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Império Bizantino.

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Apresentação em tema: "Império Bizantino."— Transcrição da apresentação:

1 Império Bizantino

2 O que é? Quando inicia? 280 - Tetrarquia Quando termina?
Qual território hoje? 280 - Tetrarquia 395 – A partilha ??? 1453 Egito, Síria, Líbano, Turquia, Grécia e partes da Iugoslávia.

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4 Todos “originadas” a partir da chamada antiguidade tardia
O texto Diferenças entre Ocidente e Oriente Quem são as sociedades medievais? Separação entre política e religião Todos “originadas” a partir da chamada antiguidade tardia Ocidente Medieval Império Bizantino Califado islâmico

5 O modelo de realeza Igreja “dava” legitimação ao imperador? Imperador
“São herdeiros do modelo de realeza sagrada do império romano tardio, onde o imperador era visto como um intermediário entre Deus e o povo cristão”. Igreja “dava” legitimação ao imperador? Imperador Graças a igreja? Visto como alguém mais próximo de Deus Defensor da ortodoxia Capaz de conduzir o povo cristão Capaz de expandir a fé cristã.

6 Como falar de 10 séculos de história?
Período de Justiniano: Tentativa de restabelecer o império mediterrânico e esforço de codificação da legislação empreendida pelo imperador. Século XIII: Questão Iconoclasta, onde há um novo desenvolvimento da identidade religiosa do Estado. Séculos finais do império: 4° Cruzada, quando ocidentais invadem e saqueiam a capital, ocorre grande fragmentação territorial e há predomínio dos interesses ocidentais sobre destino de Bizâncio.

7 Olhe com atenção!

8 O século de Justiniano Mosaico com imagem de Justiniano na Basílica de São Vital em Ravenna

9 Representa uma transição da Antiguidade para a Idade Média.
527 * Imperador Justiniano assume oficialmente o império. Fala na divisão feita por Diocleciano

10 Divisão de Diocleciano

11 Apesar da divisão, certa unidade se mantinha
Apesar da divisão, certa unidade se mantinha.Ocidentais e Orientais se sentiam igualmente romanos. O desenvolvimento de um “diferente” cristianismo + invasões bárbaras = contribuem para afastar os dois lados. Os romanos se consideravam como vivendo em um império , governado por dois imperadores, Justiniano resolve agir.

12 Pensa um império UNO e UNIVERSAL, sentindo necessidade de estabelecer concórdia dentro dele.Então, determina as ações do imperador nas questões religiosas dos sécs. V e VI.

13 Religião 325* Concílio de Nicéia: Constantino achava ter resolvido os problemas das interpretações religiosas diferentes, porém essas questões seguem no séc. V. Que duas interpretações ? Cristo como Homem Cristo como Sagrado

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15 Para a igreja, ver cristo como homem diminuía o valor de seu sacrifício.
A visão cristo-homem é apoiada pelo patriarca de Constantinopla no séc. V, Nestório. *Concílio de Éfeso: Condena o Nestorianismo Monofisismo se difunde no oriente, o que faz haver novo concílio em Calcedônia. *451: Concílio da Calcedônia, condena o monofisismo e estabelece cristo único em 2 naturezas.

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17 Acreditavam que a salvação do individuo, dependia da salvação do império e isso só ocorreria aderindo a ortodoxia. Fala no crescimento da igreja a partir do séc. IV. Fala nas lutas de Reconquista territorial das mãos de “bárbaros” ex: 534, os bizantinos expulsam vândalos, tomando controle sobre a Itália e península Ibérica.

18 Economia Figura: Justiniano I ( ). Solidus Aureus (20mm, 4,47 gr). Casa da Moeda de Constantinopla, 3 oficina. Cunhada entre

19 Economia: Fundamentalmente agrícola. Fala em 3 principais áreas
Para Justiniano a reconquista do Ocidente era importante para as receitas fiscais Economia: Fundamentalmente agrícola. Fala em 3 principais áreas Agricultura é a atividade mais importante e é a base da taxação governamental. O Comércio e a produção artesanal eram importantes a nível local. Anatólia= Grande Atividade agrícola Balcãs(Trácia e Tessália)= Produtoras de cereais Vale do Nilo e terras palestinas= terras cultiváveis

20 Ferro = metal mais importante = ferramentas e armas.
Metais O governo tentava controlar a importação e exportação sem grande sucesso. No séc. VII perdem algumas províncias, é necessário mudanças! Para equilibrar economia. Estanho. Ouro (tirados da região do Cáucaso e Balcãs).

