A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SENTIDO DA VIDA Uma Abordagem Espírita Elaborado por: João Paulo Bittencourt Cardozo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SENTIDO DA VIDA Uma Abordagem Espírita Elaborado por: João Paulo Bittencourt Cardozo."— Transcrição da apresentação:

1

2 O SENTIDO DA VIDA Uma Abordagem Espírita Elaborado por: João Paulo Bittencourt Cardozo

3 Revista Veja, Setembro de 1999

4 A maior parte das pessoas desconhece o sentido da vida A vida fica vazia A pessoa não se auto- realiza Não se sente feliz Pode chegar a distúrbios psicológicos e comportamentais Paulo (Filipenses 3:4): Prossigo para o alvo.

5 Doutrina Espírita ou Espiritismo: O que é? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita. O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal (Allan Kardec, em O que é o Espiritismo). O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança (Allan Kardec, o Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. VI, item 4).

6 Doutrina Espírita ou Espiritismo: O que revela? Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

7 Alguns Ensinos Fundamentais: Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.

8 Alguns Ensinos Fundamentais: Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade. Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação. Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.

9 Alguns Ensinos Fundamentais: Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

10 Sociedade de formação cristã: conhecemos o sentido da vida? Jesus sempre ensinou claramente o sentido da vida Nos informou que somos seres imortais Viemos para realizar nossa própria evolução espiritual Edificar o reino de Deus em nosso íntimo Meu reino não é deste mundo (João, Cap. XVIII, v ). Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo (João, Cap.III, v. 1-12).

11 Espiritismo recorda e explica os ensinamentos de Jesus: A vida terrena não é um fim em si mesma, mas UM MEIO, cujo fim é DESENVOLVER AS NOSSAS POTENCIALIDADES Para isso, a VIDA NOS DÁ TAREFAS COMPATÍVEIS COM A NOSSA CAPACIDADE. Quando as realizamos, trabalhamos pela nossa evolução espiritual.

12 Johann Heinrich PESTALOZZI O Ser Humano possui três aspectos: NATURAL: biológico, como todos os animais SOCIAL: ser gregário, que vive em sociedade ÉTICO OU ESPIRITUAL

13 Contribuição da Doutrina Espírita Somos espíritos animando temporariamente uma carne Olhando para dentro de nós mesmos, vemos que temos anseios que transcendem à matéria

14 Contribuição da Doutrina Espírita O grande diferencial: conhecemos a REENCARNAÇÃO Saber buscar o conhecimento que já temos, ponto onde paramos Educação é processo de SEMPRE, não de fases determinadas

15 Discurso de Victor Hugo ao pé do túmulo de uma jovem O coração não pode errar. A carne é um sonho; ela se dissipa. Se esse desaparecimento fosse o fim do homem, tiraria à nossa existência toda sanção. Não nos contentamos com esta fumaça que é a matéria; precisamos de uma certeza. Quem quer que ame, sabe e sente que nenhum dos pontos de apoio do homem está na Terra. Amar é viver além da vida. Sem esta fé, nenhum dom perfeito do coração seria possível; amar, que é o objetivo do homem, seria o seu suplício. O paraíso seria o inferno. Não! Digamos bem alto, a criatura amante exige a criatura imortal. O coração necessita da alma. Revista Espírita, Fevereiro de 1865.

16 CONCEITOS EQUIVOCADOS DO SENTIDO DA VIDA CONQUISTA DE VALORES TRANSITÓRIOS DA EXISTÊNCIA FÍSICA: dinheiro, poder, beleza, fama, prestígio CEDO OU TARDE, nos damos conta do erro NÃO TEMOS CONTROLE SOBRE ESSAS COISAS CEDO OU TARDE OS PERDEMOS, SOFRIMENTO

17 Paulo de Tarso Quando escreveu a frase, já no final do apostolado Doutor da Lei dos judeus, renunciou a tudo para seguir aos ensinos do Cristo Apesar de toda a perseguição, prosseguia, firme, para o alvo, realizando a sua evolução espiritual Paulo (Filipenses 3:4): Prossigo para o alvo.

18 MENSAGEM DE SÃO VICENTE DE PAULO (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XIII) Toda a felicidade eterna está encerrada nesta máxima: Amai-vos uns aos outros Pelo devotamento ao próximo é que a alma pode se elevar nas regiões espirituais Se somente procurássemos a felicidade que uma boa ação proporciona, sempre permaneceríamos no caminho do progresso Exemplo

19 CONCLUSÕES PARA QUEM TEM FORMAÇÃO CRISTÃ Recebemos ensinos por MUITAS FONTES (livros, palestras), mas geralmente FICAMOS NAS PALAVRAS Não fazer o que dizemos acreditar é como o operário fugir ao trabalho, a árvore somente produzir folhas e não frutos SOMOS O QUE FAZEMOS, e não o que falamos BUSCAR A NOSSA TAREFA em todas as áreas onde estamos inseridos. ASSUMIR COMPROMISSOS. VESTIR A CAMISA DO BEM. Fonte de consulta: Artigo de José Argemiro da Silveira


Carregar ppt "O SENTIDO DA VIDA Uma Abordagem Espírita Elaborado por: João Paulo Bittencourt Cardozo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google