A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENFERMOS E ENFERMIDADES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENFERMOS E ENFERMIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 ENFERMOS E ENFERMIDADES
DUPLO ETÉRICO CENTROS VITAIS ENFERMOS E ENFERMIDADES

2 (André Luiz, em Evolução em Dois Mundos)
Duplo etérico Considerando-se toda célula em ação por unidade viva, qual motor microscópico, em conexão com a usina mental, é claramente compreensível que todas as agregações celulares emitam radiações e que essas radiações se articulem, constituindo-se “tecidos de forças" (André Luiz, em Evolução em Dois Mundos)

3 “Tecidos de forças”

4 Todos os seres vivos se revestem de um “halo energético” que lhes correspondem à natureza.

5 (André Luiz – Evolução em dois mundos)
No homem essa projeção surge enriquecida e modificada pelos fatores do pensamento contínuo que modelam, em derredor da personalidade, o conhecido “corpo vital ou duplo etérico”. (André Luiz – Evolução em dois mundos)

6 Projeção do duplo etérico

7 O duplo etérico é um corpo fluídico, que se apresenta como uma duplicata energética do indivíduo, interpenetrando o seu corpo físico, ao mesmo tempo em que parece dele emergir. O duplo etérico emite uma emanação energética que se apresenta em forma de raias ou estrias que partem de toda a sua superfície. Ao conjunto dessas raias é que, geralmente, se denomina “aura interna”.

8 Aura = Aura interna + aura externa Corpo físico
Raias do duplo etérico ou aura interna Aura externa Duplo etérico Aura = Aura interna + aura externa Corpo físico

9 (Jorge Andréa - Psicologia Espírita Vol II )
O duplo etérico é a parte do perispírito mais grosseira e próxima do corpo. Reservatório de vitalidade, necessário, durante a vida física, à reposição de energias gastas ou perdidas. Com a desencarnação, essa estrutura se desintegra com a própria organização física. (Jorge Andréa - Psicologia Espírita Vol II )

10 Espírito encarnado Perispírito Duplo etérico Encarnado
Espírito Corpo Físico = Espírito Perispírito Duplo etérico Encarnado

11 Espírito desencarnado
Espírito = Corpo Físico Espírito Perispírito Duplo etérico Encarnado

12 Os nossos pensamentos que são produtos do espírito, interagem com o envoltório fluídico que nos cerca, produzido principalmente pelas emanações do duplo etérico. Assim são plasmadas as formas-pensamento, que adquirem uma espécie de “vida” própria.

13 Essas formas-pensamento – nossas criações mentais – são verdadeiros “pacotes fluídicos” que, a partir do momento em que se exteriorizam para o ambiente, ficam ao sabor das forças de atração e repulsão que regem os deslocamentos dos fluidos.

14

15 Sempre que, através dos nossos pensamentos e sentimentos, entramos em ressonância vibratória com um destes “pacotes”, ele é imediatamente atraído e, ao atingir-nos, será parcialmente, ou totalmente, assimilado pelo nosso organismo, produzindo, em nós, efeitos de conformidade com suas características vibratórias específicas: os bons causando bem-estar, os maus induzindo toda sorte de desequilíbrios.

16

17 Os Centros Vitais    Na superfície do “Duplo Etérico” podem ser observadas certas regiões características bem singulares. Elas são geralmente descritas como tendo a aparência de redemoinhos. São os chamados “Centros Vitais”. Seus diâmetros variam de caso a caso, mas de um modo geral medem de um a cinco centímetros. Apresentam, em sua superfície, altos e baixos, como uma onda. Lembram uma flor, sendo que o número de “pétalas” parece ser uma característica de cada centro.

18 Centros vitais – Localizações e representações
Coronário Frontal Laríngeo Cardíaco Esplênico Gástrico Genésico Duplo etérico Corpo físico

19 Os Centros Vitais - Vista de perfil
Coronário Frontal Laríngeo Cardíaco Esplênico Gástrico Genésico

20 Existem, também, no perispírito, estruturas semelhantes às do “Duplo Etérico”. Entre cada centro do duplo etérico e o seu correspondente no perispírito observa-se a existência de laços fluido-magnéticos permanentes que os interligam e que só se desligam com a morte do corpo físico. São esses laços que, juntos, formam o geralmente denominado cordão fluídico ou cordão prateado. O cordão fluídico é o elo entre o corpo físico e o perispírito.

21 Espírito + Perispírito Corpo físico + Duplo etérico
Centros Vitais Espírito + Perispírito Corpo físico + Duplo etérico

22 Cordão fluídico ou cordão prateado

23 É importante observar que existem, no corpo físico, plexos nervosos importantes nas regiões correspondentes aos centros vitais, exceção feita ao centro coronário e ao centro frontal.

