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A Construção do Método de Avaliação Estratégica do Governo de Sergipe

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Apresentação em tema: "A Construção do Método de Avaliação Estratégica do Governo de Sergipe"— Transcrição da apresentação:

1 A Construção do Método de Avaliação Estratégica do Governo de Sergipe
Brasília/DF, 08 de maio de 2009. II CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA

2 A construção do PE do Governo de SE
Roteiro 1 Apresentação 2 A construção do PE do Governo de SE 3 A construção da metodologia de avaliação 4 Conclusões 2 2

3 Roteiro 1 Apresentação 3 3

4 OBJETIVOS DO TRABALHO Resgatar a experiência da construção e aplicação de uma metodologia de avaliação da aderência das organizações públicas estaduais ao Planejamento Estratégico do Governo de Sergipe. Servir de aprendizado. Servir como base para outras avaliações da Gestão Pública, com as adaptações que se fizerem necessárias. Aperfeiçoar a gestão pública no sentido de promover melhores condições de vida para a população.

5 Lúcia Fálcon Guilherme Rebouças Paulo Valladares Autores do trabalho
Secretária Seplan/SE Guilherme Rebouças Ex.Secretário Adj. Seplan/SE Sudene Paulo Valladares Petrobras Autores do trabalho Marcel Fortes Petrobras MCS

6 O ESTADO DE SERGIPE ÁREA: 22.050 KM2 POPULAÇÃO: 1.967.791 HAB
75 MUNICÍPIOS Fonte: IBGE

7 A construção do PE do Governo de SE
Roteiro 2 A construção do PE do Governo de SE 7 7

8 Plano de Desenvolvimento de Sergipe DESENVOLVER-SE
Um pacto entre o Governo do Estado e a Sociedade, entre o público e o privado ( ) DESENVOLVER-SE INVESTIMENTOS PÚBLICOS (PPA) INVESTIMENTOS PRIVADOS PLANO ESTRATÉGICO + PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

9 Planejamento Estratégico
Programa de Campanha; Diagnóstico das concentrações estaduais – renda, espacial de riqueza e base produtiva; Reuniões com Secretários com análise prospectiva do ambiente de governo para 4 anos e definição da Missão/Visão/Valores; Definição de metodologia de desdobramento e aplicação em cada secretaria.

10 MISSÃO DO GOVERNO DE SERGIPE
“Com base na ética, transparência e participação popular, promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, utilizando as potencialidades regionais como instrumento de superação das desigualdades”

11 Visão de Futuro 2010 “Sergipe será reconhecido como um Estado que promoveu a inclusão social e reduziu as desigualdades territoriais mediante uma nova cultura democrática e participativa de gestão pública, a garantia do acesso universal aos serviços públicos, o apoio afirmativo às populações com necessidades diferenciadas e um novo modelo de desenvolvimento sustentável”

12 VALORES Participação Popular; Sustentabilidade do Plano;
Transparência; Ética; Prevalência do Interesse Público; Gestão Pública de Qualidade; Integração de Políticas; Inclusão Social.

13 Eixos e Diretrizes Estratégicas do Plano Estratégico do Governo de Sergipe 2007-2010
Resumo: 2 Eixos/8 Diretrizes e 40 Projetos

14 Planejamento territorial participativo IDENTIDADE TERRITORIAL
Econômico- Produtiva Ambiental Social IDENTIDADE TERRITORIAL Político- Institucional Cultural

15 Territórios de Planejamento do Desenvolvimento
Planejamento territorial participativo Territórios de Planejamento do Desenvolvimento

16 3 CONFERÊNCIAS ESTADUAIS
Mobilização Social em torno de 25 mil pessoas 75 CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS 8 CONFERÊNCIAS TERRITORIAIS 3 CONFERÊNCIAS ESTADUAIS

17 Planejamento territorial participativo
3 CONFERÊNCIAS ESTADUAIS 8 CONFERÊNCIAS TERRITORIAIS 75 CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS Levantamento das demandas locais e Eleição dos delegados PRODUTO Levantamento das demandas territoriais e estadual PRODUTO Negociação do PPA com os delegados: ações e programas de governo definidos e prestação de contas PRODUTOS

18 INVESTIMENTOS PÚBLICOS PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
O que é o Plano de Desenvolvimento Econômico de Sergipe – DESENVOLVER-SE? Um pacto entre o Governo do Estado e a Sociedade, entre o público e o privado DESENVOLVER-SE INVESTIMENTOS PÚBLICOS (PPA) INVESTIMENTOS PRIVADOS PLANO ESTRATÉGICO + PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

19 A construção da metodologia de avaliação
Roteiro A construção da metodologia de avaliação 3 19 19

20 RODANDO O PDCA Necessidade: verificar o grau de aderência das ações governamentais com o planejamento estratégico.

21 II CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA
Antes da avaliação Quem avaliaria? Que método seria utilizado? Como preparar as instituições para fazerem a auto-avaliação? PARCERIA COM O MOVIMENTO COMPETITIVO SERGIPE: ARTICULAÇÃO COM ENTIDADES DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO II CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA 6, 7 E 8 DE MAIO DE 2009 – CENTRO DE CONVENÇÕES ULISSES GUIMARÃES – BRASÍLIA/DF

22 5 ENTIDADES-REFERÊNCIAS EM GESTÃO:
Antes da avaliação 5 ENTIDADES-REFERÊNCIAS EM GESTÃO: FNQ – FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE FÓRUM QPC – FÓRUM NACIONAL DOS PROGRAMAS ESTADUAIS DE QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE MBC – MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO GESPÚBLICA – PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO; GRUPO GERA AÇÃO – PETROBRAS;

