A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GINÁSTICA LABORAL Um incentivo à prática. Custo com saúde em muitas empresas só é menor que a folha de pagamento. Porque Investir em Qualidade de Vida?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GINÁSTICA LABORAL Um incentivo à prática. Custo com saúde em muitas empresas só é menor que a folha de pagamento. Porque Investir em Qualidade de Vida?"— Transcrição da apresentação:

1 GINÁSTICA LABORAL Um incentivo à prática

2

3 Custo com saúde em muitas empresas só é menor que a folha de pagamento. Porque Investir em Qualidade de Vida?

4 Dados de Saúde do Trabalhador - LER/DORT LER/DORT são a 2ª causa de AFASTAMENTO do trabalho no Brasil (fonte INSS); Em SP, 1 em cada 100 trabalhadores apresenta sintomas de LER/DORT. Nos EUA, a LER/DORT foram responsáveis por 2/3 das ausências no trabalho, a um custo estimado de 15 a 20 bilhões de dólares (Fonte OMS - Organização Mundial de Saúde)

5 Administrativo

6 Dados de Saúde do Trabalhador - LER/DORT LER- Lesões por Esforços Repetitivos; DORT- Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho; + 30 doenças: bursite, epicondilite, miosites, síndrome do túnel do carpo, tendinite.

7 Dados de Saúde do Trabalhador - LER/DORT Sintomas: Dor muscular muito intensa; Sensação de peso nos braços; Cansaço constante; Formigamento e queimação; Inchaço; Perda da força.

8 Dados de Saúde do Trabalhador Carga- horária Movimentos repetitivos Pouco descanso Estilo de vida sedentário Qualidade de vida do trabalhador

9 O que é Ginástica Laboral? Conjunto de práticas físicas exercidas durante o expediente, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando-as e tonificando-as.

10 Ginástica Laboral Realizada no próprio local de trabalho. É de curta duração. Atua de forma preventiva e terapêutica.

11 Objetivos da Ginástica Laboral Prevenir a fadiga muscular (decorrente da tensão e repetitividade); Minimizar vícios posturais; Aumentar a disposição para o trabalho; Prevenir doenças por traumas cumulativos; Promover o bem estar individual;

12 Objetivos da Ginástica Laboral Promover a sociabilização; Melhorar a flexibilidade e mobilidade articular; Promover a coordenação motora; Diminuir o absenteísmo e a procura ambulatorial;

13 Histórico da Ginástica Laboral O primeiro registro data de 1925, na Polônia, onde é chamada de ginástica de pausa e destinada a operários; Após 1925, foram feitas várias experiências na Holanda, Bulgária e Alemanha Ocidental;

14 Histórico da Ginástica Laboral No Japão, em 1928, os funcionários dos correios já frequentavam sessões, diariamente, buscando a descontração e o cultivo da saúde. Atualmente um terço dos trabalhadores japoneses exercita- se nas suas empresas.

15 Classificação da Ginástica Laboral Conforme o horário de aplicação Ginástica laboral preparatória Ginástica laboral compensatória Ginástica laboral relaxante

16 Outros cuidados

17

18 "Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa." CONTATO: FONE: OBRIGADO PELA ATENÇÃO!


Carregar ppt "GINÁSTICA LABORAL Um incentivo à prática. Custo com saúde em muitas empresas só é menor que a folha de pagamento. Porque Investir em Qualidade de Vida?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google