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Cerimonial Continuação.....

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Apresentação em tema: "Cerimonial Continuação....."— Transcrição da apresentação:

1 Cerimonial Continuação....

2 Augusto Estellita Lins
Sr. Lago Sra. Matos Sr. Matos Sra. Lago Sr. Silva Figura 1 Mesa de 6 pessoas / Cabeceira Inglesa Precedência: 1 - Sr. e Sra. Silva ( anfitriões ) 2 - Sr. e Sra. Lago 3 - Sr. e Sra. Matos Augusto Estellita Lins Sra. Silva

3 Etiqueta, Protocolo e Cerimonial
Sra. C Sr. D Sra. E Sr. B Sr. Silva Sra. Silva Sra. B Sr. E Sra. D Sr. C Figura 2 Mesa de 10 pessoas / Cabeceira Inglesa Precedência: 1 - Sr. e Sra. Silva ( anfitriões ) 2 - Sr. e Sra. B 3 - Sr. e Sra. C 4 - Sr. e Sra. D 5 - Sr. e Sra. E Etiqueta, Protocolo e Cerimonial

4 Augusto Estellita Lins
Sr. Silva Sra. B Sra. C Sr. D Sr. E Sra. G Sra. F Sr. G Sr. F Sra. E Sra. D Sr. C Sra. Silva Sr. B Figura 3 Mesa de 14 pessoas / Cabeceira Francesa, mesa oval Precedência: 1 - Sr. e Sra. Silva ( anfitriões ) 4 - Sr. e Sra. D 7 - Sr. e Sra. G 2 - Sr. e Sra. B Sr. e Sra. E 3 - Sr. e Sra. C Sr. e Sra. F Augusto Estellita Lins

5 Etiqueta, Protocolo e Cerimonial
Sra. Silva Sr. E Sr. A Sra. C Sra. D Sr. B Sra. B Sr. D Figura 4 02 Mesas redondas de 06 pessoas Precedência: 1 - Sr. e Sra. A ( presidem as mesas ) 2 - Sr. e Sra. B 3 - Sr. e Sra. Silva ( anfitriões ) 4 - Sr. e Sra. C 5 - Sr. e Sra. D 6 - Sr. e Sra. E Sr. C Sra. A Sra. E Sr. Silva Etiqueta, Protocolo e Cerimonial

6 Etiqueta, Protocolo e Cerimonial
6 2 Sr. Silva 4 8 9 5 1 3 7 Figura 6 Mesa só para homens ( cabeceira francesa ) Precedência: 1 - Sr. Silva ( anfitrião ), Senhores 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Etiqueta, Protocolo e Cerimonial

7 Augusto Estellita Lins
Sra. D Sr. B Sra. Silva D E C A Sr. Silva Augusto Estellita Lins Figura 7 Mesa de 10 pessoas ( cabeceira francesa ) Precedência: 1 - Sr. A - Homenageado especial e hóspede de honra, co-preside a mesa (sem esposa) 2 - Sr. e Sra. Silva ( anfitriões ) 3 - Sr. e Sra. B Sr. e Sra. D 4 - Sra. C ( sem esposo ) 6 - Sr. e Sra. E

8 Etiqueta, Protocolo e Cerimonial
Sra. C Sr. B Sra. A Silva D C Etiqueta, Protocolo e Cerimonial Figura 8 Mesa de 10 pessoas ( cabeceira francesa ) Precedência: 1 - Sr. e Sra. A - Homenageados especiais e hóspedes de honra, presidem 2 - Sra. Silva ( anfitriã ) 3 - Sr. e Sra. B Sr. e Sra. D 4 - Sr. e Sra. C Sr. Silva ( anfitrião )

9 Serviço de almoço simples

10 Serviço para almoço de cerimônia
Senhora Isabel de Sake

11 Serviço de jantar simples

12 Serviço de jantar formal

13 Serviço de jantar de Cerimônia
EL Senhor José Lins

14 Arranjos de Mesas Existem várias maneiras de dispor louça, cristais e talheres em uma mesa. Dependendo da forma, teremos disposição à americana, à brasileira, à francesa, à russa e à inglesa. No dia-a-dia essas formas são bastantes simplificadas, ficando a critério de cada um. Os esquemas abaixo auxiliam a compreensão:

