A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MUNDO DIVIDIDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MUNDO DIVIDIDO."— Transcrição da apresentação:

1 O MUNDO DIVIDIDO

2 X GUERRA FRIA (1945 – 1989) EUA - CAPITALISMO URSS - COMUNISMO
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial. X URSS - COMUNISMO

3 A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência.

4

5 "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
Com essa frase, o pensador Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética.

6 “O equilíbrio do terror”.
A guerra era improvável porque o poder de destruição das superpotências era tão grande que um confronto generalizado seria, com certeza, o último. A paz era impossível porque os interesses de capitalistas e de comunistas eram inconciliáveis por natureza.

7

8 Ícones da felicidade: Nos EUA: valorização da riqueza material, individualismo, consumismo, democracia. Na URSS: bem estar social, igualdade, simplicidade, glorificação do stalinismo, censura a arte ocidental (burguesa), coletivismo

9 Socialismo e capitalismo: dois ideais de felicidade
A Guerra Fria se manifestou em todos os setores da vida e da cultura, representando a oposição entre dois ideais de felicidade: o ideal socialista e o ideal capitalista.

10 Os socialistas idealizavam uma sociedade igualitária
Os socialistas idealizavam uma sociedade igualitária. O Estado era o dono dos bancos, das fábricas, do sistema de crédito e das terras, e era ele, o Estado, que deveria distribuir riquezas e garantir uma vida decente a todos os cidadãos.

11 Para os capitalistas, o raciocínio era inverso
Para os capitalistas, o raciocínio era inverso. A felicidade individual era o principal. O Estado justo era aquele que garantia a cada indivíduo as condições de procurar livremente o seu lucro e construir uma vida feliz. A solução dos problemas sociais vinha depois, estava em segundo plano.

12 É por isso que a implantação de um dos dois sistemas, em termos mundiais, só seria viável mediante o desaparecimento do outro. Nenhum país poderia ser, ao mesmo tempo, capitalista e comunista. Esta constatação deu origem ao maior instrumento ideológico da Guerra Fria: a propaganda!

13 A força da propaganda A partir do final dos anos 40 e nas décadas de 50 e 60, o mundo foi bombardeado com imagens que tentavam mostrar a superioridade do modo de vida de cada sistema. Para ridicularizar o inimigo, os dois lados utilizavam muito a força das caricaturas. A propaganda serviu para consolidar a imagem do mundo dividido em blocos.

14

15

16

17

18 Segundo a propaganda ocidental, a vida no lado socialista, retratada em diversos filmes de Hollywood, era triste e sem brilho, controlada pela polícia política e pelo Partido Comunista.

19 No mundo socialista, as imagens mostravam exatamente o contrário
No mundo socialista, as imagens mostravam exatamente o contrário. A vida no socialismo era alegre e tranqüila. Os trabalhadores não precisavam se preocupar com emprego, educação e moradia. Tudo era garantido pelo Estado. A cada dia, as novas conquistas tecnológicas, especialmente na área militar e espacial, mostravam a superioridade do socialismo.

20 A propaganda socialista mostrava, ainda, o mundo ocidental como decadente e individualista, onde o capitalismo garantia, para alguns, uma vida confortável. E para a maioria, uma situação de miséria, privações e desemprego.

21 Características gerais da Guerra Fria
Disputa tecnológica. Corrida armamentista. Corrida espacial. Espionagem (CIA X KGB). Busca de aliados. Conflitos regionalizados. Difamações. ROQUE X DRAGO

22 Quando começou a Guerra Fria?
Não existe um acordo sobre a data exata do início da Guerra Fria. São esses os principais fatos que, segundo os estudiosos, podem ser considerados seu marco inicial: : A explosão nuclear sobre Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. Doutrina Truman, em fevereiro de 1947, quando foi lançada a que previa uma luta sem tréguas contra a expansão comunista no mundo. A divisão da Alemanha em dois Estados, em outubro de 1949.

23 Quando terminou a Guerra Fria?
Não há consenso também sobre quando terminou a Guerra Fria. Alguns historiadores acreditam que foi : Em novembro de 1989, com a queda do Muro de Berlim, A dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, num processo que deu origem à Comunidade dos Estados Independentes.

24 Cortina de Ferro Cortina de Ferro foi uma expressão usada no Ocidente para designar a fronteira que dividiu a Europa em duas áreas de distintas influências política e econômica, do final da Segunda Guerra Mundial até ao final da Guerra Fria.

25 Conferência de Yalta A conferência de Yalta foi composta de um conjunto de reuniões ocorridas entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 na estação balneária de Yalta, nas margens do mar Negro, na Criméia. O objetivo era a divisão do mundo em áreas de influência.

26 Fases da Guerra Fria A GUERRA FRIA CLÁSSICA (anos 40 e 50):
Grande tensão entre as potências. Risco permanente de conflito nuclear. 1947: Doutrina Truman – EUA apoiariam as nações “livres” que desejassem resistir à dominação comunista. Combate ao comunismo em qualquer lugar do planeta. KOMINFORM (Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários) – União de PC’s europeus para evitar a influência dos EUA.

