A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância."— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância que pode prejudicar o ambiente e saúde dos seres vivos.

2 MEDIDAS PARA REDUZIR A POLUIÇÃO
Utilizar catalisadores em chaminés de industrias e escapamentos de carros; Substituir os combustíveis derivados do petróleo (gasolina/diesel) por combustíveis derivados de vegetais (álcool); Produzir gasolina sem metais pesados; Utilizar formas limpas de obtenção de energia; Incentivar o uso de transporte coletivo; Reflorestar áreas desmatadas.

3 EFEITO ESTUFA Fenômeno Natural, fundamental para a manutenção da vida na Terra. Principais gases estufa: vapor d’água e gás carbônico. Parte da energia da luz solar que atravessa a atmosfera é absorvida pela Terra e transformada em calor, parte desse calor é retido pela atmosfera, mantendo a Terra aquecida.

4 AQUECIMENTO GLOBAL O Problema no aumento do Efeito Estufa é o aquecimento global. Esse aumento pode provocar aumento da temperatura média do planeta, causando derretimento das calotas polares, alteração no nível do mar e inundações nas áreas litorâneas.

5 PROPRIEDADES DO AR O ar é matéria – ocupa lugar no espaço.
O ar tem massa – podemos “pesar” uma bola cheia e uma murcha.

6 Quando o ar é aquecido se expande (aumenta) e torna-se menos denso (mais leve) subindo na atmosfera;
AR COMPRIMIDO – Quando as moléculas de ar são pressionadas (êmbolo apertado) AR RAREFEITO – Quando as moléculas de ar estão mais distantes (êmbolo solto). VÁCUO – Ausência de ar.

7 Exemplo:

8 PRESSÃO ATMOSFERICA A força que o peso da camada de ar exerce sobre os corpos.

9 BARÔMETRO – aparelho que mede a pressão atmosférica.
A Pressão atmosférica atua em todas as direções. QUANTO MAIS ALTO – MENOR A PRESSÃO ATMOSFÉRICA – pois a camada de ar é menor.

10 Ar e densidade Com o ar frio as moléculas deslocam-se mais devagar e ficam mais próximas, deixando o ar mais denso, descendo. Com o ar quente as moléculas ficam mais agitadas, afastadas, ocupando um espaço maior e tornando-se menos denso, subindo.

11 O AR EM MOVIMENTO. Vento – O ar em movimento.

12 BRISAS BRISA MARÍTMA – o vento sopra do mar para a terra; DIA
BRISA TERRESTRE – o vento sopra da terra para o mar; NOITE VENTOS ALÍSIOS – Ventos que sopram dos pólos para a linha do Equador.


Carregar ppt "Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google