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CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

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Apresentação em tema: "CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo"— Transcrição da apresentação:

1 CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo
CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo (4a. Parte) Principais Características da Política Mercantilista DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

2 MERCANTILISMO – Teorias dos Pensadores Econômicos
Os pensadores econômicos do período (sec XVI e XVIII), desenvolveram um conjunto de idéias que tornaram o comércio exterior um dos mais poderosos instrumentos da política econômica. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

3 Teorias dos Pensadores Econômicos
A idéia central consistia em que os grandes estoques de metais preciosos (OURO e PRATA) constituiriam a própria expressão da riqueza nacional. Essas idéias foram seguidas por outros Estados europeus, como HOLANDA, FRANÇA, INGLATERRA e ALEMANHA Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

4 ESTOQUES de ouro e prata: Sinônimo de Riqueza
Os grandes estoques de metais preciosos constituíam a própria expressão da riqueza nacional. Os Estados (países) que dominavam as novas terras conquistadas, como PORTUGAL e ESPANHA, deveriam mobilizar as colônias , no sentido de que essas lhes fornecessem as maiores quantidades possíveis de OURO e PRATA. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

5 RIQUEZA: metais, seviços marítimos e manufatura
As práticas econômicas, hoje chamadas de MERCANTILISMO, foram assumidas de diferentes modos pelas potências européias da época, de acordo com as peculiaridades de cada país: - alguns concentravam-se na exploração colonial e na obtenção de metais preciosos; - outros, nas atividades marítimas e comerciais; - e outros, optaram por incentivar a produção manufatureira. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

6 Principais Características da Política Mercantilista
Em alguns países adotou-se uma denominação particular para o Mercantilismo, como: - Bulionismo na ESPANHA (a origem da palavra remete a bulhão, que seria um medalhão de ouro ou prata, usada como moeda (sec. XV); - Colbertismo na FRANÇA (sistema econômico teorizado e divulgado por Jean-Baptiste Colbert); - Cameralismo na ALEMANHA (estudo dos meios pelos quais se pode criar e administrar, a partir do patrimônio social, um patrimônio do Estado). Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

7 Princípios Comuns da Política Mercantilista
Porém, houve princípios comuns que orientaram a política econômica mercantilista, particularmente no que diz respeito ao comércio com outras nações: 1 - Metalismo 2 - Balança comercial favorável 3 - Protecionismo alfandegário 4 - Intervenção do estado na ordem econômica 5 - Monopólio 6 - Colonialismo Mercantilismo Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

8 CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo
(1) O Metalismo É uma concepção que identifica a riqueza e o poder de um Estado com a quantidade de metais preciosos por ele acumulados. A obtenção de OURO e PRATA viabilizou-se com a - exploração direta das colônias e - intensificação do comércio externo. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

9 (2) Balança Comercial Favorável
Os países precisavam desenvolver ao máximo as EXPORTAÇÕES (+) de produtos que eram pagos em ouro e prata e reduzir ao mínimo as IMPORTAÇÕES (-), que eram pagos com as mesmas moedas. Exportações Importações Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

10 (3) Protecionismo Alfandegário
Restrição às IMPORTAÇÕES: - impondo pesadas taxas alfandegárias aos produtos estrangeiros, ou proibindo que certos artigos fossem importados. ALFÂNDEGA = ADUANA = repartição pública onde se inspecionam bagagens e mercadorias em trânsito e onde se efetua a cobrança das taxas correspondentes de entrada e saída de mercadorias. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

11 (4) Intervenção na Ordem Econômica
Para manter uma balança favorável, os Estados estabeleceram um conjunto de leis que regulavam a produção e o comércio, visando desenvolvimento da infra-estrutura, das comunicações, dos portos, do trabalho nas manufaturas etc. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

12 (4) Intervenção na Ordem Econômica
Exemplo 1: em PORTUGAL, havia Controle das importações – leis proibindo o uso de panos e artigos de luxo strangeiros; Incentivos às exportações – incentivos à produção nacional, visando à exportação de produtos que seriam pagos em ouro e prata. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

13 (4) Intervenção na Ordem Econômica
Exemplo 2: na FRANÇA, por volta de 1664, todos os setores da produção manufatureira tinham intervenção do Estado: Proteção para: os arsenais; as fundições de canhões; as manufaturas de renda, malharia, meias de lã e de seda, tecidos de luxo ou finos; a Companhia das Índias Orientais; Companhia das Índias Ocidentais; Companhia do Norte; Companhia do Levante; Controle de Qualidade – sob o controle dos intendentes, inspetores das manufaturas eram encarregados de controlar as fabricações e de constatar as contravenções. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

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(5) Monopólio Os Estados absolutistas exerciam diversos tipos de monopólio: de comercialização, de exploração, de transporte etc. Quando o Estado não exercia diretamente o monopólio, transferia o direito de monopólio a particulares, sejam pessoas ou empresas. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