24 Plexos Centros vitais Coronário Frontal Laríngeo Laríngeo Cardíaco
Esplênico Esplênico Gástrico Gástrico Genésico Genésico

25 Para o aplicador de passes é muito importante ter sempre em mente que os centros vitais captam energias, transferindo-as ao corpo físico e também que todos eles encontram-se em constante permuta energética entre si, fazendo com que qualquer desequilíbrio em um deles reflita-se automaticamente em todo o conjunto e, por conseqüência, em todo o corpo físico.

26 Centros vitais Energias Coronário Frontal Laríngeo Cardíaco Esplênico
Gástrico Genésico

27 Centro Coronário Localizado na parte superior da cabeça, mantendo relacionamento com os órgãos situados no interior do crânio, principalmente a epífise. Constitui-se no principal ponto de assimilação dos estímulos provenientes do plano espiritual. Ele coordena os funcionamentos dos demais centros e torna-se assim responsável pela estabilidade de todo o metabolismo orgânico, sendo ainda o mais significativo dos pontos de conexão entre o corpo físico e o perispírito.

28 Centro Frontal Localizado na região situada entre as sobrancelhas, atua sobre o córtex cerebral, com ação predominante sobre o funcionamento global do sistema nervoso. Exerce forte ação sobre a hipófise, controlando, por esse meio, todo o sistema endócrino. Está ligado às atividades intelectuais e à vidência mediúnica.

29 Centro laríngeo Localizado na região anterior do pescoço é ele que exerce controle sobre a respiração e fonação, estando também ligado ao mecanismo da audição. É um centro muito importante, pois a materialização das idéias através da palavra reforça, em muito, a precisão das formas que estão sendo plasmadas por ação do pensamento. Também tem ligações com a audição mediúnica.

30 Centro cardíaco Localizado na região do coração, dirige a emotividade e a distribuição das energias vitalizantes no organismo. Em virtude das tensões características do mundo moderno, e da dificuldade que ainda temos em controlar as nossas emoções, é hoje um dos centros que, no adulto, comumente apresenta desequilíbrios.

31 Centro esplênico Localizado na região anterior esquerda do organismo, onde se localiza a última costela, ele controla o equilíbrio hemático, sendo o principal elemento de captação das energias do plano espiritual, principalmente do fluido cósmico universal, daí sua grande influência sobre a vitalidade do indivíduo.

32 Centro gástrico Também conhecido como solar, está localizado um pouco acima do umbigo. Age fundamentalmente sobre os órgãos da digestão e apresenta, também, certa ligação com o estado emocional do indivíduo.

33 Centro genésico Também conhecido como sagrado, está localizado na região do baixo ventre. Suas energias agem sobre os órgãos ligados à reprodução, às atividades sexuais e ainda sobre os estímulos referentes ao trabalho intelectual.

34 Enfermos e enfermidades
Iremos investigar as causas fundamentais que dão origem às enfermidades do corpo e da mente e que são a fonte principal dos nossos sofrimentos e pesares.

35 O aplicador de passes responsável que tem como objetivo maior ajudar a restaurar o equilíbrio orgânico do paciente, deve dedicar-se ao estudo das situações que conduzem e influenciam tais desequilíbrios.

36 Bezerra de Menezes, no livro “Grilhões partidos”, revela-nos que “toda enfermidade, resguardada em qualquer nomenclatura, sempre resulta das conquistas negativas do passado espiritual de cada um.

37 Patologias fluídico-ambientais; Patologias obsessivas;
De conformidade com suas origens, as enfermidades humanas podem ser classificadas em três grandes grupos que são: Patologias fluídico-ambientais; Patologias obsessivas; Patologias cármicas.

38 Patologias fluídico-ambientais
Vivemos envoltos em emanações das mais variadas espécies e no nosso planeta predominam ainda os fluidos de qualidade inferior.

39 Em decorrência da absorção de fluidos deletérios ambientais é que, na grande maioria das vezes, desfaz-se a harmonia funcional relativa em que se mantém o nosso organismo, fenômeno que se exterioriza, geralmente, sob a forma de uma enfermidade qualquer. Quando isso ocorre estamos diante de um exemplo típico do a que chamamos “patologia fluídico-ambiental”.

40 A forma mais adequada de evitarmos problemas de ordem fluídica é procurarmos manter um padrão vibratório elevado, cultivando bons pensamentos. Assim procedendo, estaremos criando defesas contra patologias de origem ambiental.

41 Evitar ambientes fluidicamente poluídos é uma recomendação que se aplica a todos e principalmente aos aplicadores de passes, principalmente nos dias de trabalho assistencial.

42 Se deixarmos cair nosso padrão vibratório, captando fluidos indesejáveis, devemos recorrer aos mecanismos de limpeza fluídica ao nosso alcance, ou seja, o passe ( autopasse ) e a prece.

