A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico Fórum QPC 05 de julho de 2006 05 de julho de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Fórum QPC 05 de julho de 2006 05 de julho de 2006."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Fórum QPC 05 de julho de de julho de 2006

2 Planejamento e Gestão da Estratégia – Próximos Passos Tradução da Estratégia Definição dos Projetos Execução Acompa- nhamento e Controle FOCO DE HOJE PDCA

3 Agenda O plano O plano Execução Execução Próximos Passos Próximos Passos

4 Agenda O Plano O Plano Execução Execução Próximos Passos Próximos Passos

5 Missão : Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão : Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Buscar parcerias e estabelecer redes Estimular cooperação e integração entre os programas Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Sistematizar processos internos Captar e aplicar recursos de forma eficiente Garantir sustentabilidade financeira Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Estimular o fortalecimento dos programas existentes Crescimento / Consolidação Relacionamento ConteúdoGestão Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Estimular voluntariado Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Promover o uso de tecnologias de gestão

6 Missão : Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão : Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Buscar parcerias e estabelecer redes Estimular cooperação e integração entre os programas Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Sistematizar processos internos Captar e aplicar recursos de forma eficiente Garantir sustentabilidade financeira Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Estimular o fortalecimento dos programas existentes Crescimento / Consolidação Relacionamento ConteúdoGestão Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Estimular voluntariado Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Promover o uso de tecnologias de gestão

7 Macro-plano inicial

8 Agenda O Plano O Plano Execução Execução Próximos Passos Próximos Passos

9 Macro-plano Em andamento / Replanejado Em andamento Não iniciado Iniciado / Atrasado Encaminhado Não iniciado

10 Macro-plano

11 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: STATUS DAS EXECUÇÕES DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 2 trimestres tbd 01 EQUIPE: NOME DO PROJETO REALIZAÇÃO DOS FÓRUM QPC PADRINHO: Indicador Prazo Criar condições para a expansão da participação dos Estados/Setores e Movimentos da qualidade nacional no Fórum QPC, objetivando aumentar a representatividade do Fórum, fortalecendo a troca das experiências e aproximação entre os diversos Programas instalados no Brasil Presença média nos fóruns 1. Definição da agenda de encontros do Fórum QPC para 2006 (data e local) 2. Mapeamento dos movimentos participantes (atuais e desejados) 3. Entendimento / levantamento das principais barreiras à participação de todos 4. Planejamento de ações para sobrepor as barreiras mapeadas 5. Executar e acompanhar os planos (exemplo o caso do patrocínio das passagens). Realização dos 05 Fóruns QPC programados para 2006, com no mínimo 15 Programas representados em cada encontro. Helder, Bergamini, Gustavo, Salete, Marcel, Maria Elisa, Afonso, Alvaro, Pierry, Abasolo 1.Agenda definida. 2.Mapeamento realizado (pendente identificar os movimentos setoriais). 3.Identificação do custo como a principal barreira para a participação de todos. 4.Plano de conseguir o patrocínio junto às cias. aéreas não teve sucesso. Próximos passos: Ficou decidido a busca por novos parceiros. O projeto foi estendido em 1 trimestre e pode ser alavancado pelo Plano de Marketing

12 Macro-plano

13 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 1 trimestre 02 Noé(PR), Álvaro (BA),Gazzaneo (FIESP), Luciana (SC), Abasolo (SP) NOME DO PROJETO CURSOS – CAPACITAÇÃO DOS GESTORES DOS PESQPC Indicador Prazo Eventos que objetivam disseminar uma metodologia junto aos dirigentes e técnicos voltados à questão da qualidade, com um conteúdo programático focado em alinhar conceitos de gestão de negócios e o gerenciamento para a qualidade, com base nos critérios do PNQ. - Quantidade de cursos realizados 1.Definir conteúdo programático a ser divulgado; 2.Montar cronograma do curso e definir os focos para mobilização e adesão; 3.Desenvolver fornecedores / parceiros para a realização dos cursos; 4.Desenvolver roteiro / manual para a realização dos cursos; 5.Acompanhar a realização dos cursos e avaliar os seus resultados. - Realização dos 5 cursos programados 200 pessoas treinadas EQUIPE: MBC PADRINHO: tbd STATUS DAS EXECUÇÕES 1.Coordenação junto ao MBC; 2.As atividades estão em andamento de acordo com o planejado. 3.Previsão de implementação para Agosto

