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Programação I Apresentação da Disciplina Prof. Fernando Stuck

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Apresentação em tema: "Programação I Apresentação da Disciplina Prof. Fernando Stuck"— Transcrição da apresentação:

1 Programação I Apresentação da Disciplina Prof. Fernando Stuck

2 Objetivo Iniciar em uma linguagem de programação estruturada, estudando suas estruturas e aplicando-as como ferramenta na solução de problemas reais.

3 Metodologia de Ensino Aulas expositivas; Demonstrações e exercícios em sala de aula Práticas em laboratório para fixação de conhecimentos

4 Linguagem de programação Linguagem C – padrão ANSI

5 Recursos de Apoio a Disciplina Software: Dev C++

6 Conteúdo Programático Visão Geral de sistemas baseados em computador Resolução de Problemas Utilização de Algoritmos na Codificação Constantes, Variáveis e Tipos de Dados Estruturas de Seqüência Estruturas de Decisão Estruturas de Repetição Vetores e Matrizes

7 Avaliações Provas Bimestrais (escritas); Trabalhos Práticos Individuais ou em Grupos Exercícios Práticos e Teóricos em Sala de Aula Exercícios Práticos e Teóricos Extra-classe

8 Locais de Aulas Sala de Aula Laboratório 18

9 Programação I Aula 01 Visão geral de sistemas baseados em computador

10 Conceitos de sistemas e programas de computador Componentes de um sistema computacional – Hardware e Software Componentes de um computador: Memória, Processador e unidades de Entrada e Saída Unidades de Medidas Conceitos de programas de computador: programa-fonte, executáveis e compilação.

11 11 Principio básico de Sistemas de Computação Entrada Saída Processamento Visão geral de sistemas baseados em computador

12 12 Entrada, processamento de saída Entrada de dados : meio de fornecer dados para o computador. Processamento : os dados fornecidos podem ser armazenados de imediato ou posterior. A informação é lida, gravada ou apagada da memória onde é transformada de acordo com o objetivo que se deseja atingir do processamento. Saída de dados : os dados resultantes do processamento ou informação processada Visão geral de sistemas baseados em computador

13 13 Dados e Informação Dados são fatos não trabalhados ainda pelo sistema. É um registro da informação. Representam as coisas do mundo real. Ex: o nome de um funcionário, a quantidade de horas trabalhadas, quantidade de peças em estoque, etc. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. Dados O processo de transformação (aplicando conhecimento pela seleção, organização e manipulação dos dados) Informação Visão geral de sistemas baseados em computador

14 14 Modelo de Babbage Visão geral de sistemas baseados em computador

15 15 Modelo de Von Neumann Visão geral de sistemas baseados em computador

16 16 As 4 principais áreas do sistema de computação proposto por Neumann: Unidade Central de Controle Unidade Aritmética e Lógica Memória Dispositivos de Entrada e Saída Visão geral de sistemas baseados em computador

17 17 Hardware: se refere a parte física do computador, todo ou qualquer componente mecânico, elétrico ou eletrônico com os quais são construídos os computadores e equipamentos periféricos (interno ou externamente). Exemplos: unidade de disco, impressora, teclado, monitor, memória, processador, etc. Software: se refere a parte lógica do computador, todo ou qualquer programa que esteja sendo processado por um computador executando tarefas e/ou instruções das quais resulte impressão de relatório, armazenamento de informação, transmissão de informação ou, ainda, mostrando informação em periférico de saída. Exemplos: sistema operacional, linguagem de programação, etc. Componentes de um sistema computacional

18 18 HARDWARE Dispositivos de Entrada/Saída Memórias e dispositivos de armazenamento CPU – Unidade Central de Processamento Barramentos Componentes de um sistema computacional

19 SOFTWARE Todo ou qualquer programa que esteja sendo processado por um computador executando tarefas e/ou instruções das quais resulte impressão de relatório, armazenamento de informação, transmissão de informação ou, ainda, mostrando informação em periférico de saída. Componentes de um sistema computacional

20 SOFTWARE Os SOFTWARES podem ser classificados da seguinte forma: básico utilitários aplicativos Componentes de um sistema computacional

