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Indicadores Econômicos e o Comércio Varejista

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Apresentação em tema: "Indicadores Econômicos e o Comércio Varejista"— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores Econômicos e o Comércio Varejista
Bruno Pereira Fernandes Bonito, 08 de setembro de 2011

2 A importância dos Indicadores Econômicos
Os indicadores econômicos são fundamentais no processo de tomada de decisão: Governo Formulação de Políticas Públicas. Empresários Formação de Estoques; Investimentos; Gestão em geral (salários, preços, etc.) Consumidores Poupança; Consumo; Salários.

3 PIB Brasil – Var % ano 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011.II Agropecuária 0,1 4,7 4,9 6,3 -4,5 6,5 2,6 Indústria 2,2 5,2 4,1 -6,6 10,3 4,4 Serviços 3,7 4,2 6,1 5,4 Comércio 3,5 5,9 8,4 -1,9 10,8 6,7 PIB a preços de mercado 3,2 3,9 -0,7 7,5 Consumo das famílias 4,5 5,7 7,0 6,2 Consumo do Governo 2,3 5,1 3,1 3,3 2,4 Formação bruta de capital fixo 3,6 9,8 13,8 13,6 -10,4 22,0 11,9 Exportação de bens e serviços 9,4 0,5 -10,2 11,5 8,8 Importação de bens e serviços (-) 8,5 18,3 19,8 15,4 -11,6 36,3 23,2 Fonte: IBGE

4 Relação Consumo/PIB - Países
2007 2008 2009 2010 Estados Unidos 70,1% 70,7% 71,2% Reino Unido 63,8% 64,2% 65,3% 65,7% Brasil 59,9% 58,9% 61,7% 60,6% Japão 56,7% 57,8% 59,4% França 56,5% 56,9% 58,0% 58,2% Canadá 55,7% 55,5% 58,7% 57,9% Alemanha 57,0% Chile 54,6% 59,3% 59,6% 57,3% Suécia 46,7% 47,0% 49,4% 48,4% Fonte: OCDE e IPEA

5 Indústria e Comércio (índices)
Recuperação total após o tombo na crise global em 2008 Indústria: Real valorizado e fraca atividade econômica global vêm comprometendo o crescimento do setor. Abastecimento do Mercado Interno Quantum 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 * Exportações 8,4% 8,6% 19,3% 3,6% 6,9% 8,8% 1,6% -2,9% 14,2% 4,4% Importações -2,5% 2,9% 10,4% -8,9% 9,3% 16,3% 4,7% -16,6% 33,0% 7,8% * Acumulado até Julho Fontes: IBGE e MDIC

6 Mercado de Trabalho (ocupação, renda e massa)
Mesmo em processo de desaceleração, emprego e renda ainda seguem sustentando o consumo. Baixa desocupação sustentável? Fonte: IBGE

7 Crédito ao Consumidor (médias de taxa, prazo e inadimplência)
Aumento da taxa de juros Selic e adoção de medidas restritivas (macroprudenciais) dificultaram e encareceram a aquisição de crédito por parte do consumidor. Fonte: Banco Central do Brasil

8 Inflação Fonte: IBGE e Banco Central

9 Projeções para Vendas do Varejo
Comércio Varejista (PMC) Ano Variação (%) 2001 -1,6% 2002 -0,7% 2003 -3,7% 2004 9,3% 2005 4,8% 2006 6,2% 2007 9,7% 2008 9,1% 2009 5,9% 2010 10,9% 2011 * 6,0% *Projeção Divisão Econômica (CNC) Fonte: IBGE

10 Pesquisas CNC

11 ICF: Intenção de Consumo das Famílias (pontos 0 - 200)
Indicador antecedente do consumo (Índice de dispersão). A partir de questionários mensais avaliando: Emprego atual, perspectiva profissional, renda atual, facilidade de compra a prazo, nível de consumo atual, perspectiva de consumo no curto prazo e oportunidade para compra de bens duráveis. Dois cortes: Faixas de renda e regiões. Análise: Nível e evolução da satisfação/otimismo. Variáveis de apoio: Emprego e renda (PME, CAGED e DIEESE), crédito (Bacen, Anefac, Serasa), vendas do varejo (PMC, Serasa, Fecomércio), etc.

12 ICF de Agosto de 2011 ICF 136,9 +1,9% Indicador Ago/11 Variação Mensal
Variação Anual Emprego Atual 141,3 +1,4% +4,7% Perspectiva Profissional 139,4 +0,8% +6,8% Renda Atual 149,2 +2,8% +3,2% Compra a Prazo 146,4 +2,5% +1,6% Nível de Consumo Atual 106,5 +0,6% -2,5% Perspectiva de Consumo 139,9 +4,2% -3,5% Momento para Duráveis 135,9 +4,6% +2,4% ICF 136,9 +1,9% Fonte: Pesquisa Direta CNC

13 PEIC: Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
Os dados são coletados em todas capitais e no DF junto a consumidores. Permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento. Dois cortes: Faixas de renda (até 10 SM e acima de 10 SM) e regiões. Indicadores: percentual de consumidores endividados (cheque pré-datado, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, prestações de carro e seguros); percentual de consumidores com contas em atraso (inadimplência); percentual de consumidores que não terão condições de pagar suas dívidas; tempo de atraso (entre as famílias inadimplentes) e tempo de comprometimento e parcela da renda comprometida com dívidas (entre as famílias endividadas). A pesquisa representa um importante indicador antecedente do consumo e do crédito.

