A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Louis Henri Loison o Maneta. Louis Loison nasceu a 16 de Maio de 1771, tornando-se mais tarde num grande general francês. Foi autor de inumeros actos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Louis Henri Loison o Maneta. Louis Loison nasceu a 16 de Maio de 1771, tornando-se mais tarde num grande general francês. Foi autor de inumeros actos."— Transcrição da apresentação:

1 Louis Henri Loison o Maneta

2 Louis Loison nasceu a 16 de Maio de 1771, tornando-se mais tarde num grande general francês. Foi autor de inumeros actos violentos, que lhe deu a fama de homem cruel, ambicioso, egoista, feroz e insensível.

3

4 Loison era um homem ambicioso, feroz, egoista e particularmente cruel. Loison perdeu um dos braços durante a 1ª invasão ao Norte de Portugal. Era temido e conhecido pelas torturas a que submetia todos aqueles que conseguia prender, dificilmente alguém sobrevivia às suas maldades.

5

6 O tempo de Henri Loison foi um tempo de mudança, tempos de guerras e invasões. Assistiu à queda de Luís XVI, da convenção, do directório, do consulado e do Império.

7 Louis Loison, general do exército francês, participou nas três invasões que França fez a Portugal. Ficou na memória dos populares mas também ficou presente na história.

8

9 Loison ficou muito presente na história, sobretudo pela sua total falta de escrúpulos no que toca à apropriação em proveito próprio dos saques e impostos cobrados em zonas ocupadas, e também pela dureza como tratava as populações portuguesas.

10

11 Acerca das invasões francesas, começaram em A corte portuguesa decide fugir para o Brasil, deixando Portugal numa situação muito complicada, os portugueses estavam entregues ao seu destino.

12 Depois de muitas mudanças, muitos acontecimentos, durante a 1º invasão (Loison comandava o exército francês), chegando ao norte de Portugal, em Mesão frio, os franceses deparam-se com uma enorme resistência do povo português.

13 A hipótese de avançar por Guimarães, foi imediatamente colocada de parte, o que levou Loison e seu exército a recuarem, mas tendo uma embuscada por parte dos portugueses umas horas depois.morreram alguns oficiais e o próprio Loison fica ferido.

14 Vasco Luis Valente utilizou a expressão popular ir pró maneta para intitular o seu livro, alusiva ao general napoleónico Loison que participou nas invasões francesas.

15

16 A expressão popular ir pró maneta significa ir e não voltar mais, tudo perder, ou até mesmo perder a própria vida.

17 Certamente que se Loison ainda estivesse entre nós, iria gostar de saber que, passados 200 anos, em Portugal, ir pró maneta ainda significa que algo terrivel vai acontecer a alguém.....

18 Trabalho elaborado pelas alunas do 11RCSH: Carla Isabel Lurdes Andreia


Carregar ppt "Louis Henri Loison o Maneta. Louis Loison nasceu a 16 de Maio de 1771, tornando-se mais tarde num grande general francês. Foi autor de inumeros actos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google