21 SOFTWARE Software Básico É o conjunto dos programas básicos que o fabricante do computador ou SoftHouse especializada desenvolve para utilizar toda a sua potencialidade. Exemplos típicos: sistemas operacionais e seus complementos, compiladores e interpretadores. Componentes de um sistema computacional

22 SOFTWARE Software Utilitário São programas desenvolvidos por empresas ou profissionais liberais especializados, para auxiliar na execução de tarefas repetitivas e exaustivas. Existe um infinidade de utilitários, mas podemos agrupá-los em famílias de acordo com a área de atuação: Editores de texto, planilhas eletrônicas, bases de dados, geradores de gráficos, simuladores, ferramentas operacionais e integrados. Componentes de um sistema computacional

23 SOFTWARE Software do usuário São programas dedicados para fins específicos. São desenvolvidos especialmente para empresas ou particulares. São chamados de Sistemas Exemplos: folhas de pagamentos, contabilidade, faturamento, controle de estoque, agenda, marcação de consultas, etc. Maior área de atuação dos bacharéis em Sistemas de Informação Componentes de um sistema computacional

24 SOFTWARE Sistema Operacional (SO) É um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário. Componentes de um sistema computacional

25 SOFTWARE Sistema Operacional (SO) Exemplos: Windows95/ 98/ 2000/ NT/ XP/ VISTA DOS são SO para PC OS/2, da IBM, UNIX Linux Um computador, qualquer que seja o seu porte, não funciona sem um sistema operacional. Componentes de um sistema computacional

26 SOFTWARE Software do Usuários Software Aplicativo Software Sistema Hardware Componentes de um sistema computacional

27 27 HARDWARE Entrada/Saída - compreende todas as maneiras como o computador se comunica com os usuários e outras máquinas ou dispositivos. Componentes de um sistema computacional

28 28 HARDWARE DISPOSITIVOS DE ENTRADA (INPUT) Convertem dados para formato manipulável pelo computador (binário): Teclado Scanner Leitoras Ópticas Mouse Joystick Superfícies sensíveis ao toque Microfone Webcam Etc. Componentes de um sistema computacional

29 29 HARDWARE DISPOSITIVOS DE SAÍDA (OUTPUT) Convertem dados para formato inteligível por nós, humanos (letras, números, cores, sons, etc.): Monitores de vídeo Impressoras Plotters Caixas de som Etc. Componentes de um sistema computacional

30 30 HARDWARE DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA Desempenham igualmente as funções de dispositivosde entrada e de saída: HeadSet Fax/Modem Placa de rede Impressoras Multi-funcionais Joystick vibratório Etc. Componentes de um sistema computacional

31 31 Teclado (Keyboard) Possui um conjunto de teclas: Alfabéticas Numéricas De pontuação De símbolos De controle Componentes de um sistema computacional

32 32 Teclado (Keyboard) Componentes de um sistema computacional

33 33 Teclado (Keyboard) Componentes de um sistema computacional

34 Introdução à Computação I - Prof. Fernando Stuck 34 Mouse Serve para movimentar o cursor na tela. À medida que o mouse é movimentado seus sensores internos reproduzem na tela a movimentação do cursor. Com o mouse se pode apontar comandos na tela e ativá-los pressionando (clicando) com um de seus botões O cursor pode também assumir o papel de uma ferramenta de trabalho e executar as mais diversas funções: selecionar textos, redimensionar figuras, arrastar,desenhar Vale lembrar que também existem mouses sem fio e com sensor o que dispensa o uso de cabos e a pequena bola (track ball) Componentes de um sistema computacional

35 Introdução à Computação I - Prof. Fernando Stuck 35 Mouse BOTÃO ESQUERDO BOTÃO DIREITO BOTÃO SCROLL 1 clique - Seleciona 2 cliques - Aciona 1 clique - Abre menu Rola a tela para baixo e para cima Componentes de um sistema computacional

36 36 HARDWARE MEMÓRIAS E DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO Memória Permanente - Não Volátil (ROM) Memória Volátil (RAM) Memória Secundária Componentes de um sistema computacional

