A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Ítalo Alan – Graduado em comunicação Social/Pós graduando em ensino e comunicação/Publicitário msn/email: italoalan@gmail.com Email:italoalandm@gmail.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Ítalo Alan – Graduado em comunicação Social/Pós graduando em ensino e comunicação/Publicitário msn/email: italoalan@gmail.com Email:italoalandm@gmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Ítalo Alan – Graduado em comunicação Social/Pós graduando em ensino e comunicação/Publicitário msn/

2 Pensamento Geográfico
Egito – Geodesia, Pratica da medição de terra. Grécia – Erastóstenes: calcula a circunferência da terra e chega a conclusão de que a terra é redonda. Raios Solares incidiam verticalmente em um poço E a imagem da sombra de uma torre tinha comprimento diferente no mesmo dia Ptolomeu- propõe o sistema geocêntrico: A terra como o centro do universo Copérnico: Heliocêntrico

3 Com a queda do Império Romano os Árabes herdam a geografia grega.
Durante a Idade Média, as respostas para os questionamentos a respeito do mundo passaram a ser respondidas pela religião. A geografia quase desaparece Com objetivos militares de expansão e organização do império mulçumano a geografia se desenvolve no oriente

4 Sec. XV e XVI com o aperfeiçoamento das embarcações e de instrumentos de navegação como a bussola e o astrolábio e a confecção de mapas mais precisos permitiram que os navegante se aventurassem pelo conhecido.

5 A geografia moderna se estrutura na Alemanha com Humboldt e Ritter.
Fenômenos X ação humana A geografia abandona o papel descritivo e passou a explicar fenômenos e suas inter-relações.

6 Augusto Conte desenvolve o positivismo (Geografia Tradicional)
Ciência deveria deixa de especular sobre a origem dos fenômenos e se apoiar apenas na observação na experimentação e na comparação de resultados, procurando a causa dos fenômenos e formulando leis Positivismo: Descrição Enumeração Classificação dos fatos As relações sociais são pouco valorizadas.

7 Determinismo geográfico – Ratzel: as condições ambientais, em especial o clima, são capazes de influenciar o desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas. Pessoas de áreas temperadas teria um desenvolvimento mais elevado do que nas áreas tropicais , quentes e úmidas. (Superioridade racial, justificativa de apropriação de territórios) Possibilismo - La Blache: Pessoas poderiam atuar no meio, modificando –o e determinando o seu desenvolvimento. Geografia como ciência dos lugares e não dos homens.

8 População Demografia População absoluta – é o numero total de um lugar (país, cidade, região) Quando um determinado lugar possui grande numero de habitantes, dizemos que é populoso ou de grande população absoluta. Quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é pouco populoso ou de pequena população absoluta. 5 países mais populosos: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Brasil.

9 Países pouco populosos: na África: Ilhas Mauricio, Gabão, Gâmbia; Ásia: Kuwait, Butão, Mongólia; America: Belize, Trinidad e Tobago; Europa: Estônia, Eslovênia; Oceania: Polinésia, Ilhas Fiji. Cidades populosas: Seul, na coréia do Sul; Bumbai, na Índia; São Paulo; Jacarta, na Indonésia; Tóquio no Japão.

10 Densidade Demográfica – É a média de habitantes por quilômetros quadrados (hab/Km²).
Quando um determinado território possui elevada densidade demográfica, dizemos que ele é densamente povoado, quando possui baixa densidade demográfica, dizemos que é fracamente povoado. Países Densamente povoados (hab/Km²), Vaticano (2.273) País fracamente povoado: Canadá (3)

11 Países populosos não são necessariamente densamente povoados
Países populosos não são necessariamente densamente povoados. Apesar de terem uma população absoluta elevada, muitos países possuem grande área territorial. Ex. Rússia Por que existem no planeta grandes vazios populacionais e áreas tão densamente povoadas?

12 Crescimento demográfico
Fases do crescimento populacional 1. natalidade e a mortalidade é muito alta e a população cresce pouco (baixa expectativa de vida, índice de mortalidade alta: condições higiênico-sanitárias, epidemias, guerras, fome etc ) 2. Elevada taxa de natalidade e baixa de mortalidade, havendo uma explosão demográfica. Países em desenvolvimento e subdensenvolvidos 3. Natalidade também diminui se aproximando da taxa de mortalidade, reduzindo muito o crescimento populacional conseqüência disso a diminuição do índice de jovens e aumento da de idosos

13 Problemas: Falta de jovens para o mercado de trabalho, os idosos começam a se aposentar e a morrer faltariam jovens, elevando a mão de obra Com o aumento da população idosa, há uma elevação no custo dos aposentados

14 Teorias demográficas e desenvolvimento Socioeconômico
Malthus: PGXPA Neomalthusianismo: Período dos pós guerra ressurge a teoria com a explosão demográfica dos baby boom: Atribuíam a culpa pela situação de miséria dos países subdesenvolvidos ao acelerado crescimento populacional Concordavam que a agricultura era capaz de produzir alimentos suficientes para todos Defendiam programas rígidos e oficiais de controle de natalidade.

15 Reformistas ou marxistas
A própria miséria é a responsável pelo acelerado crescimento da população. Defendem a necessidade de reformas socioeconômicas que permitam a elevação do padrão de vida, melhorando, entre outras coisas, a distribuição de renda e de alimentos e propiciando um aumento da escolaridade, que resultariam num planejamento familiar na sua diminuição da natalidade e do crescimento vegetativo.

16 Migrações Migrações definitivas/Migrações temporárias Exôdo rural
Migração diária ou pendular: Mora em um lugar e trabalho em outro.

17 Diáspora Seus antepassados, dispersam-se pelo mundo partindo de um “centro” Mantêm lembranças coletiva ou mitos da terra natal. Acreditam que não são completamente aceitos Consideram sua terra de origem como o local para onde seus descendentes poderiam voltar um dia.

18 Conseqüências das migrações:
Contribuição no processo de ocupação geográfica Contribuição no processo de miscigenação Mudanças de costumes, concorrência à mão-de-obra, problemas ideológicos, etc.


Carregar ppt "Geografia Ítalo Alan – Graduado em comunicação Social/Pós graduando em ensino e comunicação/Publicitário msn/email: italoalan@gmail.com Email:italoalandm@gmail.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google