15 8 - Copo para vinho branco 9 - Copo para vinho tinto
1 - Prato 2 - Guardanapo 3 - Garfo 4 - Garfo para peixe 5 - Colher para sopa 6 - Faca para peixe 7 - Faca 8 - Copo para vinho branco 9 - Copo para vinho tinto 10 - Copo para água 11 - Copo para Champanhe 12 - Prato para pão 13 - Faca para manteiga 14 - Faca para sobremesa 15 - Colher para sobremesa 16 - Garfo para sobremesa 17 - Garfo para ostra ou melão 12 14 11 13 10 15 9 16 8 2 1 4 3 3 7 6 5 17

16 Arranjo à Brasileira 1 2 14 15 16 12 13 3 7 6 5 11 10 9 8 4 17

17 Arranjo à Francesa 1 2 12 13 3 7 6 5 11 10 9 8 4

18 Arranjo à Americana 12 9 10 13 8 17 2 1 4 3 3 7 6 5

19 Arranjo à Inglesa 11 12 13 10 9 14 15 16 8 3 4 7 6 5 17 1 2

20 Arranjo à Russa 10 12 13 9 15 8 16 1 4 3 7 6 5

21 Arranjo Simplificado 2 3 1 7 9 10 15 16

22 Composição de Mesa Nas composições de mesas devem ser observadas as precedências, e em situações difíceis o bom senso também deve se fazer presente. Vejamos algumas situações:

23 Composição de Mesa A) Evento com mesa composta com número ímpar de pessoas 1 - Maior Autoridade Presente 2 - 2ª Pessoa mais importante 3 - Anfitrião 4 - 3ª Pessoa mais importante 5 - 4ª Pessoa mais importante 4 2 1 3 5

24 Composição de Mesa B) Evento com mesa composta com número par 5 3 1 2
1 - Maior Autoridade (presidente) 2 - Anfitrião 3 - 2ª Pessoa mais importante 4 - 3ª Pessoa mais importante 5 - 4ª Pessoa mais importante 6 - 5ª Pessoa mais importante 5 3 1 2 4 6

25 Composição de Mesa C) Evento em que há homenageado sem presença de chefes de poder 1 - Anfitrião (Abrirá e Presidirá) 2 - Homenageado 3 - 1ª Pessoa mais importante 4 - 2ª Pessoa mais importante 5 - 3ª Pessoa mais importante 4 2 1 3 5

26 Composição de Mesa D) Evento em que há homenageado e Chefe de Poder 4
1 - Chefe do Poder (Abrirá e, se desejar, presidirá) 2 - Homenageado 3 - Anfitrião (se o nº 1 não presidir, caberá ao Anfitrião) 4 - Pessoa mais importante na seqüência 5 - Pessoa mais importante na seqüência 4 2 1 3 5

27 Composição de Mesa E ) Evento em que há Representante do Poder mais Homenageado 1 - Anfitrião 2 - Homenageado 3 - Representante do Chefe do Poder 4 - Pessoa mais importante na seqüência 5 - Pessoa mais importante na seqüência 4 2 1 3 5

28 Composição de Mesa F ) Evento em que o Representante do Chefe do Poder é o Vice. Mais Homenageado 1 - Vice 2 - Homenageado 3 - Anfitrião 4 - Pessoa mais importante na seqüência 5 - Próxima Pessoa mais importante na seqüência 4 2 1 3 5

29 Composição de Mesa G ) Evento em Empresa Privada com a Presença de Chefias do Poder 1 - Governador 2 - Prefeito 3 - Presidente da Empresa 4 - Presidente da Associação Comercial 5 - Convidado 4 2 1 3 5

30 Composição de Mesa H ) Evento em Empresa Privada com Homenageado 4 2 1
1 - Presidente da Empresa 2 - Funcionário da Empresa Homenageado 3 - Diretor de RH 4 - Diretor de RP 5 - Chefia do Setor Homenageado 4 2 1 3 5

31 Composição de Mesa Observações
O Chefe do Poder sempre ocupará o centro, mesmo que não presida. Se o lugar da lateral for ocupado por uma mulher em decorrência da precedência, deverá ser trocado com o homem mais próximo.

32 TRAJES Nos dias de hoje há muita discrepância entre a terminologia utilizada para designar trajes. Há, portanto, que se usar uma boa dose de bom senso ao vestir-se para comparecer a um evento. Damos a seguir algumas sugestões consideradas tradicionais:

33 TRAJES RIGOR É usado nos eventos mais sofisticados, de gala.
A mulher usa vestidos longos e requintados com bordados, brocados e paetês. Sapatos ou sandálias com meia. Bolsas minúsculas e até luvas se desejar. O homem usa smoking ou casaca, com os complementos próprios.

