A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FCT/UNESP DGPS EM REDE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO VIA INTERNET NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz Fernando Antonio Dalbelo João Francisco Galera Monico Daniele.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FCT/UNESP DGPS EM REDE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO VIA INTERNET NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz Fernando Antonio Dalbelo João Francisco Galera Monico Daniele."— Transcrição da apresentação:

1 FCT/UNESP DGPS EM REDE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO VIA INTERNET NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz Fernando Antonio Dalbelo João Francisco Galera Monico Daniele Barroca Marra Alves Milton Hirokazu Shimabukuro

2 Introdução O DGPS é uma técnica muito utilizada nos últimos anos (navegação, levantamentos, atividades de engenharia, locação, agricultura de precisão, etc). No DGPS os dados podem ser processados em tempo real bem como após a coleta de dados (pós-processamento), Esse tipo de posicionamento pode ser realizado utilizando como observáveis as pseudodistâncias ou as pseudodistâncias filtradas pela portadora. Devido a decorrelação espacial dos erros, a distância entre a estação de referência e o usuário é limitada, dependendo principalmente das condições da ionosfera.

3 Introdução A implementação do DGPS em rede visa sanar o problema da decorrelação espacial dos erros envolvidos no DGPS. No Brasil encontra-se disponível redes de empresas privadas e a RBMC que está em fase de modernização. Atualmente já está em funcionamento a Rede Ativa do Oeste do Estado de São Paulo que será utilizada para realizar o DGPS em rede.

4 Objetivos O objetivo principal deste projeto é implementar e disponibilizar efetivamente à comunidade usuária e/ou científica do Estado de São Paulo, correções DGPS em rede via Internet em tempo real. Além disso, pretende-se avaliar a qualidade do posicionamento obtido com o método em tempo real verificando a integridade do sistema. O desenvolvimento deste projeto poderá contribuir ainda com os levantamentos de imóveis rurais. Viabilizando levantamentos rápidos e com razoável acurácia. Finalizando, o desenvolvimento dessa pesquisa tem o objetivo contribuir de forma significativa com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, visto que o DGPS tem sido utilizado em inúmeras aplicações e apenas softwares comerciais de alto custo estão disponíveis para esse tipo de posicionamento.

5 Conceito Básico do DGPS
Correções para as pseudodistâncias: Link de Comunicação Estação Base Estação Móvel

6 DGPS Correção diferencial: Onde: e Latência:
Correção da pseudodistância na época tk: Pseudodistância na época tk corrigida:

7 DGPS em Rede Computador Central

8 Interpolação das correções
Considerando (i) como a correção DGPS para um determinado ponto de uma superfície pode-se escrever a seguinte equação: Onde X, Y e Z são as coordenadas cartesianas das estações de referência da rede GPS e é a correção diferencial da estação para um determinado satélite i.

9 Link de comunicação via Internet
DGPS em Rede Link de comunicação via Internet Link Unidirecional Link Bidirecional Computador Central

10 Comunicação via Internet
É crescente o uso da comunicação via internet em aplicações GNSS. Uso da internet para transferência de dados como: IGS, RBMC e da rede implantada. Substituição dos links de rádio para a realização do RTK e DGPS. Receptores GPS têm a capacidade de serem conectados diretamente à rede de computadores.

11 Comunicação via Internet
A transmissão e as operações realizadas com dados através da Internet são baseadas na padronização através de protocolos. Os padrões de Internet em geral são desenvolvidos pela IETF (Internet Engineering Task Force – Força de Trabalho de Engenharia de Internet). TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão). IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet). HTTP (HyperText Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto). SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo de Simples Transferência de Correio).

12 Comunicação via Internet
Os protocolos básicos da internet são alocados em camadas distintas. A divisão dos protocolos de internet em camadas provê uma modularidade de cada camada fazendo com que fique muito mais fácil modificar a implementação do serviço de cada nível. Aplicação HTTP, FTP, SMTP ... Transporte TCP e UDP Rede IP Enlace de dados Roteadores Física Equipamentos (hardwares)

13 NTRIP http://igs.bkg.bund.de/index_ntrip.htm
NTRIP (Networked Transport of RTCM via Internet Protocol), O NTRIP foi desenvolvido no projeto EUREF pelo BKG (Bundesamt für Kartographie und Geodäsie),

14 NTRIP NtripClient 1 NtripClient N Administrador HTTP NtripCaster
Trans, HTTP Administrador HTTP NtripCaster Trans, HTTP NtripServer 1 NtripServer N Estação Base 1 Estação Base N

15 NtripClient

16 NTRIP NTRIP SERVER NTRIP CLIENT

17 Fim da apresentação Obrigado


Carregar ppt "FCT/UNESP DGPS EM REDE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO VIA INTERNET NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz Fernando Antonio Dalbelo João Francisco Galera Monico Daniele."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google