23 Rede Nacional Brasileira de QPC
Gera Ação Fórum QPC ABNT INMETRO Certificadoras Consultorias Fundações ABQP UBQ CIC ONA ... FÓRUM DE COMPETITIVIDADE MDIC Gespública RO AP ES GO RR PROMINP MME FNQ MG TO AC AM RJ DF MT PA REDE BRASIL DE TECNOLOGIA MCT SC SP MS CE SEBRAE FIRJAN FIESP FIERGS FINEP SENAC ONIP ... RS BA PE MA Previdência Privada SE PR AL PI GRUPO COOPERATIVO DAS ESTATAIS Saneamento Básico PB RN Transporte Urbano MBC TERCEIRO SETOR ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS 23 MERCADO SOCIEDADE LEGISLAÇÃO 23

24 Antes da Avaliação Foi instituída a Governança para acompanhamento do processo, composta de três Comitês: Comitê de Governança (com os líderes das 5 entidades: IRANI VARELLA, MICHAL GARTENKRAUT, LUIZ PIERRY, CLAUDIO GASTAL e MARIANA MEIRELLES); Comitê de Preparação (Secretarias de Estado do Planejamento, Casa Civil, Administração e Movimento Competitivo Sergipe); Comitê de Avaliação (examinadores Seniores selecionados e disponibilizados pelas cinco entidades).

25 Antes da avaliação Preparação do Plano de Ação / Plano de Avaliação e Programa de Visitas; Definição do escopo; Definição do documento de referência; Estabelecimento de um novo padrão de avaliação, diante da inexistência de um Relatório de Gestão, para embasar o processo; Definição das estratégias de avaliação; Análise Documental; Elaboração do Questionário de Avaliação.

26 Antes da avaliação Instrumento para Avaliação da Gestão Pública – 1000 pontos, com 8 Critérios de Excelência (Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados) Ênfase na administração estratégica, considerando os Critérios 1 (Liderança), 2 (Estratégias e Planos), 4.3 (Políticas Públicas) e 8 (Resultados).

27 Durante a avaliação REUNIÃO DE ABERTURA NO PALÁCIO DO GOVERNO;
REUNIÕES DIÁRIAS DA EQUIPE DE AVALIAÇÃO PARA APURAÇÃO DOS RESULTADOS; APERFEIÇOAMENTO DA ABORDAGEM NAS ENTREVISTAS; CONSOLIDAÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS BÁSICOS PARA GARANTIR O AGRUPAMENTO DAS INFORMAÇÕES; PARTICIPAÇÃO DOS TITULARES DAS SECRETARIAS E DIRIGENTES DE ÓRGÃOS NAS ENTREVISTAS, DADO O FOCO NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS.

28 Durante a avaliação 7 a 11 de abril de 2008;
19 Unidades Organizacionais do Estado foram visitadas; Coordenação da equipe de Avaliação: Paulo Sérgio Valladares (Grupo Gera Ação - Petrobras); A equipe atuou sob orientação do Código de Ética da FNQ; Atuação dos Avaliadores em Duplas (as duplas eram formadas por integrantes de Instituições Distintas).

29 Após a avaliação Relatório da Avaliação desenvolvido pelo Comitê de Avaliação, legitimado pelo Comitê de Governança, com identificação dos pontos fortes e oportunidades de melhorias da gestão estadual; Plano de ação com horizontes de curto, médio e longo prazo.

30 Após a avaliação O diagnóstico da avaliação contribuiu para a revisão do Plano Estratégico e do Plano Plurianual de Ações , atualmente em curso no Governo do Estado de Sergipe. Elaboração de Plano de Melhoria Gerencial da Administração com base em 5 perspectivas vitais da gestão pública: Estratégica Matriz Gerencial de Receitas e Despesas Avaliação e melhoria da gestão Transparência Processos

31 Roteiro Conclusões 4 31 31

32 INOVAÇÕES IDENTIFICADAS
Permitiu visualizar o Governo como uma única organização, a despeito da pluralidade de suas partes; Construção de um Questionário específico, adaptação do MEG-P; O arranjo institucional das cinco entidades para viabilizar essa experiência em gestão pública; TODO O PROCESSO FOI REALIZADO SEM CUSTOS PARA O ERÁRIO PÚBLICO. A inovação na cultura de gestão do Estado (Gestão na Agenda política estadual).

33 DEPOIMENTO DO LÍDER DO COMITÊ DE GOVERNANÇA
“Tenho participado de reuniões em vários estados do Brasil, e a gestão do Estado de Sergipe não deixa a desejar para nenhum outro Estado do País, buscando a sustentabilidade daquilo que objetivamente está sendo desenvolvido.” Irani Varela, Grupo Gera Ação - Petrobras

34 "É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE QUEBRAR UM PARADIGMA".
REFLEXÕES "É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE QUEBRAR UM PARADIGMA". Albert Einstein

35 CORRENTE DO BEM “Você faz um favor que realmente ajuda alguém e diz para ele ou ela não pagar de volta, mas passar adiante para três pessoas que, em troca devem passar para mais três – e sem parar em uma abundância global de generosidade e decência”. Catherine Ryan Hide. Filme “A corrente do Bem”. EUA: Warner Bros Pictures, 2000.

36 MARCEL MENEZES FORTES Obrigado! marcel@petrobras.com.br
Engenheiro Sênior da Petrobras – Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente Executivo do Movimento Competitivo Sergipe Secretário Geral do Fórum Nacional de Programas Estaduais e Setoriais de QPC Autor da foto: Desconhecido


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