34 TRAJES BLACK-TIE A mulher usa vestido longo de tafetá, organza, bordado etc. Sapatos altos e bolsas pequenas. É um pouco menos sofisticado do que o a rigor. O homem usa smoking ou summer.

35 TRAJES SOCIAL Eqüivale ao traje recepção, coquetel e coquetel fino.
A mulher usa vestido curto de tafetá, renda, veludo etc. Sapatos altos com bolsas pequenas. O homem veste terno escuro e gravata.

36 TRAJES TENUE DE VILLE Expressão francesa que significa “traje da cidade”. Corresponde a passeio completo, esporte fino. A mulher usa tailleur, saia e blazer de crepe, shantung de seda etc. Sapatos altos e bolsas pequenas. O homem usa terno com gravata e sapato social.

37 TRAJES ESPORTE COMPLETO
A mulher usa tailleur, saia e blazer, vestido tipo chamisier, saia e blusa, sapato mocassim e bolsa esporte. O homem veste blazer com ou sem gravata e sapatos mocassim.

38 TRAJES ESPORTE A mulher usa saia, blusa, calça comprida, bermudas. Sandálias ou sapatos baixos. O homem veste camisa sem gravata, jaquetas, malhas, moletons, mocassins e tênis.

39 TRAJES Observação: Os modelos e os tecidos da moda devem ser introduzidos em cada um dos tipos de trajes mencionados.

40 TRAJES Segundo Glória Kalil, hoje, os trajes se resumem a:
Kalil, Glória. Revista Cláudia. Caderno Etiqueta para nossos dias, abril de 1996, p. 14.

41 TRAJES TRAJE ESPORTE É o mais descontraído. Vestidos leves, calça e camiseta, sandálias baixas, para as mulheres. Para os homens, jeans e até mocassim sem meia. Só não é aceitável, para ninguém, roupa de jogging. Abrigo foi feito só para praticar esportes.

42 TRAJES TRAJE PASSEIO Para mulheres significa estar bem vestida. Vestidos, tailleurs (hoje, tailleur pode ser calça comprida), salto alto, bolsa menor. Nada muito brilhante ou carregado. Para homens, pode ser blazer sem gravata.

43 TRAJE PASSEIO COMPLETO
TRAJES TRAJE PASSEIO COMPLETO Serve para uma situação mais formal que a do traje passeio. As roupas seriam, para as mulheres, quase as mesmas do traje passeio, mas os tecidos podem ter um brilho mais precioso. É a ocasião propícia para quem gosta de uma bijuteria mais vistosa. É a roupa para coquetéis, inaugurações, jantares formais, realizados quase sempre à noite. Para homens, significa que eles têm de usar terno e gravata.

44 TRAJES TRAJE BLACK-TIE
É traje de gala, a roupa de noite fechada. Para as mulheres, é a hora dos longos, dos curtos e decotados, tecidos brilhantes, lantejoulas, bordados. Para homens, smoking.

45 TRAJES Observações: Os modelos e os tecidos da moda devem ser introduzidos em cada um dos tipos de trajes mencionados. Nos eventos que se realizam pela manhã, deve-se usar roupas de tecidos lisos ou estampados, nas cores claras, de linho, seda ou crepe. À tarde, as cerimônias requerem os mesmos tecidos e padronagens, porém em quaisquer cores. À noite, nunca estampados, sejam quais forem as cores, de renda, tafetá, veludo, seda, crepe e outros. Somente neste horário são permitidos roupas e acessórios brilhantes.

46 CONVITES Devem conter os elementos básicos, que são: quem convida, tipo de evento, mencionar se houver presença de personalidade, local, data, hora, indicar que é intransferível (se for o caso), pedir confirmação (R.S.V.P., se for o caso), indicar o traje (se for o caso). A entrega deve ser com antecedência de dez dias para os convites formais; para os menos formais oito dias, por meio de: entrega direta, ofício ou correio. Para as autoridades, o convite impresso deve ser sempre enviado acompanhado de um ofício. Os convites formais devem usar o termo “honra” e os menos formais, “prazer”.

