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A sexualidade na história sob a perspectiva da religião.

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Apresentação em tema: "A sexualidade na história sob a perspectiva da religião."— Transcrição da apresentação:

1 A sexualidade na história sob a perspectiva da religião.

2 A Igreja diz: O corpo é uma culpa. A Igreja diz: O corpo é uma culpa. A Ciência diz: O corpo é uma máquina. A Ciência diz: O corpo é uma máquina. A publicidade diz: O corpo é um negócio. A publicidade diz: O corpo é um negócio. O corpo diz: Eu sou uma festa. O corpo diz: Eu sou uma festa. (Eduardo Galeano)

3 APRESENTAÇÃO A religião tem para os seres humanos uma importância significativa. Seja qual for a religião, não podemos ignorar que ela tem exercido forte influência sobre o comportamento e conseqüentemente, sobre a sexualidade humana. A religião tem para os seres humanos uma importância significativa. Seja qual for a religião, não podemos ignorar que ela tem exercido forte influência sobre o comportamento e conseqüentemente, sobre a sexualidade humana.

4 Religião e sexualidade A religião em relação à sexualidade tem sido um instrumento ideológico e político- social, de forma que tem orientado os indivíduos para uma moral, na maioria das vezes, negando sua sexualidade. A religião em relação à sexualidade tem sido um instrumento ideológico e político- social, de forma que tem orientado os indivíduos para uma moral, na maioria das vezes, negando sua sexualidade.

5 RELIGIÃO E SEXUALIDADE: UMA VIAGEM NA HISTÓRIA E NA FILOSOFIA

6 Taoísmo, Budismo e Confucionismo Yin Yang: São dois aspectos da força primordial que governa o universo. Yin Yang: São dois aspectos da força primordial que governa o universo. Yin é tudo que receptivo, o recanto, acolhedor, a sombra, o feminino e frio. Yin é tudo que receptivo, o recanto, acolhedor, a sombra, o feminino e frio. Yang tem poder de expansão, luz, verão, duro, calor, masculino. Yang tem poder de expansão, luz, verão, duro, calor, masculino. Yin e Yang não são forças conflitantes, mas sim complementares: uma depende da outra. Yin e Yang não são forças conflitantes, mas sim complementares: uma depende da outra. Não se pode ver a chama ou a luz, sem que haja escuro ou sombra. Não se pode ver a chama ou a luz, sem que haja escuro ou sombra.

7 Taoísmo, Budismo e Confucionismo As religiões e filosofias orientais baseiam-se sempre no equilíbrio e complementaridade entre princípios opostos, simbolizados principalmente pelo As religiões e filosofias orientais baseiam-se sempre no equilíbrio e complementaridade entre princípios opostos, simbolizados principalmente pelo "feminino" (yin) e "masculino" (yang).

8 Taoísmo, Budismo e Confucionismo As mulheres têm um inexaurível suprimento de Yin enquanto o homem tem uma limitada quantidade de Yang. Isso pode ser compensado no ato sexual: o homem retardando o orgasmo e proporcionando o máximo de prazer à mulher em múltiplos orgasmos, absorve grande parte da energia Yin de sua companheira. As mulheres têm um inexaurível suprimento de Yin enquanto o homem tem uma limitada quantidade de Yang. Isso pode ser compensado no ato sexual: o homem retardando o orgasmo e proporcionando o máximo de prazer à mulher em múltiplos orgasmos, absorve grande parte da energia Yin de sua companheira.

9 Taoísmo, Budismo e Confucionismo Os chineses descobriram o equilíbrio através da natureza e aplicaram em todas as áreas da sua vida inclusive na sexualidade... Os chineses descobriram o equilíbrio através da natureza e aplicaram em todas as áreas da sua vida inclusive na sexualidade...

10 Taoísmo, Budismo e Confucionismo Desde os tempos remotos a expressão chinesa para o ato do sexo era Nuvens e chuva esta metáfora descrevia os céus e a terra a fazerem amor e representava a ordem perfeita. Desde os tempos remotos a expressão chinesa para o ato do sexo era Nuvens e chuva esta metáfora descrevia os céus e a terra a fazerem amor e representava a ordem perfeita.