43 Patologias obsessivas
No decorrer das nossas reencarnações temos prejudicado vários companheiros de jornada, transformando-os em vítimas ou comparsas devido as nossas más ações e pensamentos. Após a morte do corpo físico, muitos desses companheiros, cheios de sentimentos de rancor, ódio e vingança, procuram o revide e, quando conseguem nos encontrar se transformam em “obsessores cármicos”.

44 Existem também os casos de “obsessão por afinidade”
Existem também os casos de “obsessão por afinidade”. Esta é a situação em que um espírito desencarnado, normalmente ainda muito ligado às coisas materiais, identifica em um encarnado inclinações e sentimentos semelhantes aos seus e se elege nosso companheiro.

45 Observam-se casos em que o espírito obsessor ignora completamente a sua própria condição de desencarnado. Não raro, apresenta ainda todas as sensações que experimentava por ocasião da morte física e, por isso mesmo ao se aproximar de um encarnado, transmiti-lhe os sintomas da enfermidade ou acidente que causou sua morte. É comum que o desequilíbrio se estenda a outras pessoas que convivam com ele.

46 Além dos prejuízos que a proximidade continuada de um espírito desencarnado pode causar, temos ainda um fator agravante, as emanações fluídicas de ódio, vingança, etc., emitidas pelo obsessor.

47 Nos processos obsessivos, o passe é um mecanismo de rearmonização de valor inestimável, embora sempre como terapia de natureza complementar.

48 Patologias cármicas Nas encarnações passadas e na atual temos utilizado nosso organismo de maneira imprópria, comprometendo o seu delicado equilíbrio funcional, chegando, muitas vezes, a provocar redução do tempo de permanência no plano físico.

49 É o caso do uso do álcool, do fumo, das drogas, dos excessos alimentares, etc. Em outras ocasiões o problema está vinculado a aspectos puramente comportamentais, como usamos nossas potencialidades e como tiramos proveito da posição ocupada na sociedade.

50 De um modo simplificado, os mecanismos de ação da “lei de causa e efeito”, podem ser expostos das seguintes formas:

51 Se o erro cometido tem sua causa ligada aos aspectos funcionais do organismo - suicídio, bebida, drogas, etc. – o efeito corretivo desencadeia-se de imediato, podendo ter continuidade após o desencarne, em razão de que lesionando-se o corpo físico, lesiona-se o corpo espiritual ( Perispírito ).

52 Se o erro cometido tem sua causa ligada aos aspectos morais o mecanismo corretivo é diferente, e nem sempre se inicia de imediato. Em tais casos o resgate cármico é desencadeado a partir da percepção do erro cometido, estando relacionado com sua capacidade de compreender as leis universais, isto é, sua evolução moral.

53 Em termos de assistência fluídica, para casos de enfermidade orgânica de origem cármica, tudo o que se pode fazer é aliviar suas manifestações.

54 Fim

55 Glossário: Córtex cerebral - Designação atribuída à região mais superficial do cérebro, conhecida também por massa cinzenta, onde se encontram os corpos celulares dos neurônios, que formam o tecido nervoso central; Deletério - Nocivo à saúde; prejudicial; venenoso; Epífise ( Pineal ) - Glândula de secreção interna. Esplênico - Relativo ao baço. Halo - Círculo luminoso que se observa em volta de seres e objetos; auréola; Hipófie ( Pituitária ) - Glândula endócrina situada na base do crânio Patologia - Estudo das doenças, seus sintomas e natureza das modificações que elas provocam no organismo. Timo - Glândula de secreção interna, situada na base do pescoço, ficando a sua maior parte atrás da parte superior do esterno, e que se desenvolve entre o nascimento e a puberdade, diminuindo depois muito gradualmente. Tireóide - Glândula de secreção interna, situada na parte anterior-superior da laringe; cartilagem que, à frente, protege a laringe

56 Há no organismo algumas glândulas das quais a função é essencial para a vida. São conhecidas pelo nome de "glândulas endócrinas" ou de secreção interna, porque as substâncias por elas elaboradas passam diretamente para o sangue. Estas glândulas não têm, portanto, um duto excretor, mas são os próprios vasos sangüíneos que, capilarizando-se nelas, recolhem as secreções. As glândulas de secreção interna ou endócrinas distinguem-se, assim, nitidamente, das glândulas de secreção externa, ditas exócrinas; estas últimas são, na verdade, dotadas de um ducto excretor e compreendem as glândulas do aparelho digestivo, como as glândulas salivares.

57 Bibliografia O Passe – Jacob Melo O Passe Espírita – Luiz Carlos de M. Gurgel Passe e Passista – Roque Jacintho Passes e Curas Espirituais – Wenefledo de Toledo Os Chakras – C. W. Leadbeater


Carregar ppt "ENFERMOS E ENFERMIDADES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google