47 CONVITES Exemplos: A O Governador do Estado de São Paulo E Senhora têm a honra de convidar V.Excia. E Excelentíssima Família para às 20 horas do dia De de No Palácio do Governo. R.S.V.P.

48 CONVITES Exemplos: B A Indústria ABC tem o prazer de convidar V.Excia. Para a solenidade de inauguração de sua sede própria, às 18 horas do dia De de Na rua catanduva nº 120, distrito industrial-campinas-sp., cujo evento contará com a presença do excelentíssimo sr Secretário da indústria e comércio do estado de são paulo. R.S.V.P.

49 CONVITES Os convites informais, hoje, são confeccionados em cores e formatos criativos, mantendo os elementos básicos.

50 ETIQUETA Com base no cotidiano e ensinamentos de Marcelino de Carvalho, apresentamos alguns tópicos importantes sobre etiqueta. Carvalho, Marcelino de, Guia de boas maneiras

51 ETIQUETA Apresenta-se sempre a pessoa menos importante à mais importante. Apresenta-se um homem a uma mulher, uma pessoa mais nova a uma mais velha. Graus são: idade, sexo, posição social ou política. Sacerdote quase sempre é quem tem grau superior. A pessoa mais importante estende a mão a que lhe foi apresentada ou faz reverência com a cabeça. A pessoa mais importante é quem diz “Como vai”.Não se usa mais dizer “Muito prazer”.

52 ETIQUETA Uma mulher nunca se levanta quando é apresentada a outra mulher ou a um homem. Só o faz quando a pessoa a quem é apresentada é de tal ordem que isso a obriga, como Chefe de Estado, sacerdote ou pessoa muito mais idosa. Quando há um grupo de pessoas reunidas e chega mais uma, o anfitrião deve apresentá-la dizendo seu nome, e de longe dizer os nomes das pessoas do grupo. Não há necessidade de cumprimentos individuais.

53 ETIQUETA O homem ou a pessoa mais jovem é quem cumprimenta em primeiro lugar. A pessoa mais jovem ou menos importante socialmente não deve parar para cumprimentar. No inverno, usando luvas, homens se cumprimentam tirando-as. As mulheres não precisam tirá-las. Nunca se beija a mão de uma mulher que esteja com luvas. Nunca se beija a mão de uma mulher solteira.

54 ETIQUETA O homem, ao beijar a mão de uma mulher, deve curvar-se, não levantar a mão. É bom lembrar que hoje raramente se beija a mão. O mais comum é a troca de beijinhos no rosto entre pessoas mais jovens de ambos os sexos, e um aperto de mão quando jovens cumprimentam mais velhos que não são do seu relacionamento. Não se deve estender a mão a uma pessoa doente num hospital.

55 ETIQUETA No restaurante basta fazer uma saudação com a cabeça.
Quando ocorre um encontro entre homens, todos se levantam para cumprimentar aquele que chega. Se houver no convite as iniciais R.S.V.P., a resposta deve ser dada com até 48 horas de antecedência. Se for possível confirmar antes, faça-o Quando se tratar de um pequeno jantar, ao fazer o convite, comunicar quem são os convidados e qual o cardápio.

56 ETIQUETA Se houver homenageado, os convidados devem chegar quinze minutos antes do horário estabelecido para o início do evento, e retirar-se após a saída do homenageado. A faca é usada na mão direita. Deve-se usar o garfo, e não a faca, para cortar alimentos como ovos, macarrão, legumes. O uso da colher, quando se toma sopa, é feito pelas laterais e nunca pela ponta.

57 ETIQUETA O guardanapo é usado aberto ou dobrado em dois, sobre o colo. Após o uso deixá-lo ligeiramente dobrado sobre a mesa. A lavanda contém água fria ou morna, com uma fatia de limão, e deve ser usada para remover gorduras, quando se come frango, aspargos ou alcachofra. O vinho deve ser servido em jarras. Se for de qualidade, na própria garrafa. Nunca se leva o copo à boca sem antes limpar os lábios com o guardanapo.

58 ETIQUETA Corta-se peixe com talheres próprios.
Não se deve cortar macarrão com a faca. A salada deve ser cortada com o garfo ou então deve-se dobrar a folha. Aspargos come-se com a mão. Ajudado pelo garfo, corta-se a parte da ponta e os dedos são usados para a parte mais grossa.