11 Os gregos Os gregos surgem como os mais liberais, porém esta liberdade está associada a algo natural e não necessariamente libertino. Os gregos surgem como os mais liberais, porém esta liberdade está associada a algo natural e não necessariamente libertino. Consideravam a atividade sexual, tão profundamente ancorada na natureza e de maneira tão natural, não poderia ser considerada má. (Foucault, p.47) Consideravam a atividade sexual, tão profundamente ancorada na natureza e de maneira tão natural, não poderia ser considerada má. (Foucault, p.47)

12 Os gregos O sexo era natural, divino e sempre era realizado como forma de adoração. Não era descriminado e o senso de pudor não existia porque não havia o não-divino na sexualidade grega. (Crowley e Ligvori,2008)

13 Os gregos Aceitavam a sexualidade sem uma imposição moralista, porém o prazer devia ser regrado, como diz Aristóteles: é preciso que a faculdade de desejar obedeça à razão como a criança aos mandamentos de seu mestre. (Foucault p.48) Aceitavam a sexualidade sem uma imposição moralista, porém o prazer devia ser regrado, como diz Aristóteles: é preciso que a faculdade de desejar obedeça à razão como a criança aos mandamentos de seu mestre. (Foucault p.48)

14 Os gregos Também aparece a idéia de sexo associado á procriação e aí se apresenta a dimensão espiritual da sexualidade associado a polis. Também aparece a idéia de sexo associado á procriação e aí se apresenta a dimensão espiritual da sexualidade associado a polis.

15 Os gregos Platão insiste no fato de que: Platão insiste no fato de que: Tanto um como o outro esposo devem ter em mente (dianoisthai) que eles devem dar à cidade as crianças mais belas e melhores possíveis. Tanto um como o outro esposo devem ter em mente (dianoisthai) que eles devem dar à cidade as crianças mais belas e melhores possíveis.

16 Os gregos Eles devem pensar nessa tarefa intensamente em função do princípio de que os homens são bem sucedidos naquilo que empreendem quando refletem e aplicam seu espírito ao que fazem, ao passo que fracassam se não aplicarem seu espírito ou se não o possuírem. (Foucault, p.112) Eles devem pensar nessa tarefa intensamente em função do princípio de que os homens são bem sucedidos naquilo que empreendem quando refletem e aplicam seu espírito ao que fazem, ao passo que fracassam se não aplicarem seu espírito ou se não o possuírem. (Foucault, p.112)

17 Os gregos Em relação á mesma idéia pode- se lembrar o que se encontra nos Problemas do pseudo-Aristóteles: Em relação á mesma idéia pode- se lembrar o que se encontra nos Problemas do pseudo-Aristóteles: Se acontece tão freqüentemente de os filhos dos humanos não parecerem com seus pais é que estes – no momento do ato sexual – têm a alma agitada de vários modos em vez de só pensar no que fazem nesse instante. (Foucault, p.113) Se acontece tão freqüentemente de os filhos dos humanos não parecerem com seus pais é que estes – no momento do ato sexual – têm a alma agitada de vários modos em vez de só pensar no que fazem nesse instante. (Foucault, p.113)

18 Filosofia Pós-socrática Estoicismo para o qual o fim supremo do homem é a virtude, como meio para a felicidade, que é a felicidade da quietude, onde a paixão é substancialmente má, porquanto perturba a quietude da alma; Estoicismo para o qual o fim supremo do homem é a virtude, como meio para a felicidade, que é a felicidade da quietude, onde a paixão é substancialmente má, porquanto perturba a quietude da alma;

19 Filosofia Pós-socrática O sábio estóico, nas suas relações sexuais, deve despir-se de qualquer emoção, porque se trata de um ato físico e instintivo assim entendido racionalmente. O próprio casamento passa a ser questionado ao colocar-se a questão do prazer carnal no ato conjugal. Uma das mais fortes conseqüências disto foi à valorização do celibato.

20 Filosofia Pós-socrática Epicurismo que busca controlar os objetos do desejo. Aquele que conseguir fazê-lo desfrutará de uma deliciosa ataraxia (ausência de perturbação). Epicurismo que busca controlar os objetos do desejo. Aquele que conseguir fazê-lo desfrutará de uma deliciosa ataraxia (ausência de perturbação).

21 IDADE MÉDIA A sexualidade continua ocupando um papel importante nos hábitos sociais, mudando-se apenas sua conotação, fala- se agora da repressão da sexualidade.

