A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Processamento de Dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Processamento de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Processamento de Dados
Prof. Carlos Recalde Zarate Jr

2 Softwares Aplicativos

3 Softwares Aplicativos
Software aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas práticas, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. Tem como foco o usuário. A sua natureza é, portanto, diferente da de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outros softwares lúdicos, entre outros.

4 Classificação Cálculo de estruturas, planejamento e controle de projetos, pesquisas operacionais, problemas de engenharia de software. Automação industrial - ativação, programação e controle de máquinas e equipamentos, controle de processos, calibração. Automação comercial - reserva de passagens, contas correntes, pontos de venda, caixas automáticos.

5 Apoio educacional - assistência a instruções, ensino auxiliado pelo computador.
Especiais e científicos - teleprocessamento, comunicações, militares, pesquisas espaciais, pesquisas meteorológicas. Artístico - composição de imagens, sons, músicas, vídeos. CAD/CAM - Softwares específicos para simular e otimizar projetos de peças, engenharia, chapas de metal ou roupas. Entretenimento- jogos, musicas, programas educacionais para crianças.

6 Exemplos Navegador web (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, etc.); Correio eletrônico; Bate-papo ou chat; Aplicativos de colaboração (correio eletronico,troca de mensagens instantâneas, etc.);

7 Aplicativos para desenvolvimentos de páginas web;
Aplicativos para telefonia e videoconferência; Aplicativos CAD/CAM Solid/Works, AutoCAD, Rz CAD Textil, Audaces, Lectra, Gerber.

8 Tipos Aplicativos Internet; Aplicativos de produtividade pessoal;
Portais; Aplicativos gráficos para ilustrações; Aplicativos para editoração eletrônica;

9 Principais Aplicativos
O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, s e contatos.

10 Access Infopach Word Powerpoint Publisher Outlook Excel

11 OpenOffice.org OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X, mantida pela Oracle. A suíte usa o formato ODF (OpenDocument) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office além de outros formatos legados. Alguns formatos legados não mais suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo OpenOffice.org evitando assim a perda destes

12 OpenOffice.org Writer OpenOffice.org Impress OpenOffice.org Math OpenOffice.org Draw OpenOffice.org Calc OpenOffice.org Base

13 O OpenOffice.org Writer
 é um processador de texto com capacidade e visual similares ao Microsoft Word e WordPerfect. Este editor é capaz de escrever documentos no formato Portable Document Format (PDF) e editar documentos HTML. Por padrão, sua extensão é a .odt que geralmente fica em um tamanho menor em relação aos .doc. Mas até mesmo os documentos salvos em .doc ficam com um tamanho menor, se comparados aos salvos no Microsoft Word. Os formatos legados suportados incluem o Lotus WordPro e WordPerfect.

14

15 O OpenOffice.org Impress
 é um programa de apresentação de slides ou transparências similar em capacidades ao Microsoft PowerPoint. Além das capacidades comuns de preparo de apresentações, ele é capaz de exportá-las no formato Adobe Flash (SWF) isto a partir da versão 2.0, permitindo que ela seja visualizada em qualquer computador com o Flash Player instalado. O Impress, porém, sofre da falta de modelos de apresentações prontos sendo necessário o uso de modelos criados por terceiros.

16

17 O OpenOffice.org Math  é um editor de fórmulas matemáticas equivalente ao Microsoft Equation Editor, o BrOffice Math serve para a criação de fórmulas matemáticas de maneira nada complicada, com um menu através do qual é possível escolher qual o tipo de equação será realizada, para então digitar o valor desejado para aquele fator. Ideal para quem trabalha com elaboração de provas, pois é um programa completo para este tipo de atividade.

18

19 OpenOffice.org Draw Diferentemente do Microsoft Office, o OpenOffice.org possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logótipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons e muito mais.

20

21 O OpenOffice.org Calc  é uma folha de cálculo (planilha eletrônica no Brasil) similar ao Microsoft Excel, Numbers e Quattro Pro. O Calc possui uma série de funções que não estão presentes no Excel, incluindo um sistema de definição de series para gráficos baseada na disposição dos dados na planilha. O Calc é capaz de escrever a folha de cálculo como um arquivo PDF e importar formatos legados que incluem: Lotus 1-2-3 e SYLK.

