A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde
Prof. Marlon A Santos

2 ROTULAGEM AMBIENTAL “SELOS VERDES”
Os rótulos ambientais são selos de comunicação que visam dar informações ao consumidor a respeito do produto.

3 ROTULAGEM AMBIENTAL “SELOS VERDES”
A rotulagem ambiental caracteriza-se por um processo de seleção de matérias- primas produzidas de acordo com especificações ambientais. O selo verde identifica os produtos que causam menos impacto ao meio ambiente em relação aos seus similares.

4 ROTULAGEM AMBIENTAL “SELOS VERDES”
Os programas de rotulagem ambiental adotados em diferentes países são criados com base em análise de ciclo de vida e conferidos por instituições independentes, seja governamentais, seja não governamentais.

5 ALEMANHA- BLAU ENGEL Criado em 1977 Rótulo representado pelo anjo azul
De responsabilidade do Ministério de Meio Ambiente Considera na análise: baixo nível de contaminação ou de ruído, conteúdo 100% reciclado, ou outros parâmetros.

6 JAPÃO - ECOMARK Criado em 1989
De responsabilidade da Associação Japonesa de Meio Ambiente com supervisão do Ministério do Meio Ambiente Rótulo representado pelo anjo azul Considera na análise: ciclo de vida do produto

7 UNIÃO EUROPÉIA –ECO LABEL
Criado em 1987 Conselho da União Européia Rótulo representado pelo anjo azul Considera na análise: promover o desenho, produção, comercialização e consumo de produtos com reduzido efeito ambiental durante todo o ciclo de vida e informar melhor os consumidores sobre o impacto dos produtos ao meio ambiente.

8 CORÉIA –ECO LABEL Criado em 1992 Ministério do Meio Ambiente
Considera na análise: minimização de resíduos levando em conta, ainda na definição de critérios, a menor geração de poluição e a redução no consumo de energia.

9 SELO VERDE NO BRASIL No Brasil, a Rotulagem Ambiental pode ser feita por vários órgãos e associações reconhecidos, como as ONGs (Organizações Não Governamentais) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

10 SELO VERDE NO BRASIL Série ISO 14000, normas e critérios sobre a Rotulagem Ambiental. Normas referentes a rotulagem ambiental: a 14025

11 ALGUNS DOS SELOS VERDE USADOS NO BRASIL
FSC: conselho brasileiro de manejo florestal Foi criado em 1993 Com a finalidade de promover o manejo florestal ambientalmente responsável, socialmente benéfico e economicamente viável.

12 FSC É um selo que pode ser reconhecido internacionalmente pelos consumidores de madeira e produtores derivados, como móveis e estruturas para a construção civil. Desta forma o comprador pode ter certeza que adquiriu um produto que não agride as florestas tropicais. Não é Brasileiro mais atua no Brasil

13 IBD – INSTITUTO BIODINÂMICA
Certifica alimentos de origem orgânica. Na verdade, são dez selos diferentes que têm objetivos e finalidades diferentes. Desde o selo Demeter, originário da Alemanha, até o Eco social, que analisa o comprometimento social na produção.

14 FAIRTRADE É o selo do comércio justo. O respeito ao meio ambiente faz parte dos valores, mas a principal intenção desse selo é criar uma relação justa, solidária e sem atravessadores entre os pequenos produtores.

15 ABNT - GESTÃO AMBIENTAL
É o selo que certifica os procedimentos que acompanham os princípios do ISO Não necessariamente a empresa utiliza o selo em seus produtos, mas é possível. O ideal é procurar no site da ABNT as empresas que recebem o certificado.

16 LEED - GREEN BUILDING RATING SYSTEM
É o selo norte-americano para construções sustentáveis. Entre os princípios estão otimização energética e uso de material reciclado.

17 PROCEL É o selo do INMETRO de eficiência energética de determinado eletrodoméstico. A classificação vai de A à G, do mais eficiente ao menos eficiente respectivamente.

18 SELO PLANTE ÁRVORE Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Florestas o Selo Plante Árvore que está em conformidade com a legislação ambiental vigente e de acordo com o modelo proposto pela Norma ISO para concessão de selos ambientais, indica que o produto/empresa colabora com o plantio de árvores.

19 FUNÇÕES DO SELO VERDE Fornecer informação rápida e confiável para permitir escolha aos consumidores; Promover sustentabilidade; Dar tranqüilidade e disciplina aos mercados através de padrões de excelência; Colaborar com aplicação de políticas públicas.


Carregar ppt "Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google