22 IDADE MÉDIA A ética medieval se fundamenta a partir da seguinte concepção metafísica: A ética medieval se fundamenta a partir da seguinte concepção metafísica: Deus criador. Deus criador. Verdade revelada (plano de Deus). Verdade revelada (plano de Deus). Mandamentos de Deus. Mandamentos de Deus. Desobediência é igual a pecado. Desobediência é igual a pecado. Homem pecador deve buscar a salvação. Homem pecador deve buscar a salvação. O sobrenatural tem primazia sobre o natural. O sobrenatural tem primazia sobre o natural.

23 Agostinho ( D.C.) Justificação filosófica da fé Justificação filosófica da fé A moral é teísta cristã logo transcendente ascética. A moral é teísta cristã logo transcendente ascética.

24 IDADE MÉDIA Como a sexualidade está no âmbito material é, portanto fonte de pecado e deve-se ficar afastado de suas tentações. É necessário levar uma vida simples e afastada dos prazeres e desejos.

25 IDADE MÉDIA O problema da nova fé era em relação ao casamento: como conseguir manter um dos princípios básicos do cristianismo aceitos na forma do "crescei e multiplicai- vos" sem considerar a atração ou o prazer sexual? Pg 08

26 Idade Média Ainda segundo Santo Agostinho No encontro de dois corpos e pela penetração através do contato genital, Agostinho encontrou a explicação para a maneira pela qual o pecado original nos foi transmitido. Assim, para Agostinho a relação sexual ou mais precisamente o prazer sexual, é o que transmite o pecado original continuamente de geração em geração. (Heinemann,1995, p.90, apud Nascimento)22.

27 Idade Média Jesus veio ao mundo através de uma santa e milagrosa exceção, que fez do ventre de Maria, um habitat sagrado não contaminado pelo sêmen dos descendentes de Adão. Por isso, Jesus também é o redentor da nossa humanidade, pois estaria livre em seu Ser, de ter sido contaminado pelo pecado original, desde que este, é transmitido pelo ato sexual, do qual Maria não participou. Pg 09

28 Idade Média A noção do pecado original é tão essencial à Igreja que Jesus teve que ser concebido por mãe virgem, fecundada pelo Espírito Santo. Mas, como a condenação do ato sexual levava a um impasse, pois a proibição do coito determinaria o fim da espécie humana, a saída foi abençoá-lo pelo casamento e eliminar o pecado pelo batismo.

29 Idade Média A partir do cristianismo a sexualidade passa a ser vista como pecado e apenas admitida no âmbito matrimonial e exclusivamente para a procriação. A partir do cristianismo a sexualidade passa a ser vista como pecado e apenas admitida no âmbito matrimonial e exclusivamente para a procriação. A copulação deveria servir só para dar a luz. Desta forma, a monogamia e a virgindade para as mulheres passam a ser valorizadas como símbolos de virtude. A copulação deveria servir só para dar a luz. Desta forma, a monogamia e a virgindade para as mulheres passam a ser valorizadas como símbolos de virtude. Se a contracepção era considerada um pecado grave, a homossexualidade era um crime muito maior. Se a contracepção era considerada um pecado grave, a homossexualidade era um crime muito maior. O batismo era recusado ao homossexual, assim como a instrução na fé, até que ele houvesse renunciado a seus hábitos malignos (Tannahill, 1980:169). O batismo era recusado ao homossexual, assim como a instrução na fé, até que ele houvesse renunciado a seus hábitos malignos (Tannahill, 1980:169).

30 Idade Média O prazer carnal deveria ser evitado e toda a busca do prazer seria condenável mesmo entre os cônjuges. O prazer carnal deveria ser evitado e toda a busca do prazer seria condenável mesmo entre os cônjuges. Santo Agostinho afirmava: Santo Agostinho afirmava: o casamento era desprezível apenas enquanto pretendia buscar o prazer carnal. Porém, se destinado à procriação, o matrimônio constituía-se num bem. o casamento era desprezível apenas enquanto pretendia buscar o prazer carnal. Porém, se destinado à procriação, o matrimônio constituía-se num bem.

