A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO Apresentador: Roberto Barbosa da Silva Questionador: Sones Lei Cintra Argumentador: Wilson Batista de Oliveira Debatedora: Glacimara Ferreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO Apresentador: Roberto Barbosa da Silva Questionador: Sones Lei Cintra Argumentador: Wilson Batista de Oliveira Debatedora: Glacimara Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO Apresentador: Roberto Barbosa da Silva Questionador: Sones Lei Cintra Argumentador: Wilson Batista de Oliveira Debatedora: Glacimara Ferreira Relator 1: Rafael Bastos Relator 2: Maria Inês Pereira Introdução Objetivo: Argumentar que o município de Campo Grande não realiza uma gestão democrática. Justificativa: Por não ser democrática, a direção escolar municipal está submissa a uma concepção hierarquizada de poder, e, portanto, das relações verticais que se estabelecem nas organizações.

2 Gestão da Educação: O Município e a Escola Gestão de Educação implica em refletir sobre as políticas de educação. Gestão Transforma metas e objetivos educacionais em ações. Os princípios que devem reger o ensino é a Gestão Democrática (1- Estar de acordo com as peculiaridades de cada sistema e 2- Garantir a participação dos profissionais da educação, da comunidade escolar e local na elaboração do PPP), indicada pela LDB. A proposição do paradigma emergente. (Quadro Comparativo).

3 Pressupostos da Gestão da Educação: 1. Análise da questão dos Paradigmas 1.1 A proposição do paradigma emergente. (Quadro Comparativo). 1.2 A especificidade da Organização Educacional. 1.3 A qualidade na Educação. 2. Gestão da Educação e Proposta Educacional 2.1 O processo de Construção do Planejamento Municipal e Escolar. 2.2 Os Paradigmas e a Nova Escola. 2.3 As dimensões da Gestão Democrática da Educação.

4 3.A Gestão da Educação e a Nova Prática Educativa 3.1 Princípios, Valores e Prioridades da Gestão Democrática 3.2 Elementos da Nova Prática Autonomia Participação Clima Organizacional Estrutura Organizacional Considerações Finais

5 Gestão da Educação: O Município e a Escola A proposição do paradigma emergente. (Quadro Comparativo). ASPECTOS DA GESTÃO ENFOQUES E ATITUDES PARADIGMA VIGENTE (Tradicional)PARADIGMA EMERGENTE (Novo) Relações de poderVerticaisHorizontais EstruturasLineares / segmentadasCirculares / integradas EspaçosIndividualizadosColetivos DecisõesCentralizadas / imposiçãoDescentralizado / diálogo / negociação Formas de açãoAutocracia / paternalismoDemocracia / autonomia CentroAutocentrismo / individualismoHeterocentrismo / grupo-coletivo RelacionamentoCompetição / apego / independênciaCooperação / cessão / independência MetasEliminação de conflitosMediação de conflitos Tipos de enfoqueObjetividadeIntersubjetividade VisãoDas partesDo todo ObjetivoVencer de / convencerVencer com / co-vencer ConseqüênciaVencedores-perdedoresVencedores Objetivo do trabalhoInformaçãoConhecimento BaseA-éticaÉtica ÊnfaseNo TERNo SER

6 O paradigma da escola cidadã, com autonomia, concebe uma gestão democrática: Voltada para a inclusão social; Fundada no modelo cognitivo-afetivo; Com clareza de propósitos, subordinados apenas ao interesse dos cidadão a que serve; Com processos decisórios, participativos e tão dinâmicos quanto a realidade, geradores de compromissos e responsabilidades.; Com ações transparentes; Com processos auto-avaliativos geradores da critica institucional e fiadores da construção coletivas;

7 Meios para garantir a qualidade do processo Educativo: Professores em quantidade suficiente para atender a toda a demanda; Política de valorização do magistério; Professores em formação técnica adequada e politicamente conscientes de seu importante papel social; Pessoal de suporte pedagógico e de apoio administrativo em quantidade e qualidade suficientes; Materiais pedagógicos e equipamentos auxiliares necessários ao trabalho docente; Prédios, salas e espaços educativos em condições satisfatórias (ventilação, iluminação, tamanho, mobiliário); Recursos financeiros necessários para a manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE) – administrados e forma democrática;


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO Apresentador: Roberto Barbosa da Silva Questionador: Sones Lei Cintra Argumentador: Wilson Batista de Oliveira Debatedora: Glacimara Ferreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google