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Reciclagem de RCD: Avanços do Setor ABRECON 1 HEWERTON BARTOLI VICE–PRESIDENTE 26/06/12.

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1 Reciclagem de RCD: Avanços do Setor ABRECON 1 HEWERTON BARTOLI VICE–PRESIDENTE 26/06/12

2 Quem somos Representamos 35% das iniciativas público e privadas ativas 45% da reciclagem nacional 55% da reciclagem no Estado

3 Quem somos

4 ABRECON ASSOCIAÇÃO FUNDADA EM ASSOCIADOS NO BRASIL EMPRESAS RECICLADORAS DE ENTULHO USINAS FIXAS E MÓVEIS Quem somos

5

6

7 Nossos produtos - agregados RACHÃOPEDRISCO

8 Mapa – Usinas no Brasil

9 Fonte: ABRECON, pesquisa realizada em 23/03/2012. Situação das Usinas

10 Usinas Ativas

11 Usinas em Implantação

12 Usinas Inativas Incentivo PPP ou setor Privado e licitações/concessões

13 mil ton/ dia de RCC coletado* Situação Atual ton/ dia – entulho reciclado ** * Fonte: ABRELPE 2011 ** Fonte ABRECON Situação Potencial Brasil Est. de São Paulo 80% do entulho reciclado no país ** ton/ dia – entulho reciclado ** 30% não são rastreados 80% material reciclável mil ton/dia mil ton/dia 20% material cinza 100% rastreamento

14 Usinas em Sorocaba e Região 1 USINA PÚBLICA 1 USINA PRIVADA

15 O mercado de RCC Est. de SP CAPACIDADE INSTALADA t /mês PRODUÇÃO DE AGREGADO RECICLADO t /mês 25% da capacidade instalada Densidade considerada de 1m³ = 1 ton

16 Potencial de Mercado Consumo mensal é de ton de agregado mineral 30% utilizados em função não estrutural BRASIL – potencial de mercado ton/mês SÃO PAULO t/mês = (32%) - menor que capacidade instalada MERCADO DE AGREGADO

17 Q Programa de Qualidade Setorial Reciclagem de Resíduos da Construção Pavimentação NBR 9895/87 NBR 7182/88 NBR 7181/84

18 Objetivos do Programa PADRONIZAR A QUALIDADE DO AGREGADO RECICLADO Criar controles Ensaios regulares Identificar o estágio atual ESTRATÉGIA PARA CRIAR MERCADO ADEQUAR AS NORMAS ATUAIS CRIANDO NOVOS PARÂMETROS

19 Recepção de resíduos

20

21 Se o poder público participar consumindo ou apoiando o consumo, a questão da destinação de resíduos e da comercialização de agregados reciclados será resolvida. Desafios - Consumo Resistência cultural Falta de conhecimento e informações técnicas Inexistência de legislação em municípios Políticas de consumos efetivas

22 HEWERTON BARTOLI VICE- PRESIDENTE


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