31 Idade Média A Igreja nega o prazer sexual mesmo dentro do casamento e define regras em relação às posições sexuais e limita a freqüência de relações: A Igreja nega o prazer sexual mesmo dentro do casamento e define regras em relação às posições sexuais e limita a freqüência de relações: Teólogos recomendavam a abstenção nas quintas-feiras, em memória da prisão de Cristo; nas sextas-feiras em memória de sua morte; aos sábados, em honra a Virgem Maria; aos domingos, em homenagem á ressurreição e às segundas-feiras em comemoração aos mortos. (Tannahill, 1980:158) Teólogos recomendavam a abstenção nas quintas-feiras, em memória da prisão de Cristo; nas sextas-feiras em memória de sua morte; aos sábados, em honra a Virgem Maria; aos domingos, em homenagem á ressurreição e às segundas-feiras em comemoração aos mortos. (Tannahill, 1980:158)

32 Idade Média As posições sexuais eram controladas pela Igreja Católica, permitindo apenas a em que o homem está numa posição superior. As posições sexuais eram controladas pela Igreja Católica, permitindo apenas a em que o homem está numa posição superior. Os teólogos reconheciam esta posição como a única natural, sendo todas as outras antinaturais, porque modelavam o homem ao animal, invertiam a natureza (hierárquica) do homem e da mulher e também porque outras posições eram suspeitas de prevenir a concepção e, portanto, contrariarem a natureza do casamento, sendo a contracepção um dos maiores pecados do sexo. (Tannahill, 1980). Os teólogos reconheciam esta posição como a única natural, sendo todas as outras antinaturais, porque modelavam o homem ao animal, invertiam a natureza (hierárquica) do homem e da mulher e também porque outras posições eram suspeitas de prevenir a concepção e, portanto, contrariarem a natureza do casamento, sendo a contracepção um dos maiores pecados do sexo. (Tannahill, 1980).

33 IDADE MÉDIA Portanto a visão de mundo medieval, a moral cristã, as discussões sobre a sexualidade e as teses de Santo Agostinho são decisivas para uma moral sexual que tem influência significativa inclusive no Brasil.

34 Brasil No Brasil a religião teve uma influência na moralidade sexual a partir dos primeiros padres jesuítas e discutem a questão da nudez indígena como algo pecaminoso. No Brasil a religião teve uma influência na moralidade sexual a partir dos primeiros padres jesuítas e discutem a questão da nudez indígena como algo pecaminoso. os portugueses, quando chegaram ao Brasil, ficaram horrorizados ao ver os índios nus e ao constatar como eles lidavam com a sexualidade. A expressão utilizada traduz bem o impacto: devassos no paraíso. sexualidade.htm os portugueses, quando chegaram ao Brasil, ficaram horrorizados ao ver os índios nus e ao constatar como eles lidavam com a sexualidade. A expressão utilizada traduz bem o impacto: devassos no paraíso. sexualidade.htm sexualidade.htm sexualidade.htm

35 Brasil A ação do Santo Ofício também impôs um comportamento sexual condenando a homossexualidade, o casamento dos padres, a contracepção e o prazer sexual em geral especialmente das mulheres e, finalmente a igreja normatiza a sexualidade ora impondo normas. A ação do Santo Ofício também impôs um comportamento sexual condenando a homossexualidade, o casamento dos padres, a contracepção e o prazer sexual em geral especialmente das mulheres e, finalmente a igreja normatiza a sexualidade ora impondo normas. Recentemente o papa Bento XVI esteve no Brasil e reforçou a posição histórica da igreja Católica em relação à sexualidade e pediu castidade aos rapazes e moças. Recentemente o papa Bento XVI esteve no Brasil e reforçou a posição histórica da igreja Católica em relação à sexualidade e pediu castidade aos rapazes e moças.

36 Posições oficiais de algumas religiões em relação à sexualidade

37 Igreja Católica

38 O papa Bento XVI rejeita e o uso de métodos contraceptivos artificiais, é contrário à ordenação de mulheres e defende a necessidade de moralidade sexual, estando perfeitamente de acordo com a tradição católica. Para ele, "a única forma clinicamente segura de prevenir a AIDS é se comportar de acordo com a lei de Deus O papa Bento XVI rejeita e o uso de métodos contraceptivos artificiais, é contrário à ordenação de mulheres e defende a necessidade de moralidade sexual, estando perfeitamente de acordo com a tradição católica. Para ele, "a única forma clinicamente segura de prevenir a AIDS é se comportar de acordo com a lei de Deus Defende a castidade, é contra o sexo antes do casamento, contra o aborto e as pesquisas com células-tronco, condena o uso de camisinhas e de métodos anticoncepcionais. É contra a balada dos jovens, a boemia dos veteranos Defende a castidade, é contra o sexo antes do casamento, contra o aborto e as pesquisas com células-tronco, condena o uso de camisinhas e de métodos anticoncepcionais. É contra a balada dos jovens, a boemia dos veteranos