27 1947: Plano Marshall: plano econômico de auxílio aos países europeus (ocidentais). Reduziria possível influência soviética. 1949: COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) – versão soviética do Plano Marshall. 1948: Bloqueio de Berlim.

28 1949: Divisão da Alemanha RDA (República democrática Alemã - Alemanha Oriental – comunista ) e RFA (República Federal da Alemanha - Alemanha Ocidental - capitalista).

29 Macartismo (1948 – 1952 aproximadamente):
Senador Joseph Eugene McCarthy. Perseguições nos EUA a artistas, intelectuais e funcionários de setores governamentais suspeitos de ligações com comunistas. Histeria anticomunista. “Caça às bruxas”.

30 Caso Rosenberg Em plena Guerra Fria, americanos e soviéticos espionavam um ao outro em sigilo absoluto. A execução do casal Rosenberg em 1953 é um tema que expõe os lados envolvidos no conflito e o ônus histórico da disputa pelo poder.

31 1955: PACTO DE VARSÓVIA – aliança militar de países do leste europeu.
1949: OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) – aliança militar de países capitalistas. 1955: PACTO DE VARSÓVIA – aliança militar de países do leste europeu.

32 Coréia do Norte -comunista Risco de guerra atômica.
Guerra da Coréia (1950 – 1953) Coréia do Norte -comunista X Coréia do Sul - capitalista CHINA + URSS – pró norte. EUA + ONU – pró sul. Risco de guerra atômica. Paz de Panmunjom. Sem vencedores. Gal. McArthur

33 A GUERRA DA CORÉIA

34 Crianças refugiadas da Guerra da Coréia.
“A Guerra da Coréia” – Pablo Picasso

35

36 COEXISTÊNCIA PACÍFICA ou DEGELO (1956 – 1968):
Nikkita Krushev (1955 – 1964): XX Congresso do PCUS – condenação pública do stalinismo; ataque ao culto a personalidade e autoritarismo (expurgos e prisões do regime anterior). Disputas restritas ao campo econômico. Ênfase em bens de consumo. Maior liberdade política (relativa).

37 Início oficial da corrida espacial.
Invasão soviética a Hungria (1956): Ministro húngaro Imre Nagy é deposto após defender a exclusão de seu país das tropas do Pacto de Varsóvia. Início oficial da corrida espacial. Rompimento de relações entre URSS e CHINA (1960). Yuri Gagarin: 1º homem no espaço (1961).

38 Tropas do Pacto de Varsóvia invadindo a Hungria.
Satélite Sputnik I (1957)

39 Construção do Muro de Berlim (1961): maior símbolo da Guerra Fria.

40

41 DÉTENTE ou DISTENSÃO (1968 - 1979)
Continuação de políticas internacionais que reduzissem enfrentamentos diretos entre as potências.

42 A NOVA GUERRA FRIA ( ): Retomada de hostilidades e militarismo acentuado. Ronald Reagan (EUA 1981 – 1989): Corrida armamentista. Apoio aos “Contras” na Nicarágua. Invasão da Ilha de Granada (1983). Projeto “Guerra nas Estrelas”

43 Mikhail Gorbatchev (URSS 1985 – 1991)
Perestroika (reestruturação) – mudanças econômicas. Abertura para empresas estrangeiras. Propriedade privada (limitada). Redução de custos com armamentos. Redução de apoio financeiro aos países do bloco. Glasnost (transparência) – mudanças políticas. Pluripartidarismo. Democratização. Desburocratização.

44 Com a saída de Gorbatchev entrou Boris Yeltsin, que acabou com a URSS e fez a Rússia retornar ao capitalismo.

45 O Brasil e a guerra fria O Brasil ficou do lado dos EUA e do “Mundo Livre” e em 1947 o partido comunista ficou proibido de funcionar, além do Brasil tem rompido relações diplomáticas com a URSS. Para o Brasil o comunismo passou a ser sinônimo de perigo principalmente após o golpe militar de 64, dado pelos militares, que transformou o país numa ditadura.

46 As Mãos Com mãos se faz a paz se faz a guerra. Com mãos tudo se faz e se desfaz. Com mãos se faz o poema - e são de terra. Com mãos se faz a guerra - e são a paz. Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra. Não são de pedras estas casas, mas de mãos. E estão no fruto e na palavra as mãos que são o canto e são as armas. E cravam-se no tempo como farpas as mãos que vês nas coisas transformadas. Folhas que vão no vento: verdes harpas. De mãos é cada flor, cada cidade. Ninguém pode vencer estas espadas: nas tuas mãos começa a liberdade. Manuel Alegre

47 Foto tirada em 1972, que mostra a menina Kim Phuc, de 9 anos fugindo nua com outras pessoas da fumaça de napalm, pulverizado sobre os campos do Vietnã. Foto: Nick Ut. Fonte: BBC.


Carregar ppt "O MUNDO DIVIDIDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google