14 Macro-plano

15 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 4 trimestres 03 MBC + Noé(PR), Álvaro (BA), Gazzaneo (FIESP), Luciana (SC), Abasolo (SP) NOME DO PROJETO CRIAÇÃO DE UMA REDE DE CONEXÃO DOS PROGRAMAS ESTADUAIS E SETSETORIAIS DE QPC Indicador Prazo Implementar uma ferramenta via web, que facilite o desenvolvimento, a troca de experiência entre os PES, dê visibilidade aos PES e suas práticas, servindo de uso da sociedade como forma de se aproximar dos PES, conhecer e trocar conhecimentos, em especial no meio acadêmico. Na implementação desse recurso, o MBC apoiará os PES com sua infra- estrutura. -Cronograma de implementação 1.Definição do escopo do modelo do web site a ser implantado 2.Desenvolvimento do web site 3.Implementação de conteúdo do web site 4.Treinamento dos PES no uso da ferramenta 5.Apoio na atualização e manutenção da ferramenta (constante) 6.Alocação de recursos técnicos aos PES (computador) - Implantação do web site com conteúdo de pelo menos 20 PES - Alocação de recurso técnico (computador) em pelo menos 20 PES EQUIPE: PADRINHO: tbd STATUS DAS EXECUÇÕES 1.Coordenação junto ao MBC; 2.Os itens de 1 a 3 estão em andamento de acordo com o planejado; 3.Previsão de implementação para Agosto.

16 Macro-plano

17 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 2 trimestres 04 NOME DO PROJETO DESENVOLVER UM PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Indicadores Prazo Desenvolver um plano de comunicação e marketing que possa alavancar os programas, assim como os prêmios, nacional, estadual e setorialmente. - Número de aparições dos programas na mídia 1.Definir os objetivos e estratégias, nacional,estadual e setorial para balizar a elaboração do plano de comunicação e marketing; 2.Desenvolver / planejar as principais linhas de ação para do plano de Comunicação e Marketing; 3.Negociar com os possíveis fornecedores (criar rede de Assessorias de Imprensa aos Programas); 4.Consolidar e validar o plano de comunicação e marketing. - Apresentação do plano de Comunicação e Marketing e responsáveis pela execução tbd EQUIPE: PADRINHO: STATUS DAS EXECUÇÕES 1.Projeto ainda não iniciado; 2.Necessidade de identificação de um parceiro para apoiar na execução das atividades aqui relacionadas.

18 Macro-plano

19 NOME DO PROJETO ESTIMULAR INTERCÂMBIO / PARCERIA ENTRE OS EXAMINADORES DE DIFERENTES ESTADOS E SETORES AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 1 trimestre 05 Indicador Prazo Desenvolver estratégia para promover o intercâmbio de examinadores entre os Estados e Setores. - Número de examinadores participantes do processo 1.Mapear as demandas e restrições dos estados; 2.Mapear oportunidades de intercâmbio de examinadores; 3.Analisar os desafios / barreiras / custos para a realização destas ações; 4.Desenvolver planos para a execução dessas ações; 5.Analisar o conjunto e priorizar; 6.Construir / consolidar um plano de ações. - Apresentação do plano de intercâmbio EQUIPE: PADRINHO: tbd STATUS DAS EXECUÇÕES 1.Atividades já iniciada e sendo executadas em parceria com o FNQ; 2.Necessidade de buscar maior articulação; 3.Previsão de atraso de 1 trimestre.

20 Macro-plano

21 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: Fazer uma avaliação do conjunto de Programas e Movimentos da qualidade existentes no Brasil, estabelecendo-se os seus níveis de maturidade enquanto resultados, grau de evolução e metas atingidas, visando conceituá-las para uma ação de reconhecimento. INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 2 trimestres 07 MBC + FNQ + Luciana (SC) e Abasolo (SP) NOME DO PROJETO PESQUISA DO GRAU DE MATURIDADE DOS PESQPC Indicadores Prazo - Número de PESQPC avaliados 1.Montar o modelo de avaliação da maturidade dos PES 2.Aplicar a avaliação nos PES existentes 3.Reunir e analisar as avaliações recebidas 4.Realizar visita a pelo menos 10 Estados para sanar dúvidas e buscar evidências de informações não precisas na avaliação 5.Definir a maturidade dos PES que responderam ao levantamento das informações 6.Divulgar resultados - Realizar a avaliação em pelo menos 20 PESQPC. EQUIPE: PADRINHO: tbd STATUS DAS EXECUÇÕES Foram realizadas duas atividades (em parceria com o MBC e GerAção, que serão apresentadas em detalhe mais adiante, que são preparatórias à este projeto: 1.Levantamento de Informações; 2.Levantamento de ativos. Os levantamentos 1 e 2 serão base para definir o instrumento de avaliação

