A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS SANTA CRUZ DO SUL/2012 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR: OS ATUAIS DESAFIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS SANTA CRUZ DO SUL/2012 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR: OS ATUAIS DESAFIOS."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS SANTA CRUZ DO SUL/2012 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR: OS ATUAIS DESAFIOS

2 DISCIPLINA: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR: OS ATUAIS DESAFIOS PROFª. MS FRANCIELLI FORTES

3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MEDICINA DO TRABALHO Surgiu na Inglaterra, na primeira metade do século XIX, com a Revolução Industrial. O desgaste da força de trabalho, resultante de um processo acelerado e desumano de produção, exigiu uma intervenção, sob pena de tornar inviável a sobrevivência e reprodução do próprio processo:

4 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MEDICINA DO TRABALHO Em 1953: criada através da Recomendação 97 (OIT) sobre aProteção da Saúde dos Trabalhadores: instava aos Estados membros da OIT que fomentassem a formação de médicos do trabalho qualificado. Em 1959: a experiência dos países industrializados transformou-se me Recomendação 112: Serviços de Medicina do Trabalho, aprovado pela OIT. Foi o primeiro instrumento normativo internacional que passou a servir como referencial e paradigma para o estabelecimento de diplomas legais.

5 ENTÃO, A MEDICINA DO TRABALHO: * Constitui fundamentalmente uma atividade médica, e o lócus de sua prática dá-se nos locais de trabalho; * Tem a tarefa de cuidar da adaptação física e mental dos trabalhadores, contribuindo na colocação destes em lugares ou tarefas correspondentes às suas aptidões. * Contribui ao estabelecimento e manutenção do bem- estar físico e mental dos trabalhadores. (caráter de onipotência da medicina do trabalho)

6 SURGIMENTO DA SAÚDE OCUPACIONAL A MEDICINA DO TRABALHO PASSA A SER TRATADA COMO SAÚDE OCUPACIONAL= Amplia-se a atuação médica direcionada ao trabalhador, para intervenção sobre o ambiente de trabalho.

7 * Atuação médica é direcionada ao trabalhador, pela intervenção sobre oambiente, com o instrumental oferecido por outras profissões.

8 O modelo de SAÚDE OCUPACIONAL torna-se insuficiente: a partir da década de 70: Sentido da vida? Significado do trabalho na vida?

9 S URGIMENTO DA SAÚDE DO TRABALHADOR Assim, a saúde ocupacional passa a se ocupar da promoção da saúde, ou seja, da saúde do trabalhador. É UM NOVO MODO DE LIDAR COM AS QUESTÕES DE SAÚDE RELACIONADAS AO TRABALHO.

10 SURGIMENTO DA SAÚDE DO TRABALHADOR No Brasil, surge a assessoria sindical feita por profissionais comprometidos com a luta dos trabalhadores: DIESAT = Depto. Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho; INST = Instituto Nacional de Saúde no Trabalho CIPAs = Comissões Internas de Prevenção de Acidentes LOS = Leis Orgânica da Saúde (1988), saúde do trabalhador (define as competências do SUS nesta área)

11 Nas contradições e na evolução do homem: a troca de ideia sempre esteve presente: entre ciência x religião, capital x trabalho, poder x dominação, produção x apropriação, medicina preventiva x medicina curativa, razão x emoção.

12 Estas variáveis devem ser analisadas em seu conjunto, pois no campo da determinação social da doença, estão presentes inúmeros fatores causais: -predisponentes, -desencadeantes -agravantes.

13 SAÚDE DO TRABALHADOR Estas medidas conduzem a um processo onde retornam a um ciclo previsível: a desnutrição, a fome, as pestes: como tuberculose, dengue, e mais recentemente a AIDS que junto com elevada incidência de doenças e acidentes no trabalho, vem ceifando a vida de milhares de trabalhadores.

14 Soma-se a exploração e, a industrialização, o despejo de poluentes, gases na atmosfera, conduzindo a um processo de desequilíbrio ambiental, promovendo alterações no ecossistema e na qualidade de vida. Elementos Vinculados à Saúde

15 Neste novo modelo surgem: - DOENÇAS FÍSICAS: - DOENÇAS MENTAIS :

16 SAÚDE DO TRABALHADOR O trabalho pode provocar acidentes ou doenças de forma mais freqüente do que se imagina. O trabalhador não possui informações mínimas sobre os riscos que vai encontrar.

