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INDICADORES. Vem do latim indicare – destacar, anunciar, tornar público, estimar - Transmitem informações que esclarecem inúmeros fenômenos que não são.

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1 INDICADORES

2 Vem do latim indicare – destacar, anunciar, tornar público, estimar - Transmitem informações que esclarecem inúmeros fenômenos que não são imediatamente observáveis. - São ferramentas de informações que permitem avaliar vários aspectos de um sistema- inclusive impactos ambientais

3 Resumem uma situação complexa a um número ou a um selo ou rótulo, o qual pode ser utilizado para comparações ou alinhamento em uma escala. Permite avaliações e comparações relativamente rápidas

4 Rótulos ambientais e indicadores numéricos

5 Rótulos ecológicos consistem num selo ou logomarca, cuja concessão se baseia na avaliação do ciclo de vida (ACV) do produto. Colocada na embalagem do produto, identifica um cuidado com o ambiente dentro de uma categoria específica do produto. Os rótulos são utilizados para prestar informações ao consumidor

6 - Podem fornecer uma medida de eficiência do processo. Ex; Eficiência com que os recursos naturais e energia são transformados em produtos. - Monitora mudanças, apontar ineficiências em rotinas ou processos - Avaliar a eficácia de melhoria implantada

7 -Fixar prioridades para futuras providências - Informar investidores de forma rápida e clara - Ferramenta valiosa para empresas em processo de melhoria

8 A ISO identifica três tipos de indicador voluntário: 1. Os rótulos ecológicos 2. Os indicadores numéricos A ISO identifica três tipos de indicador voluntário: 1. Os rótulos ecológicos 2. Os indicadores numéricos

9 Tipo I – Voluntário – Autoriza o uso do rótulo em produtos com base na ACV. - Selos Verdes : consiste em um símbolo impresso no rótulo da embalagem- No Brasil é concedido pela ABNT Tipo I – Voluntário – Autoriza o uso do rótulo em produtos com base na ACV. - Selos Verdes : consiste em um símbolo impresso no rótulo da embalagem- No Brasil é concedido pela ABNT

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12 II- Relatório público ambiental ou autodeclaração que as empresas podem divulgar no rótulo da embalagem ou em seu material de divulgação e que fazem referência ao desempenho ambiental do produto: por exemplo: reciclável ou não-tóxico.

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14 Tipo III – Programas voluntários que fornecem dados quantitativos sobre o desempenho ambiental de determinado produto, com base em determinados parâmetros. Melhoria de processo interno, normalmente não é divulgado ao público em geral

15 É a certificação de produtos que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a outros disponíveis no mercado e comparáveis entre si.

16 Objetivo: Encorajar a demanda por produtos e serviços que causem menos danos ao meio ambiente São certificações solicitadas voluntariamente, atestando o desempenho ambiental de um produto, com base na avaliação do seu ciclo de vida. Objetivo: Encorajar a demanda por produtos e serviços que causem menos danos ao meio ambiente São certificações solicitadas voluntariamente, atestando o desempenho ambiental de um produto, com base na avaliação do seu ciclo de vida.

17 O rótulo ecológico, que pode ser utilizado por um produto ou serviço, indica que, em uma determinada categoria de produto ou serviço, aquele que obtém a certificação é amigável ao meio ambiente.

18 As empresas reconhecem que a preocupação com o ambiente pode se transformar em uma vantagem de mercado e há rótulos ecológicos em todo o mundo.

19 Rótulo do Canadá Rótulo dos Países Nórdicos

20 O selo dos países da Comunidade Européia (EC), foi o primeiro com alcance regional- Março 1992 Se a concessão feita por um país-membro valerá para todos os outros da comunidade européia. O selo dos países da Comunidade Européia (EC), foi o primeiro com alcance regional- Março 1992 Se a concessão feita por um país-membro valerá para todos os outros da comunidade européia.

21 Objetivos: Promover o design, produção, marketing e uso de produtos que tenham um reduzido impacto ambiental durante seu completo ciclo de vida, e fornecer aos consumidores as melhores informações sobre impactos ambientais de produtos. Objetivos: Promover o design, produção, marketing e uso de produtos que tenham um reduzido impacto ambiental durante seu completo ciclo de vida, e fornecer aos consumidores as melhores informações sobre impactos ambientais de produtos.