22 Macro-plano

23 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: Consolidação dos programas estaduais e desenvolvimento dos programas setoriais INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 4 trimestres 08 Marcel, Maria Elisa e Afonso NOME DO PROJETO PLANO DE FORTALECIMENTO E CRIAÇÃO DE NOVOS PESQPC Indicadores Prazo - Número de programas estabelecidos 1.Analisar o status de cada um dos programas; 2.Preparar manuais, cartilhas e roteiros para a implementação e desenvolvimento regional/setorial dos programas; 3.Planejar a ação necessária em cada um dos programas; 4.Validar o planejamento com os respectivos líderes; 5.Acompanhar a execução. EQUIPE: PADRINHO: tbd - Manual / cartilha produzida; - Plano de consolidação / desenvolvimento entregue STATUS DAS EXECUÇÕES Foram realizadas duas atividades (em parceria com o MBC e GerAção, que serão apresentadas em detalhe mais adiante, que são preparatórias à este projeto: 1.Levantamento de Informações; 2.Levantamento de ativos. Termo de referência sendo gerado com o auxílio do MBC

24 Macro-plano

25 AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 1 trimestre 09 NOME DO PROJETO PALESTRAS COM LIDERANÇAS DE ESTADOS ESCOLHIDOS Indicador Prazo Eventos que objetivam disseminar uma metodologia junto aos dirigentes e técnicos voltados à questão da qualidade, com um conteúdo programático focado em alinhar conceitos de gestão de negócios e o gerenciamento para a qualidade, com base nos critérios do PNQ. - Número médio de participantes por palestras 1.Analisar a demanda de cada uma das regiões e definir estratégias/foco/objetivos específicos com cada um dos líderes; 2.Montar cronograma de palestras e definir os focos para mobilização e adesão; 3.Desenvolver o conteúdo das palestras; 4.Desenvolver os fornecedores / palestrantes; 5.Realizar uma palestra; 6.Desenvolver manual de realização de palestras. - Realização das 5 palestras programadas 200 lideranças participantes EQUIPE: PADRINHO: tbd STATUS DAS EXECUÇÕES 1.Projeto já encaminhado; 2.Planejamento e reestruturação das atividades do Presidente para que consiga dedicar mais tempo em visitas aos estados com a realização de reuniões técnicas.

26 Macro-plano

27 NOME DO PROJETO SISTEMATIZAR OS PROCESSOS DO FÓRUM AÇÕES PROPOSTAS / PRAZOS: OBJETIVO: INDICADORES DE CONCLUSÃO DO PROJETO: DATA DE CONCLUSÃO DO PROJETO 1 trimestre 11 Indicadores Prazo Mapear e documentar os processos que dão apoio à estrutura do fórum de forma a buscar uma otimização (oportunidades de melhoria) dos mesmos, assim como perenizá-los, dando maior sustentabilidade para o movimento - processos documentados 1.Mapear / documentar os processos existentes; 2.Analisar oportunidades de melhoria; 3.Validar as melhorias; 4.Desenvolver plano de implementação; 5.Ajustar o mapeamento dos processos; 6.Documentar e disseminar. - Processos documentados EQUIPE: PADRINHO: tbd STATUS DAS EXECUÇÕES 1.Postergado em 1 Trimestre

28 Agenda O Plano O Plano Execução Execução Próximos Passos Próximos Passos

29 Planejamento e Gestão da Estratégia – Próximos Passos Tradução da Estratégia Definição dos Projetos Execução Acompa- nhamento e Controle FOCO DE HOJE PDCA


Carregar ppt "Planejamento Estratégico Fórum QPC 05 de julho de 2006 05 de julho de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google