A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde e Ergonomia Carlos R. Bender Felipe S. Pereira Jhone H. Theiss Marcelo S. Oliveira Thiago M. Oechsler.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde e Ergonomia Carlos R. Bender Felipe S. Pereira Jhone H. Theiss Marcelo S. Oliveira Thiago M. Oechsler."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde e Ergonomia Carlos R. Bender Felipe S. Pereira Jhone H. Theiss Marcelo S. Oliveira Thiago M. Oechsler

2 Histórico Prevenir é melhor do que remediar. Dr. Bernardino Ramazzini (1713) – Itália – Pai da Medicina Ocupacional.

3 Ergonomia Ergonomia Ergos – trabalho Nomos - Leis Em 1997, Mendes descreve a ergonomia como um estudo do comportamento do homem em relação ao seu trabalho. A ergonomia visa adequar o ambiente de trabalho ao homem.

4 Lei nr17

5 Ergonomia Objetivos modificar o processo de trabalho para adequar a atividade às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro. Reduz doenças ocupacionais, cansaço do trabalhador, possibilidade de erros, acidentes de trabalho, ausências no trabalho, custos operacionais. Aumenta o conforto do trabalhador, a produtividade e a rentabilidade.

6 Saúde Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não a mera ausência de moléstia ou enfermidade. Dicas para manter uma boa saúde!

7 Video Programa Credencial - LER

8 Dor nas Costas É o distúrbio mais freqüente nos trabalhadores. Hérnia de disco, osteófitos, desvios estruturais, osteoporose, artrose, etc.

9 LER/DORT Lesões por Esforços Repetitivos. Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (mobiliário inadequado, postura incorreta, movimentos repetitivos, mal relacionamento com chefias ou colegas e condições ambientais deficientes (ruído, má iluminação...).

10 Video 5,4, 3

11 Fatores que influenciam o surgimento das DORTs Psicológicos Genéticos Organizacionais Individuais Idade

12 Distúrbios mais freqüentes nos trabalhadores Patologias da coluna vertebral Síndromes miofasciais Tenalgias Mialgias

13 Medidas Preventivas Boa alimentação – controle o peso corporal; Tenha uma boa noite de sono; Controle seu estresse e nervosismo; Levante pesos de forma adequada; Não fume e não beba; Desfrute de algum lazer; Faça pausas no trabalho sempre que possível; Pratique uma atividade física; Mobiliário adequado; Correção postural.

14 Cipa, sipat e cat

15 EPI, NR6

16 Video 6, 7, 8

17 Postura Sentada no Trabalho É a que mais exerce sobrecarga à coluna! Impõe carga nos discos intervertebrais, principalmente na região lombar!

18 Postura Correta em Frente ao Micro Computador

19

20

21

22

23

24

25 Postura ao telefone Evite a inclinação da cabeça e elevação do ombro ao atender o telefone.

26 Postura Correta ao Caminhar A má postura ao andar é a causa de muitas dores. Procure andar o mais ereto possível, sempre olhando na linha do horizonte.

27 Posturas no dia-a-dia Inúmeras lesões podem ser evitadas com a adoção de posturas corretas nas atividades do dia-a-dia.

28 Postura ao dormir Colchão semi-rígido ou colchão de espuma: é o mais indicado para a coluna, uma vez que distribui uniformemente o peso do corpo.

29 Escolha do travesseiro Dormir de lado: nessa posição, o travesseiro deve ser mais alto e acompanhar o contorno dos ombros. Dormir de barriga pra cima: Nessa posição escolha um travesseiro baixo.

30 Flexibilidade Postural A mudança de postura no trabalho é de grande importância para o sistema musculoesquelético, pois possibilita a variação no uso de articulações e músculos.(tirar texto e explicar)

31 Conclusão As posturas inadequadas levam a tensões que sobrecarregam músculos, tendões, articulações e ossos, desencadeando as doenças ocupacionais. O estilo de vida e os hábitos saudáveis são considerados atualmente o melhor método preventivo contra as doenças relacionadas ao trabalho.

32 Ao nascer, o homem é saudável e flexível, Na sua morte é duro e rígido. Plantas verdes são tenras e úmidas, Na sua morte são murchas e secas. Um arco rígido não vence um combate. Uma árvore que não se curva, quebra. O duro e o rígido tombarão. O suave e o flexível sobreviverão. Dao De Fing. Material fornecido por: Evando Espig - Previtec ® (Téc. Segurança do Trabalho) Adaptado para fins educacionais por: Jhone, Felipe, Thiago, Marcelo e Carlos.(falar)

33 Material fornecido por: Evando Espig - Previtec ® (Téc. Segurança do Trabalho) Adaptado para fins educacionais por: Jhone, Felipe, Thiago, Marcelo e Carlos.


Carregar ppt "Saúde e Ergonomia Carlos R. Bender Felipe S. Pereira Jhone H. Theiss Marcelo S. Oliveira Thiago M. Oechsler."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google