39 Protestantismo

40 Protestantismo É aceitável o uso de métodos contraceptivos em relação ao planejamento familiar; É aceitável o uso de métodos contraceptivos em relação ao planejamento familiar; São contrários ao sexo antes do casamento; condenam o adultério, o aborto e o homossexualismo (sendo considerado pecado); São contrários ao sexo antes do casamento; condenam o adultério, o aborto e o homossexualismo (sendo considerado pecado); Há liberdade quanto ás variações sexuais, mas sexo anal é condenado; sobre as disfunções sexuais rotina é se aconselhar com o pastor que costuma encaminhar o casal. Há liberdade quanto ás variações sexuais, mas sexo anal é condenado; sobre as disfunções sexuais rotina é se aconselhar com o pastor que costuma encaminhar o casal.

41 Kardecismo

42 Kardecismo É livre a escolha dos métodos contraceptivos, desde que lesem o plano físico (a laqueadura de tombas e a vasectomia são proibidos, salvo necessidade médicas); É livre a escolha dos métodos contraceptivos, desde que lesem o plano físico (a laqueadura de tombas e a vasectomia são proibidos, salvo necessidade médicas); são contrários ao aborto; condenam o adultério; em relação a sexo antes do casamento e suas variações existe o consenso de que a união de duas pessoas tem de ocorrer sem formalidades, contratos ou rituais; o homossexualismo é aceito são contrários ao aborto; condenam o adultério; em relação a sexo antes do casamento e suas variações existe o consenso de que a união de duas pessoas tem de ocorrer sem formalidades, contratos ou rituais; o homossexualismo é aceito

43 Umbandismo

44 Umbandismo Não há restrições quanto ao sexo antes do casamento e suas variações, embora a penetração seja proibida aos médiuns em dias de ritual; Não há restrições quanto ao sexo antes do casamento e suas variações, embora a penetração seja proibida aos médiuns em dias de ritual; São radicalmente contra o adultério e ao aborto; São radicalmente contra o adultério e ao aborto; Não há restrições a masturbação ou a métodos anticoncepcionais; Não há restrições a masturbação ou a métodos anticoncepcionais; Frente a uma disfunção sexual é recomendado ajuda médica, sendo que guias e orixás dão proteção ao profissional que irá lhe prestar auxílio. Frente a uma disfunção sexual é recomendado ajuda médica, sendo que guias e orixás dão proteção ao profissional que irá lhe prestar auxílio.

45 Judaísmo

46 Judaísmo É neutro quanto ao sexo antes do casamento; É neutro quanto ao sexo antes do casamento; É condenado o casamento com adeptos de outras religiões; É condenado o casamento com adeptos de outras religiões; Há condenação do adultério; Há condenação do adultério; A prática masturbatória e as variações sexuais são liberadas, exceto o sexo anal; A prática masturbatória e as variações sexuais são liberadas, exceto o sexo anal; Em relação aos contraceptivos, são aconselhados os métodos naturais (tabelinha), não sendo aceitos os artificiais; Em relação aos contraceptivos, são aconselhados os métodos naturais (tabelinha), não sendo aceitos os artificiais; Em relação a disfunções sexuais, deve-se procurar primeiro o rabino, que poderá sugerir uma terapia. Em relação a disfunções sexuais, deve-se procurar primeiro o rabino, que poderá sugerir uma terapia.

47 Maometismo

48 Maometismo O sexo antes do casamento é proibido; O sexo antes do casamento é proibido; Existe uma valorização da virgindade masculina e feminina; Existe uma valorização da virgindade masculina e feminina; Não é aceito o casamento com adeptos de outra religião; Não é aceito o casamento com adeptos de outra religião; São contra o aborto; São contra o aborto; São contra qualquer método contraceptivo; é proibido o adultério; São contra qualquer método contraceptivo; é proibido o adultério; É proibida a masturbação; vínculo sexo-reprodução é notoriedade; É proibida a masturbação; vínculo sexo-reprodução é notoriedade; Em relação as disfunções sexuais, não são valorizadas se forem femininas, mas se forem masculinas é natural a ajuda de um profissional. Em relação as disfunções sexuais, não são valorizadas se forem femininas, mas se forem masculinas é natural a ajuda de um profissional.

