A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DGPS EM REDE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO VIA INTERNET NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz Fernando Antonio Dalbelo João Francisco Galera Monico Daniele Barroca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DGPS EM REDE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO VIA INTERNET NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz Fernando Antonio Dalbelo João Francisco Galera Monico Daniele Barroca."— Transcrição da apresentação:

1 DGPS EM REDE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO VIA INTERNET NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz Fernando Antonio Dalbelo João Francisco Galera Monico Daniele Barroca Marra Alves Milton Hirokazu Shimabukuro FCT/UNESP

2 Introdução O DGPS é uma técnica muito utilizada nos últimos anos (navegação, levantamentos, atividades de engenharia, locação, agricultura de precisão, etc). O DGPS é uma técnica muito utilizada nos últimos anos (navegação, levantamentos, atividades de engenharia, locação, agricultura de precisão, etc). No DGPS os dados podem ser processados em tempo real bem como após a coleta de dados (pós-processamento), No DGPS os dados podem ser processados em tempo real bem como após a coleta de dados (pós-processamento), Esse tipo de posicionamento pode ser realizado utilizando como observáveis as pseudodistâncias ou as pseudodistâncias filtradas pela portadora. Esse tipo de posicionamento pode ser realizado utilizando como observáveis as pseudodistâncias ou as pseudodistâncias filtradas pela portadora. Devido a decorrelação espacial dos erros, a distância entre a estação de referência e o usuário é limitada, dependendo principalmente das condições da ionosfera. Devido a decorrelação espacial dos erros, a distância entre a estação de referência e o usuário é limitada, dependendo principalmente das condições da ionosfera.

3 Introdução A implementação do DGPS em rede visa sanar o problema da decorrelação espacial dos erros envolvidos no DGPS. A implementação do DGPS em rede visa sanar o problema da decorrelação espacial dos erros envolvidos no DGPS. No Brasil encontra-se disponível redes de empresas privadas e a RBMC que está em fase de modernização. No Brasil encontra-se disponível redes de empresas privadas e a RBMC que está em fase de modernização. Atualmente já está em funcionamento a Rede Ativa do Oeste do Estado de São Paulo que será utilizada para realizar o DGPS em rede. Atualmente já está em funcionamento a Rede Ativa do Oeste do Estado de São Paulo que será utilizada para realizar o DGPS em rede.

4 Objetivos O objetivo principal deste projeto é implementar e disponibilizar efetivamente à comunidade usuária e/ou científica do Estado de São Paulo, correções DGPS em rede via Internet em tempo real. O objetivo principal deste projeto é implementar e disponibilizar efetivamente à comunidade usuária e/ou científica do Estado de São Paulo, correções DGPS em rede via Internet em tempo real. Além disso, pretende-se avaliar a qualidade do posicionamento obtido com o método em tempo real verificando a integridade do sistema. Além disso, pretende-se avaliar a qualidade do posicionamento obtido com o método em tempo real verificando a integridade do sistema. O desenvolvimento deste projeto poderá contribuir ainda com os levantamentos de imóveis rurais. Viabilizando levantamentos rápidos e com razoável acurácia. O desenvolvimento deste projeto poderá contribuir ainda com os levantamentos de imóveis rurais. Viabilizando levantamentos rápidos e com razoável acurácia. Finalizando, o desenvolvimento dessa pesquisa tem o objetivo contribuir de forma significativa com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, visto que o DGPS tem sido utilizado em inúmeras aplicações e apenas softwares comerciais de alto custo estão disponíveis para esse tipo de posicionamento. Finalizando, o desenvolvimento dessa pesquisa tem o objetivo contribuir de forma significativa com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, visto que o DGPS tem sido utilizado em inúmeras aplicações e apenas softwares comerciais de alto custo estão disponíveis para esse tipo de posicionamento.

5 Conceito Básico do DGPS Correções para as pseudodistâncias: Correções para as pseudodistâncias: Estação Base Estação Móvel Link de Comunicação

6 DGPS Correção diferencial: Onde:e Latência: Correção da pseudodistância na época t k : Pseudodistância na época t k corrigida:

7 DGPS em Rede Computador Central

8 Interpolação das correções Considerando ( i ) como a correção DGPS para um determinado ponto de uma superfície pode-se escrever a seguinte equação: Considerando ( i ) como a correção DGPS para um determinado ponto de uma superfície pode-se escrever a seguinte equação: Onde X, Y e Z são as coordenadas cartesianas das estações de referência da rede GPS e é a correção diferencial da estação para um determinado satélite i. Onde X, Y e Z são as coordenadas cartesianas das estações de referência da rede GPS e é a correção diferencial da estação para um determinado satélite i.

9 DGPS em Rede Computador Central Link Unidirecional Link Bidirecional Link de comunicação via Internet

10 Comunicação via Internet É crescente o uso da comunicação via internet em aplicações GNSS. É crescente o uso da comunicação via internet em aplicações GNSS. Uso da internet para transferência de dados como: IGS, RBMC e da rede implantada. Uso da internet para transferência de dados como: IGS, RBMC e da rede implantada. Substituição dos links de rádio para a realização do RTK e DGPS. Substituição dos links de rádio para a realização do RTK e DGPS. Receptores GPS têm a capacidade de serem conectados diretamente à rede de computadores. Receptores GPS têm a capacidade de serem conectados diretamente à rede de computadores.

11 Comunicação via Internet A transmissão e as operações realizadas com dados através da Internet são baseadas na padronização através de protocolos. A transmissão e as operações realizadas com dados através da Internet são baseadas na padronização através de protocolos. Os padrões de Internet em geral são desenvolvidos pela IETF (Internet Engineering Task Force – Força de Trabalho de Engenharia de Internet). Os padrões de Internet em geral são desenvolvidos pela IETF (Internet Engineering Task Force – Força de Trabalho de Engenharia de Internet). TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão). TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão). IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet). IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet). HTTP (HyperText Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto). HTTP (HyperText Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto). SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo de Simples Transferência de Correio). SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo de Simples Transferência de Correio).

12 Comunicação via Internet Os protocolos básicos da internet são alocados em camadas distintas. Os protocolos básicos da internet são alocados em camadas distintas. A divisão dos protocolos de internet em camadas provê uma modularidade de cada camada fazendo com que fique muito mais fácil modificar a implementação do serviço de cada nível. A divisão dos protocolos de internet em camadas provê uma modularidade de cada camada fazendo com que fique muito mais fácil modificar a implementação do serviço de cada nível. AplicaçãoHTTP, FTP, SMTP... TransporteTCP e UDP RedeIP Enlace de dadosRoteadores FísicaEquipamentos (hardwares)

13 NTRIP NTRIP (Networked Transport of RTCM via Internet Protocol), NTRIP (Networked Transport of RTCM via Internet Protocol), O NTRIP foi desenvolvido no projeto EUREF O NTRIP foi desenvolvido no projeto EUREF pelo BKG (Bundesamt für Kartographie und Geodäsie),

14 NTRIP NtripClient 1NtripClient N NtripCaster NtripServer 1NtripServer N Estação Base 1Estação Base N Trans, HTTP Administrador HTTP

15 NtripClient

16 NTRIP NTRIP SERVERNTRIP CLIENT

17 Fim da apresentação Obrigado


Carregar ppt "DGPS EM REDE: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO VIA INTERNET NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz Fernando Antonio Dalbelo João Francisco Galera Monico Daniele Barroca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google