43 ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTESPRESIDENTE Promover reuniões bimestrais com a comissão. Promover reuniões extraordinárias com a comissão. Tomar medidas necessárias ao desempenho e eficiência das reuniões.

44 ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTESVICE-PRESIDENTE Dar apoio jurídico e fornecer informações sobre processos internacionais. Revisar e avaliar a documentação de cada invenção. Alertar a comissão de problemas atuais ou potenciais. Presidir a comissão na ausência do presidente.

45 ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES SECRETÁRIOS DE PRODUTOS ELETRÔNICOS, MECÂNICOS E GERAL Fornecer à comissão informações e apoio técnico na área. Fornecer à comissão uma avaliação de cada invenção. Verificar a exatidão dos documentos apresentados.

46 ESTRUTURA DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PATENTES COMISSÃO DE REVISÃO Avaliar e auxiliar na dissertação de cada invenção. Encorajar a descoberta de inventores anônimos. Encorajar a descoberta de Propriedade Intelectual roubada. Encorajar a dissiminação da política de Propriedade Intelectual. Avaliar e escolher pedidos de patentes. Avaliar e revisar a documentação dos pedidos de patentes. Avaliar e revisar assuntos pendentes. Avaliar desenvolvimentos na política de Propriedade Intelectual.

47 Contamos com sua Colaboração… Centro de Treinamento Smar Sertãozinho – São Paulo Brasil


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