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50 Budismo Tudo é permitido, desde que não haja prejuízo físico a outros Tudo é permitido, desde que não haja prejuízo físico a outros Quanto aos contraceptivos, variações sexuais, tipos de relacionamento, opções sexuais; quanto ao aborto, a orientação é dada no sentido de conhecer a importância da vida; Quanto aos contraceptivos, variações sexuais, tipos de relacionamento, opções sexuais; quanto ao aborto, a orientação é dada no sentido de conhecer a importância da vida; Recomendam o tratamento das disfunções sexuais, pois a meta é o indivíduo ser feliz. Recomendam o tratamento das disfunções sexuais, pois a meta é o indivíduo ser feliz.

51 Esoterismo

52 Esoterismo Não impõe restrições quanto a contracepção, sexo antes do casamento, variações sexuais, masturbação ou homossexualismo; Não impõe restrições quanto a contracepção, sexo antes do casamento, variações sexuais, masturbação ou homossexualismo; O aborto é considerado um crime. O aborto é considerado um crime.

53 Investigação disciplinar Como a sexualidade está no âmbito material é, portanto fonte de pecado e deve-se ficar afastado de suas tentações. É necessário levar uma vida simples e afastada dos prazeres e desejos. Como a sexualidade está no âmbito material é, portanto fonte de pecado e deve-se ficar afastado de suas tentações. É necessário levar uma vida simples e afastada dos prazeres e desejos. A partir deste rápido histórico podemos levantar alguns questionamentos: A partir deste rápido histórico podemos levantar alguns questionamentos: Qual a conseqüência de uma moral sexual repressora? Qual a conseqüência de uma moral sexual repressora? Por que as Igrejas impõem uma moral sexual rígida e fazem vistas grossas aos membros religiosos que nem sempre seguem essas regras? Por que as Igrejas impõem uma moral sexual rígida e fazem vistas grossas aos membros religiosos que nem sempre seguem essas regras? As posições do atual papa em relação ao aborto, à contracepção, ao homossexualismo são realmente necessárias e corretas? As posições do atual papa em relação ao aborto, à contracepção, ao homossexualismo são realmente necessárias e corretas? Todo tipo de amor é válido? Todo tipo de amor é válido? Ainda hoje é possível encontrar na sexualidade e nas práticas sexuais sinais legados pelo Cristianismo para a história da civilização ocidental, associados a proibições, como a noção de culpa? Ainda hoje é possível encontrar na sexualidade e nas práticas sexuais sinais legados pelo Cristianismo para a história da civilização ocidental, associados a proibições, como a noção de culpa?

54 Perspectiva interdisciplinar Filosofia Filosofia Sociologia Sociologia Literatura Literatura Arte Arte Biologia Biologia

55 RECURSOS DIDÁTICOS

56 Proposta de atividades AULA REFERENCIAL Nº 1 PONTO DE PARTIDA. PONTO DE PARTIDA. REFLEXÃO REFLEXÃO CONFRONTO CONFRONTO ATIVIDADES ATIVIDADES SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES

57 Referências AGOSTINHO, Santo. A virgindade consagrada. São Paulo: Paulinas, Selecionadas. v. 5. São Leopoldo: Sinodal, AGOSTINHO, Santo. A virgindade consagrada. São Paulo: Paulinas, Selecionadas. v. 5. São Leopoldo: Sinodal, BROWN, Peter. Corpo e sociedade. O homem, a mulher e a renúncia sexual no início do cristianismo. Rio: Zahar, BROWN, Peter. Corpo e sociedade. O homem, a mulher e a renúncia sexual no início do cristianismo. Rio: Zahar, ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo,Martins Fontes, ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo,Martins Fontes, FOUCAULT, M. História da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, FOUCAULT, M. História da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, LUTERO, Martinho. Ética - Fundamentos, Oração, Sexualidade... - vol. 5 Sindal, LUTERO, Martinho. Ética - Fundamentos, Oração, Sexualidade... - vol. 5 Sindal, Sindal Sindal SOUZA, Laura de Mello O Diabo e a Terra de Santa Cruz. Ed. Companhia das Letras, SOUZA, Laura de Mello O Diabo e a Terra de Santa Cruz. Ed. Companhia das Letras, VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos Pecados: moral, sexualidade e Inquisição no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: Campus, VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos Pecados: moral, sexualidade e Inquisição no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: Campus, 1988.


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