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COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Brasília, 05 de abril de 2006.

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1 COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Brasília, 05 de abril de 2006

2 Programa da Reunião l Apresentação dos participantes l Conceitos e regras do Comitê Temático l Definição do objetivo e escopo do Comitê l Definição do Plano e Cronograma de Trabalho l Atribuições dos participantes l Agenda das Reuniões Comitê Rede de Competitividade

3 APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES

4 CONCEITOS SOBRE COMITÊ TEMÁTICO

5 Comitê Temático do MBC Os Comitês Temáticos do MBC são órgãos de assessoramento e apoio dos associados, Conselho Superior, Conselho das Partes Interessadas (ConPI) e Conselho Fiscal e podem ser criados por sugestão do ConPI e/ou Diretoria. Conceito Representantes das organizações associadas Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade Organizações convidadas Profissionais convidados que tenham reconhecido conhecimento no tema a ser tratado pelo Comitê

6 Comitê Temático do MBC O objetivo geral dos Comitês Temáticos é apresentar estudos, sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos ligados à competitividade e às estratégias do MBC que serão encaminhados pela Diretoria para decisão do Conselho Superior. Objetivo Geral

7 Disseminar os conceitos e princípios de interesse para a competitividade (micro, setorial e macro-econômico) Disseminar práticas eficazes de gestão e casos de sucesso na aplicação do modelo de excelência Estabelecer orientações e/ou explicitar posicionamento do MBC sobre temas ligados à qualidade, produtividade ou competitividade Possibilitar às organizações participantes do Comitê o aprimoramento das suas práticas de gestão Possibilitar às organizações participantes do Comitê o aprimoramento da sua competitividade Promover maior participação de membros e parceiros do MBC Comitê Temático do MBC Objetivos Específicos Genéricos

8 Formação de um grupo de trabalho, com propósitos específicos, coordenado e com temporalidade definida Publicação de um relatório, na forma de livro ou paper para documentar e disseminar os resultados e as conclusões do grupo de trabalho. Comitê Temático Resultados Esperados

9 CÓDIGO DE CONDUTA DO COMITÊ

10 Código de Conduta dos Comitês Estar preparado para contribuir Ter conhecimento Princípios Básicos Respeitar a diversidade organizacional e cultural Cooperar Estar disposto a contribuir Ter atitude Respeitar a confidencialidade das informações Manter as informações no âmbito do Comitê Comprometer-se com o plano de trabalho e resultados esperados

11 COMITÊ REDE DE COMPETITIVIDADE

12 Organizações Participantes ABGCFurnas AltusGerdau Banco do BrasilIEL / SC CFAMCT CNIMR Consultoria EletronorteSEBRAE / RS EMBRATELSERASA FIRJANSymnetics FNQ Comitê Rede de Competitividade

13 l Estudos preparatórios por temas pré-definidos - Preparação de textos de apoio e apresentações Reuniões presenciais - Um só participante por Organização - Designação de um Secretário para formalização das conclusões e preparação da ata das reuniões - Definição de equipes ad-hoc para realização de estudos e análises específicas Preparação de Relatórios - Definição de Relatores para preparação de minutas e elaboração de Relatórios Parciais - Preparação do Relatório Final do Comitê Metodologia de Trabalho

14 Comitê Rede de Competitividade Estruturar uma rede sobre competitividade abrangendo assuntos de interesses das Organizações e das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais e Regionais. Objetivo Inicial Estruturar uma rede sobre competitividade com informações e referências sobre temas e instituições que impactam a competitividade das empresas, dos setores (Cadeias e Arranjos Produtivos Locais e Regionais) e do País. Novo Objetivo?

15 Principais tópicos para estudo l Banco de dados sobre competitividade, incluindo cases de sucesso e indicadores de competitividade l Benchmarking l Fatores importantes para se alcançar à competitividade l Modelos que permitam a melhoria da competitividade no âmbito de cidades, estados e países l Troca de experiências entre as empresas l Mapeamento e cadastro das organizações no exterior que atuam no tema Competitividade l Mapeamento da rede brasileira no assunto competitividade, incluindo suas relações formais com organizações no exterior, quando aplicável (representação, contrato, parceria, etc). Tópicos para Discussão Recomendação inicial do MBC

16 l Qual a abrangência do termo Rede? l Os clientes são Setores, Fóruns de Programas Estaduais e Gestão Pública, instituições definidoras de políticas de impacto nacional? l Criar um nível de consciência sobre competitividade (falta de conhecimento sobre o assunto)? l Conceito sobre competitividade! Quais são os aspectos estruturais da competitividade? Fundamentos da Competitividade Considerar GCI do WEF, ICE l Quais são as fontes sobre informações / indicadores sobre competitividade setorial, nacional, geral, internacional? Redecomp, Abradee, FNQ, WEF, etc. l O nível individual da empresa (micro) não fará parte do escopo do trabalho? Novos Temas / Dúvidas

17 Cronograma de Trabalho AtividadeData Primeira Reunião do Comitê05/04/06 Segunda Reunião do Comitê26/05/06 Terceira Reunião do Comitê05/07/06 Quarta Reunião do Comitê25/08/06 Quinta Reunião do Comitê05/10/06 Sexta Reunião do Comitê01/12/06 Consolidação das conclusões do ComitêDezembro Preparação do Relatório do ComitêJaneiro Reunião para Validação do RelatórioFevereiro Apresentação das conclusões do Comitê ao MBCMarço Envio do Relatório Final do Comitê ao MBCMarço

18 l Mapa Estratégico da industria CNI – Simone l Pilares da Competitividade da ATKearney – Fábio l Projetos e estudos do MBC sobre o Tema - Fábio l Relatório do WEF 2005 – Competitividade Brasil - Tati l GCI (Pilares) – Ricardo l Conceito sobre competitividade do MBC – Fernando l Ativos de Competitividade levantados pelo Gera Ação – Tati l Doing Business in Brazil – Tati l Seminário de Melhores Práticas – Sistema Indústria – Simone l Programa Melhores Práticas para a Excelência Industrial – Priscila l Índice de Competitividade dos Estados – Ricardo l Estudo de Competitividade do BNDES – Simone l Índice de Sustentabilidade dos Países – Mateus l Outras sugestões de referências do MBC – Tati Insumos para o Comitê Envio dos documentos para Tati até 12/04 Disponibilização na Biblioteca do Comitê (Site MBC) até 14/04

19 l Petrobras l Vale do Rio Doce l Embraer l IPEA l Prefeitura de Porto Alegre (Secretario de P&G)? Prefeitura de Cuiabá (ambos como convidados via membros do Comitê) Sugestões de Novos Participantes

20 l Definição dos pilares da competitividade e as respectivas melhores práticas em cada pilar l Definição dos critérios para fazer parte da Rede (determinar componentes potenciais da Rede) l Mapeamento das entidades que têm como missão a promoção da competitividade internacional l Mapeamento da rede brasileira no assunto competitividade, incluindo suas relações formais com organizações no exterior, quando aplicável (representação, contrato, parceria, etc). l Mapeamento das fontes de informação comparativa: Entidades (Associações, Federações, Empresas, Órgãos Governamentais), Banco de Dados, Metodologias (FNQ), Grupos de Benchmarking l Definição de estratégias de divulgação da rede e mobilização dos envolvidos Atividades do Comitê

21 DEBATES E ENCERRAMENTO


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