17 O foco de atuação são: todos os trabalhadores: (presentes em áreas urbanas e rurais, abrangendo os do mercado formal, com carteira assinada ou não, do mercado informal, autônomos, funcionários públicos, desempregados e aposentados)

18 SAÚDE E PREVENÇÃO: ATENDIMENTOS Atendimento Individual: consulta médica, saúde mental, serviço social, terapia ocupacional, acupuntura, fisioterapia. Grupos Terapêuticos: ginástica chinesa, reflexão para o trabalho, grupos de expostos a substâncias químicas, oficinas de terapia ocupacional, convivência, iniciar e terapia corporal global.

19 NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO A notificação é um direito assegurado. É instrumento para planejar e verificar a eficácia de medidas de prevenção. A notificação aos órgãos de Vigilância à Saúde do Trabalhador: garante os dados necessários para pesquisas sobre as doenças ocupacionais e acidentes ocorridos com os trabalhadores, possibilitando ainda orientar as políticas públicas, visando à diminuição destas ocorrências.

20 COMO AGIR EM CASO DE DOENÇA OU ACIDENTE DE TRABALHO Trabalhador empregado: É responsabilidade do empregador comunicar ao INSS, através de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), a doença ou acidente ocorrido no exercício profissional, nas primeiras 24 horas do conhecimento do fato, mesmo quando a situação não exigir afastamento do trabalho. Podem emitir a CAT, na situação de recusa do empregador, o sindicato, o médico que atendeu, o acidentado ou familiar, ou qualquer autoridade pública, OU o próprio trabalhador.

21 TODOS OS TRABALHADORES, INCLUINDO DESEMPREGADOS OU APOSENTADOS: Procure os serviços de saúde do SUS ou do sindicato de sua categoria: Que registra a ocorrência por meio do Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador (SIST/RS), que permite a notificação compulsória dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho. A notificação é um direito assegurado por lei e uma obrigação do empregador e do serviço de saúde que atende o trabalhador. É imprescindível, porém, que cada cidadão, trabalhador e sindicato exija a notificação do acidente ou doença, sem exceção. Notificar = Prevenir = Saúde = Qualidade de Vida

22 DOENÇA OCUPACIONAL: É a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com os ambientes de trabalho.

23 L.E.R = Lesões por esforços repetitivos, termo usado quando pessoas que executam tarefas nas quais, movimentos continuados ou repetitivos são realizados constantemente. Queixas de dor localizadas em uma única região (muito comum ao redor dos ombros), ou percebidas como generalizadas, atingindo os braços, as mãos e pescoço.

24 D.O.R.T = O termo D.O.R.T admite que os sintomas (dor e formigamento) podem aparecer nos braços, ombros e cotovelos, mãos, sem que a pessoa esteja lesionada ou machucada

25 OUTRAS DOENÇAS OCUPACIONAIS * TENOSSINOVITE= inflamação do tecido que reveste os tendões * TENDINITE= inflamação do tendões * EPICONDILITE= inflamação das estruturas do cotovelo * BURSITE= inflamação das bursas (pequenas bolsas que se situam entre os ossos e tendões)

26 *MIOSITES= inflamações dos músculos *SINDROME DO TúNEL DE CARPO= compressão do nervo mediano na altura do punho *SINDROME CERVICOBRAQUIAL= compressão dos nervos da coluna *SINDROME DO OMBRO DOLOROSO= compressão dos nervos e vasos na região do ombro

27 PREVENÇÃO PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS É A FORMA MAIS EFICIENTE DE PROMOVER, PRESERVAR, A SAÚDE E INTEGRIDADE DOS TRABALHADORES. O PROFISSIONAL TEM DE TER O CUIDADO PARA NÃO SE TORNAR VITIMA DA PRÓPRIA VIDA QUE LEVA

28 PARA TANTO É NECESSÁRIO: 1. BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. 2. PREVENINDO E REDUZINDO ACIDENTES E DOENÇAS = PRECISO DIMINUIR OS RISCOS.

29 QUAIS SÃO OS ATUAIS DESAFIOS?


Carregar ppt "CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS SANTA CRUZ DO SUL/2012 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR: OS ATUAIS DESAFIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google