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23 Blaue Engel- Antiga República Federal Alemã Enfrentou resistências por parte de alguns fabricantes o selo começou a emplacar sua aceitação era evidente Blaue Engel- Antiga República Federal Alemã Enfrentou resistências por parte de alguns fabricantes o selo começou a emplacar sua aceitação era evidente

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25 Como obter o Blaue Engel: - Quem solicita o selo é o fabricante ou o importador interessado - Testes de impacto ambiental do produto - Checar ciclo de vida : matéria-prima; fabricação, distribuição, uso e descarte final - Após coleta destes dados, os mesmos serão submetidos a críticas de especialistas Como obter o Blaue Engel: - Quem solicita o selo é o fabricante ou o importador interessado - Testes de impacto ambiental do produto - Checar ciclo de vida : matéria-prima; fabricação, distribuição, uso e descarte final - Após coleta destes dados, os mesmos serão submetidos a críticas de especialistas

26 Green Seal- norte-americano por uma organização independente e sem fins lucrativos - Fixar parâmetros ambientais para produtos, rotulá-los e promover a educação ambiental nos Estados Unidos - Green Seal- norte-americano por uma organização independente e sem fins lucrativos - Fixar parâmetros ambientais para produtos, rotulá-los e promover a educação ambiental nos Estados Unidos -

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28 Brasil : programa de rotulagem ecológica, coordenado pela ABNT. Objetivo deste programa: informar os consumidores sobre produtos menos agressivos ao meio ambiente É um rótulo ecológico com o símbolo do colibri e segue os princípios da ISO Brasil : programa de rotulagem ecológica, coordenado pela ABNT. Objetivo deste programa: informar os consumidores sobre produtos menos agressivos ao meio ambiente É um rótulo ecológico com o símbolo do colibri e segue os princípios da ISO 14024

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30 O programa de certificação ambiental brasileiro: - Proteger o meio ambiente - Desenvolver a competitividade das empresas brasileiras - Proporcionar ao consumidor um instrumento de informação para exercer seu poder de compra

31 - Promover a inserção de produtos e serviços brasileiros nos mercados internacionais - Coordenar e articular as iniciativas brasileiras de rotulagem ambiental

32 O rótulo busca alterar hábitos de consumo. A eficácia pode ser dividida em duas perspectivas: 1. Consumidor 2. Produtor O rótulo busca alterar hábitos de consumo. A eficácia pode ser dividida em duas perspectivas: 1. Consumidor 2. Produtor

33 1. Por indiferença 2. Reação pressionada pela perda de mercado 3. Antecipação na busca de certificação pelos consumidores

34 Substitui as embalagens de sanduiches de poliestireno por papel. A decisão não resistiu as ACV posteriores que comprovaram que o poliestireno é menos danoso ao meio ambiente

35 Verificar se o rótulo atingiu seu objetivo: 1. Prevenir contra informações ambiental falsa; 1. Educar e aumentar a consciência ambiental do consumidor Verificar se o rótulo atingiu seu objetivo: 1. Prevenir contra informações ambiental falsa; 1. Educar e aumentar a consciência ambiental do consumidor

36 3. Proporcionar aos fabricantes um incentivo, com base no mercado, para que desenvolvam novos produtos e processos menos danosos ao meio ambiente 4. Resultar em mudanças no mercado que tragam menos impactos ambientais decorrentes do consumo de produtos 3. Proporcionar aos fabricantes um incentivo, com base no mercado, para que desenvolvam novos produtos e processos menos danosos ao meio ambiente 4. Resultar em mudanças no mercado que tragam menos impactos ambientais decorrentes do consumo de produtos

37 1. Dificuldade em se medir o alcance de um programa 2. A rotulagem não leva em consideração a utilidade do produto. Ex: produtos supérfluos são considerados ecológicos 3. Um levantamento se aquele produto é aceito ou não pelo consumidor 1. Dificuldade em se medir o alcance de um programa 2. A rotulagem não leva em consideração a utilidade do produto. Ex: produtos supérfluos são considerados ecológicos 3. Um levantamento se aquele produto é aceito ou não pelo consumidor

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