37 37 HARDWARE Memórias Permanente - Não Volátil Guarda dados e instruções indispensáveis ao funcionamento do computador. ROM (Read-Only Memory) Permite apenas leitura. Retém os dados mesmo com o computador desligado (não volátil). EPROM (Erasable Programmable Read-Only Memory) Pode ser apagada (e reescrita) várias vezes, utilizando-se luz ultra violeta. Muito usada antigamente em BIOS. EEPROM (Electrically Programmable Read-Only Memory) Similar à EPROM, mas precisa apenas de uma pequena descarga elétrica para ser apagada (usada atualmente em BIOS). Componentes de um sistema computacional

38 38 HARDWARE Memórias Volátil Armazena dados e instruções referentes ao programa atual. RAM (Random Access Memory) Permite leitura e escrita. Não retém os dados ao desligarmos o computador (volátil). DRAM (Dynamic Random Access Memory) Precisa ser refrescada milhares de vezes por segundo. SRAM (Static Random Access Memory) Não precisa ser refrescada. Componentes de um sistema computacional

39 39 HARDWARE Memórias Secundárias Armazena grandes quantidades de informações Externos ao computador. Baixo custo (R$/MB) Fitas magnéticas e discos flexíveis (3½ polegadas) Discos rígidos (Hard disk, HD ou winchester) Zip Drive (formato proprietário – Iomega) Pendrives CD-ROM (Compact Disc-Read Only Memory) DVD (Digital Versatile Disc ou Digital Video Disc) Componentes de um sistema computacional

40 40 Principais tipos de memórias de semicondutores.

41 41 HARDWARE Memórias Cache É uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memória RAM. Componentes de um sistema computacional

42 Unidades de Medidas Assim como a água é medida em litros ou o açúcar é medido em quilos, os dados de um computador são medidos em bits e bytes. Cada valor do código binário foi denominado "bit" (binary digit), que é a menor unidade de informação.

43 Sistema Binário O sistema binário é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam utilizando como base o número dois, com o que se dispõe das cifras: zero e um (0 e 1). Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Unidades de Medidas

44 Bit, Byte e Word Unidades de Medidas

45 CaractereByte A B C D E F Unidades de Medidas

46 UN. DE MEDIDASIGLA ESPA Ç O 1 bitbit valor ByteB8 bits 1 KilobyteKb1024 bytes 1 MegabyteMb1024 Kb 1 GigabyteGb1024 Mb 1 TerabyteTb1024 Gb 1 PetabytePb1024 Tb Unidades de Medidas

47 Exemplos de medidas de dispositivos de armazenamento: DispositivoCapacidadeUnidade Disquete1.43Mb CD-Rom700Mb DVD-Rom4.7 / 8Gb PenDrive1 / 2 / 4 / 8Gb HD80 / 120 / 160 /250Gb Unidades de Medidas

48 Conceitos de programas de computador: Programa-fonte; Compilação; Executáveis.

49 Conceitos de programas de computador: Programa-fonte Também é chamado de código-fonte É o conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes, de maneira lógica. Existem linguagens que são compiladas e linguagens que são interpretadas.

50 Conceitos de programas de computador: Programa-fonte Linguagens compiladas Nas linguagens compiladas, após ser compilado o código-fonte transformam-se em software, ou seja, programas executáveis. A Linguagem C é uma linguagem compilada

51 Conceitos de programas de computador: Compilação Na programação um compilador é usado para traduzir o código fonte de uma linguagem de programação de alto nível para uma linguagem de programação de baixo nível. Geralmente os compiladores ao final da compilação, geram um arquivo executável, sendo esse o programa pronto para ser utilizado.

52 Conceitos de programas de computador: Executáveis São arquivos que contém instruções compiladas para realização das tarefas a qual foi determinado na sua programação. Resultado da compilação. Contém muitas informações que não fazem parte do programa em si, como por exemplo informações sobre o ambiente necessário para a execução do programa. No Windows normalmente são gerados com a extensão exe

53 Próxima Aula Resolução de Problemas Discussão sobre problemas Etapas para solucionar problemas Representação dos problemas e suas possíveis soluções Identificação de problemas nas atividades diárias – Estudo de caso.


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