21 Características No período de Justiniano a realidade era de um império PLURIÉTNICO e PLURILINGUISTICO, que ganhava coesão pelo governo.A lei e o controle das províncias reforçavam a idéia de pertencimento ao império. + Moeda +sistema de taxação + Exército que divulga um Estado Unificado. +Igreja

22 Organização imperial No século VI o império era organizado em 3 departamentos Província Dioceses Imposto : Como funcionava? Prefeituras do Pretório = + Importante, era responsável pelo cálculo, coleta e redistribuição do imposto fundiário Fisco Privado= taxas sobre domínios do imperador Sagradas generosidades= controle do Ouro e da Prata

23 Princípio da taxação Era a extração máxima sem prejudicar a base social da produção que era rural.

24 Reforma Legislativa Justiniano tenta retornar os valores tradicionais recorrendo a uma reforma das leis. O corpus uiris civilis era dividido em 4 A grande parte das leis eram escritas em grego “A reforma da legislação pode ser vista como um meio de o imperador anunciar a sua concepção de poder imperial e de estender a sua autoridade a outras instâncias da sociedade bizantina”. Código de justiniano Jurisprudência romana a síntese das obras dos grandes juris consultos   O digesto

25 A reforma legislativa era uma forma de LEGITIMAÇÃO;
Justiniano vê o Corpus iuris civilis como um complemento de sua atividade militar. É um período de reinterpretar as leis adequando Às necessidades do poder imperial. UNIFORMALIZAÇÃO E UNIVERSALIZAÇÃO da justiça como elementos fundamentais

26 Princeps e Dominus Fala que características desde Diocleciano é o governo Dominus, isto é , século IV Ex: Moedas Quanto a dominação tem-se uma idéia de imperador como imagem de Deus , que deve ser imitada!

27 Sucessores de Justiniano
Séc. VII : Há uma reorganização do império + Transformação do poder imperial Bizantino! Saldo: É marcado por conflitos com persas Bálcãs sofriam incursões de avaros Há uma série de derrotas 614* Tomada de Jerusalém 626*Constantinopla é atacada. MAS...

28 Sobrevivem aos ataques...
4 anos depois teriam de lidar com a expansão dos árabes. Questão da Síria e Egito (protestos); Expansão árabe é sinônimo de libertação dos bizantinos para uns. Domínio árabe Os árabes se beneficiavam da impopularidade dos bizantinos. Aproveitaram-se da impopularidade dos Bizantinos. Permitiam a liberdade de crença em troca de imposto

29  No século VII as pessoas que viviam nas províncias bizantinas que passaram para o domínio dos árabes não viam o islã necessariamente como uma outra religião mas antes como mais uma interpretação do cristianismo, no âmbito de uma cristandade já bastante multifacetada.

30 A questão Iconoclasta No séc. VII = grandes percas para o império bizantino = reestruturação O ideal de separação entre civil e militar começa a mudar. Da ideologia Imperial Do exército

31 Nas fronteiras= temas = mais tarde seriam cargos administrativos no Império.
O imposto é substituído. Se fazem várias unidades fiscais = Muda o papel da Cidade. Séc. VIII: Introdução do sistema de Aferição de Taxas, vê-se a capacidade dos produtores de pagar e não mais as necessidades do império; Cria-se um sistema de registro de terras.

32 Séc. X : O poder imperial enfrenta 1 grupo social com riqueza baseada em grandes propriedades rurais e com posições administrativas = ameaça ao império. Séc. XI: Há ascensão de grandes proprietários que conseguem algumas isenções e deixam maior parte dos impostos para camponeses.

33 As vitórias são atribuídas a oração e a piedade pessoal.
Não se exalta mais a força, coragem militar do imperador mas sim, sua piedade pessoal que é colocada como exemplo; Exploração de imagens apocalípticas Séc. VIII= Evolução decisiva da imagem de imperador sacerdote= eclosão da questão iconoclasta;

34 Deus cristão= Deus da Vitória.
O discurso muda! Devido a várias percas territoriais é necessário um discurso cristão triunfalista= ideia de vitória imperial que depende do favor divino. Deus cristão= Deus da Vitória. Para manter integridade do império era preciso: Restaurar a lei + usar a força das armas, prém ambos dependiam de Deus;

35 Imperadores influenciando os debates teológicos;
Caráter sacerdotal ao império. Questão iconoclasta Quando inicia? Com quem inicia? 730* Leão III se declara contra culto de imagens. Pós Leão III = Constantino V = Redige obra sobre Teologia iconoclasta.

36 Página do Saltério Chludov criticando a iconoclastia
Página do Saltério Chludov criticando a iconoclastia. No fundo há uma representação da crucificação de Jesus no Monte Calvário, o artista compara os soldados romanos maltratando Jesus, com os iconoclastas João e o bispo Antonio I de Constantinopla, destruindo o ícone de Cristo.

37 Constantino V Diz que a verdadeira imagem deve ser consubstancial;
“Uma imagem material poderia dar conta da natureza humana de cristo, mas não da divina”. Nesse período se destaca a religião como elemento marcante do império;

38 Identidade religiosa = identidade política
Séc. IX há um restabelecimento do culto a imagens;

39 Tempo de crises Séc. XII : Aparente estabilidade.
Reconhecimento da primazia romana no oriente Eclosão das cruzadas Pedro o Eremita mostra o caminho de Jerusalém aos cruzados (iluminura francesa, c.1270

40 Iluminura do massacre dosperegrinos da Cruzada Popular naAnatólia

41 Instituição da Pranoia= Mais usada era a concessão por favor militar.
Economia:Os impostos comerciais são fundamentais para manter o império. Aumento das taxas sobre a terra e mão de obra. Contratação de mercenários

42 Controle comercial difícil
1082 “livre” comércio veneziano 1453 : Conquista final dos turcos


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