Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAntônio Castelo Alterado mais de 9 anos atrás
1
JULIENNE DE N. BRITO TELES GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA:RETRATANDO A E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA
2
TELESSALA DE CAMETÁ/PARÁ APRESENTAÇÃO DO TEMA O TEMA DISCUTE A GESTÃO ESCOLAR COMO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, OU SEJA, COMO A ESCOLA TEM SE ORGANIZADO PARA CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA EMANCIPAÇÃO HUMANA.
3
PROBLEMATIZAÇÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA TEM SIDO PAUTA DE INÚMERAS INDAGAÇÕES QUE REFLETEM VALORES E ATITUDES ADOTADOS NA EMPRESA, DESSA FORMA A ESCOLA CONTRIBUI PARA A ALIENAÇÃO E MECANIZAÇÃO DO SER HUMANO. A ESCOLA PRECISA VALORIZAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PAUTADO NA DIVERSIDADE CULTURAL DOS EDUCANDOS
4
OBJETIVOS ANALISAR A GESTÃO ESCOLAR NA E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA ; ANALISAR A GESTÃO ESCOLAR NA E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA ; ENTENDER A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA GESTÃO DA ESCOLA; DISCUTIR OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA; INVESTIGAR A PRESENÇA DA POLÍTICA NEOLIBERAL NA E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA.
5
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O TEMA COMEÇA ABORDANTO SOBRE A DMINISTRAÇÃO GERAL, QUE PARA FÉLIXE(1989) É A EVOLUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL. PARO(1991) DIZ QUE A ADMINISTRAÇÃO CONDUZ A RACIONALIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO. GENTILI(1997) QUESTIONA O NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO. AZEVEDO (1999) FRISA A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO SOCIAL.FERREIRA (2000) AFIRMA QUE A GESTÃO DEMOCRÁTICA CONSISTE NA RELAÇÃO INTERSUBJETIVA. DALMÁS (1999) REFORÇA QUE A PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.
6
METODOLOGIA ESTA PESQUISA SE PAUTOU NO ESTUDO DE CASO, DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTUADA E A OBSERVAÇÃO. ESTA PESQUISA SE PAUTOU NO ESTUDO DE CASO, DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTUADA E A OBSERVAÇÃO.
7
RESULTADO DA PESQUISA PERCEBEU-SE NESTA PESQUISA QUE A POLÍTICA NEOLIBERAL NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS, ALÉM DISSO, A E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA DESENVOLVE SEUS TRABALHOS EDUCATIVOS PAUTADO NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO. A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PROCESSO QUE REQUER OS ENVOLVIMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR NO ATO EDUCATIVO. O CONSELHO ESCOLAR É UM INSTRUMENTO QUE MATERIALIZA A GESTÃO DEMOCRÁTICA.
8
CONCLUSÃO DA MONOGRAFIA A GESTÃO DEMOCRÁTICA É UM PROCESSO NECESSÁRIO NA ESCOLA, NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE HOMENS E MULHERES CONSCIENTE DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE COMO SUJEITO CONSTRUTORES SE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. ALÉM DISSO, PODE SE TORNAR UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA SE CONTRAPOR À POLÍTICA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.