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(5) Monopólio Logo que o rei de Portugal D. Manuel soube da existência do pau-brasil em terras brasileiras (carta de Américo Vespúcio, 1501), ele declarou o comércio dessa madeira MONOPÓLIO da Coroa. A primeira concessão para exploração do pau-brasil foi outorgada em 1501 a Fernando de Noronha, associado a mercadores judeus, e durou até 1504. Pau brasil Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

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(5) Monopólio O MONOPÓLIO COLONIAL era um dos principais fundamentos do mercantilismo: 1. Destinação dos recursos – toda exploração era dirigida exclusivamente à metrópole (= capital ou cidade principal do país, estado ou província); 2. Licença para importar – toda importação da colônia só poderia ser feita através da metrópole; 3. Meios de transporte – os transportes entre a metrópole e a colônia eram exclusivamente dos navios país colonizador. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

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(5) Monopólio Havia também outra forma de controlar o comércio externo: monopólios de exploração de determinada atividade ou de uma determinada região. Esse monopólio poderia ser exercido diretamente pelo governo ou entregue a companhias de comércio que o exerciam mediante concessão do Estado. Exemplo em Portugal: CASA DA MINA controlava o monopólio de metais preciosos, e COMPANHIA DAS ÍNDIAS, controlava o comércio especiarias. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

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(5) Monopólio Os monopólios de exploração eram muitas vezes entregues a COMPANHIAS DE COMÉRCIO que contribuíram enormemente com a expansão colonial das potências européias. De modo geral, aquele que estivesse interessado em abrir um negócio comprava do Estado a autorização. O Estado, em compensação, lhe concedia o monopólio do exercício da atividade, produto ou da exploração de uma determinada região. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

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(6) Colonialismo Aspecto essencial da política econômica mercantilística foi a conquista e exploração das colônias, controladas através de domínio político e econômico exercido pelas metrópoles européias. Esta relação, conhecida como PACTO COLONIAL, consistia em que a colônia só poderia produzir aquilo que fosse autorizado pela metrópole, e vender seus produtos a ela, a preços baixos, para que fossem revendidos a outros países com grande margem de lucro. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

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(6) Colonialismo A vida econômica das colônias era organizada em função dos interesses da metrópole, não podendo, por exemplo, desenvolver uma produção voltada para suas necessidades internas. As colônias - serviam de mercados fornecedores de matérias-primas e metais preciosos a baixíssimo custo para as metrópoles (EXPORTAÇÃO), funcionando também como - mercados consumidores de suas exportações de produtos manufaturados (IMPORTAÇÃO). Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

21 (6) Colonialismo no Brasil
O comércio brasileiro no período caracterizou-se pelas transações dos seguintes produtos: exportação para Portugal: açúcar, pau-brasil, algumas especiarias (como o gengibre), mel e cera (produtos do sertão) e tabaco. - importação: >da Europa: manufaturados, alimento, sal e vinho; > do rio da Prata (atual Buenos Aires): couros e prata (trocados por escravos); > da Ásia: sedas e artigos de luxo. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

22 (6) Colonialismo no Brasil
Do ponto de vista econômico e social, esse período, conhecido como ciclo do açúcar, foi fundamental para a consolidação da ocupação do Brasil e sua inserção definitiva no comércio mundial. O AÇÚCAR BRASILEIRO dominou o comércio do produto entre 1600/1700. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

23 (6) Colonialismo no Brasil
A plantação de cana-de-açúcar provocou: fixação do europeu no Brasil, formação dos primeiros capitais e importação de escravos negros para trabalharem na lavoura. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

24 (6) Colonialismo no Brasil
No século XVII, o AÇÚCAR constituía o eixo central do comércio brasileiro. Tudo girava em torno dele, que não só estimulou outras atividades acessórias como também encorajou a ampliação de negócios complementares: 1 - comércio de escravos; 2 – fornecimento de dinheiro para incrementar as transações. Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

25 (6) Colonialismo no Brasil
No Brasil se comercializavam: Objetos religiosos Lâmpadas e candeeiros de latão e de vidro Cintos Vestuário Vinho, Azeite, Vinagre Farinha de trigo, Sal Camas, Ferramentas Utensílios e panelas de cobre Especiarias e moedas Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo

26 A rota triangular: Portugal, África e Brasil
De Lisboa para a África – Com navios transportando vestuário, outros produtos têxteis, quinquilharias, frutas secas, vinagre, vinho, azeitonas etc.; Da África para o Brasil – Na África esses artigos eram trocados por escravos e, juntamente com o que restava dos artigos europeus, os navios seguiam para a venda no Brasil. Do Brasil para Portugal e África – Se levavam para Portugal principalmente açúcar, couros e pau-brasil e para a África a farinha de trigo, cachaça e tabaco. Imperalismo X Colonialismo Prof. Bosco Torres CE_05.4_Surgimento e Características do Mercantilismo


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