22

23 O OpenOffice.org Base  é um sistema gestor de base de dados. Poderosos bancos de dados para servidores são uma tradição no Linux, mas a falta de bancos de dados para uso em escritórios ou residências levou ao desenvolvimento do Base, além é claro, de competir diretamente com o Microsoft Access no Windows. Este programa está disponível a partir da versão 2.0 do OpenOffice.org.

24

25 Navegadores de internet
Mozila Firefox Internet Explorer Opera Google Chrome Safari

26 O que é um navegador? Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem folhas de estilos em linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor Web.

27 Uso de Navegadores

28 Mensageiros Instantaneos
Um mensageiro instantâneo ou comunicador instantâneo, também conhecido por IM (do inglês Instant Messaging), é uma aplicação que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real. Através destes programas o usuário é informado quando algum de seus amigos, cadastrado em sua lista de contatos, está online, isto é, conectou-se à rede.

29 A partir daí, eles podem manter conversações através de mensagens de texto as quais são recebidas pelo destinatário instantaneamente. Normalmente estes programas incorporam diversos outros recursos, como envio de figuras ou imagens animadas, documentos diversos, conversação em aúdio - utilizando as caixas de som e microfone do sistema, além de video conferência (webcam).

30 Mensageiros Windows Live Messenger AMSN Gajim Yahoo! Messenger

31 Windows Live Messenger
Windows Live Messenger é um programa de comunicação instantânea pela Internet. É a nova geração do MSN Messenger, parte dos novos serviços online da Microsoft chamados de Windows Live. O novo programa introduz novos recursos além de incluir os já existentes no MSN Messenger. O Windows Live Messenger surgiu depois da proposta da Microsoft em reunir os serviços do MSN ao sistema operacional Windows.

32 Enquanto ainda se encontrava em beta, para adquirir o novo programa era necessário ser convidado por outro usuário, ou simplesmente se cadastrar no site Windows Live Ideas para garantir uma oportunidade de usuário. No caso dos convites, cada usuário tinha um limite de convites, e ele podia ou não receber mais convites. O Windows Live Messenger é atualmente o Messenger mais usado no mundo com mais de 230 milhões de usuários. No Brasil, o serviço atinge mais de 75% dos usuários da internet, que significa mais de 34 milhões de usuários no país.

33 AMSN aMSN é um programa de mensagens instantâneas via Internet que foi desenvolvido para possibilitar que usuários de sistemas operacionais baseados no GNU/Linux entrem em contato com usuários do Windows Live Messenger. Este último atualmente se encontra disponível apenas para o Windows eMacintosh.

34 Gajim

35 Yahoo! Messenger  (Y!M ou YIM) é um programa de software através do qual pessoas podem conversar, se escrever e se ver à distância. O software é da empresa Yahoo!, e também se integra à rede do Windows Live Messenger. Está na versão 10 e possui recursos como integração com o Flickr e player de mídia, que exibe imagens e reproduz vídeos de sites como o YouTube quando um link é enviado a outro usuário. Existe também o Yahoo! Messenger para a Web que é um messenger que não precisa ser instalado, já que funciona diretamente no navegador, parecido com o Windows Live Messenger para a web.

36 Programação Web Dreamweaver Frontpage

37 Dreamweaver O Dreamweaver é um software de desenvolvimento voltado para a web criada pela Macromedia (adquirida pela Adobe Systems), e que está atualmente na versão CS5. Suas versões iniciais serviam como um simples editor HTML WYSIWYG ("What You See Is What You Get", ou "O que você vê é o que você tem"), porém as suas versões posteriores incorporaram um notável suporte para várias tecnologias web, tais como XHTML, CSS, JavaScript, Ajax, PHP, ASP, ASP.NET, JSP, ColdFusion e outras linguagens.

38

39 Frontpage O Microsoft FrontPage é um programa que pode fazer sites e ferramenta de administração de websites da Microsoft para o sistema operacionalWindows. Foi parte da suíte de aplicativos Microsoft Office de 1997 a 2006. Foi substituído pelo Microsoft Expression Web.

40

41 E existem varios outros
Leitores de PDF Visualizador de imagens Editores de imagens Player de musica, vídeo, rádios e etc.

42 Atividades O que é um Software Aplicativo?
Fale da classificação do SA. Cite exemplos de SA. Fale do Microsoft Office. Fale do OpenOffice. Fale dos Navegadores. Quais são os mais usados? Cite outro tipo de SA que você conheça.


Carregar ppt "Introdução ao Processamento de Dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google