14 Síntese dos Resultados
PEIC de Agosto de 2011 Síntese dos Resultados Indicador Ago/11 BRASIL Norte Nordeste Sudeste Centro-Oeste Sul Total de Endividados 62,5% 60,8% 69,6% 54,9% 64,1% 84,7% Dívidas ou Contas em Atrasos 24,4% 26,0% 28,8% 22,9% 16,0% 32,2% Não Terão Condições de Pagar 8,2% 9,6% 11,3% 5,9% 3,9% 6,6% Indicador Ago/10 BRASIL Norte Nordeste Sudeste Centro-Oeste Sul Total de Endividados 59,1% 60,8% 75,9% 51,2% 52,9% 65,2% Dívidas ou Contas em Atrasos 24,7% 32,9% 37,2% 18,2% 21,6% 31,8% Não Terão Condições de Pagar 8,8% 11,2% 11,8% 7,5% 9,0% 5,2% Fonte: Pesquisa Direta CNC

15 ICEC: Índice de Confiança do Empresário do Comércio
1º indicador mensal de expectativas empresariais do Brasil com tomadores de decisão das empresas de varejo. 2 portes de empresas (até 50 e acima de 50 empregados). Diversos ramos do varejo agrupados em 3 sub-setores: (duráveis, semiduráveis e não duráveis). Dados regionalizados. 6000 questionários mensais de nove questões aplicados em todas as capitais e no DF.

16 ICEC: Temas Abordados RESPOSTAS QUESTÕES Condições Correntes (P1 – P3)
P1 – Em comparação com o mesmo período do ano passado o Sr(a) diria que a economia brasileira: P2 – Em comparação com o mesmo período do ano passado o Sr(a) diria que as condições gerais do seu setor: P3 – Em comparação com o mesmo período do ano passado o Sr(a) diria que as condições gerais da sua empresa: Melhoraram Muito Melhoraram um Pouco Pioraram um Pouco Pioraram Muito Condições Futuras (P4 – P6) P4 – Qual a expectativa do Sr(a) para os próximos meses com relação à economia brasileira? P5 – Qual a expectativa do Sr(a) para os próximos meses com relação ao setor de atuação de sua empresa ? P6 - Qual a expectativa do Sr(a) para os próximos meses com relação ao desempenho de sua empresa ? Melhorar Muito Melhorar um Pouco Piorar um Pouco Piorar Muito Fonte: CNC

17 ICEC Ampliado: Temas Abordados
Nível de Investimento do Empresário do Comércio (P7 – P9) P7 – Com relação à contratação de empregados o Sr. Espera nos próximos meses: Aumentar muito o quadro de funcionários Aumentar um pouco o quadro de funcionários Reduzir um pouco o quadro de funcionários Reduzir muito o quadro de funcionários P8 – Em comparação com o mesmo período do ano passado o senhor classificaria o nível de investimentos de sua empresa como: Muito maior Um pouco maior Um pouco menor Muito menor P9 – Com relação ao nível de estoques de sua empresa o que havia sido programado e a velocidade de vendas efetiva, qual a situação atual dos estoques? Adequado Acima do adequado Abaixo do adequado Não Sabe / Não Respondeu Fonte: CNC

18 ICEC de Agosto de 2011 Composição do Índice ICEC 129,3 127,3 +1,6%
jul/11 Variação Mensal Condições Atuais do Empresário do Comércio 114,7 112,4 +2,1% Economia 107,7 104,4 +3,1% Setor 111,5 108,7 +2,5% Empresa 125,0 124,1 +0,7% Expectativas do Empresário do Comércio 159,7 157,6 +1,3% 150,2 148,0 +1,5% 160,0 156,7 168,8 168,0 +0,5% Investimentos do Empresário do Comércio 113,6 111,9 Expectativa de Contratação de Funcionários 128,4 125,9 +2,0% Nível de Investimento das Empresas 120,7 118,2 Situação Atual dos Estoques 91,7 91,6 +0,1% ICEC 129,3 127,3 +1,6% Fonte: Pesquisa Direta CNC

19 Conclusão O aquecimento do mercado de trabalho, a valorização da taxa de câmbio, a grande oferta de crédito e o controle da inflação permitiu o crescimento da economia interna ancorada na demanda doméstica nos últimos anos. Desse modo, além da sua enorme importância, os indicadores econômicos tornam-se ainda mais relevantes para o desenvolvimento da economia brasileira.

20 Obrigado!


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