59 ETIQUETA Come-se alcachofras desfolhando-as com os dedos. Quando chega a vez do fundo, usa-se a faca para raspar os pêlos. Limpo e retirado o fundo, que é o mais saboroso, usa-se o garfo para mergulhar os pedaços no molho. Come-se queijo forte colocando-o em pequenos pedaços sobre o pão ou torradas, nunca levando-o com a faca ou garfo direto à boca. Para compotas usa-se o garfo para os pedaços de fruta e a colher para a calda.

60 ETIQUETA Laranjas são levadas à mesa descascadas, depois cortadas com a faca, com a ajuda do garfo, deixando o centro da fruta. Maçãs e pêras são descascadas inteiras, ou cortadas em quatro e depois descascadas. Melão e melancia cortam-se os pedaços à medida que estes vão sendo ingeridos. Banana descasca-se em forma de flor. Uva, cereja e jabuticaba são comidas com a mão, sendo os caroços devolvidos à mesma e só depois ao prato.

61 ETIQUETA Café pode ser tomado à mesa ou fora dela.
O último ato de um jantar são os digestivos: licores. Paliteiros devem ser colocados no lavabo. O marido diz “Minha mulher”e “Sua esposa” ou “Sua senhora”. A mulher diz “Meu marido” e “Seu esposo”. Não se diz “Senhora Carla Monteiro Dias” mas sim “Dona Carla Monteiro Dias”.

62 ETIQUETA Diz-se “Senhora Monteiro Dias” ou “Senhora José Monteiro Dias”. Nunca se diz “Bom dia, dona”, mas sim “Bom dia, senhora”. Não se diz “Os José Monteiro Dias”, mas sim “os Monteiro Dias”. À saída e entrada de elevador, a pessoa mais velha ou mulher tem precedência.

63 ETIQUETA Na rua o homem fica do lado externo da calçada e carrega os pacotes para a mulher. Não se coloca os cotovelos sobre a mesa quando se está fazendo refeições. Não se deve cruzar as pernas, trazendo um dos pés até o joelho, principalmente quando se segura o sapato ou tornozelo com a mão. Se cruzar a perna, deve deixá-la a partir do joelho para baixo.

64 ETIQUETA Quando se toma uísque, coloca-se no copo primeiro a dose e depois o gelo. A soda ou água são acrescentados por último. Não se deve nunca mexer o gelo com os dedos. Em uma recepção não se deve esquecer de servir água. Ao subir uma escada, o homem vai à frente da mulher, e ao descer fica logo atrás. Quando alguém espirrar não dia “Saúde”, “Deus te crie”, etc.Quem espirra deve ter esse seu ato ignorado.

65 ETIQUETA Não cochile. Não boceje. Não fale ao ouvido de alguém quando estiver em grupo. Não cuspa. Não fale alto. Não gesticule. Não aponte. Não se atrase. Todas essas atitudes são muito deselegantes. Ao mencionar as pessoas de um grupo, cite seu nome por último. Só cite o seu nome primeiro se o feito realizado por seu grupo não tiver sido o esperado. Não peça ao garçon a receita daquele saboroso prato que você acabou de degustar.

66 ETIQUETA A mulher nunca acende o cigarro para o homem.
Não se deve usar jóias junto com bijuterias. Durante uma conversa, não fique citando muitas pessoas e autores de prestígio, pois isto poderá ser tomado com pedantismo. Não se dobram mais os cartões de visitas para entregar a alguém.

67 ETIQUETA Convites de casamento devem ser entregues pessoalmente e com trinta dias de antecedência. Para os convidados de outras cidades, coloca-se o convite com envelope dentro de outro envelope maior, e neste último escreve-se o endereço. Evite servir camarões nas recepções, pois estes causam mau hálito. Nunca recuse vinho. Aperitivos e digestivos podem ser recusados.

68 ETIQUETA Evite assuntos desagradáveis em reuniões ou à mesa.
Quando se recebe um presente, este deve ser aberto na frente da pessoa que o deu, e o agradecimento deve vir acompanhado de um elogio. É elegante brindar à saúde daqueles com quem se bebe. Prenda seu animal de estimação quando receber visitas. Nem todos gostam que ele fique pulando em seu colo.

69 ETIQUETA Seja elegante com quem lhe presenteia, oferecendo-lhe também um presente quando houver uma ocasião propícia. Caso contrário, você poderá ser cortado de sua lista de presenteáveis. Corta-se o pão fatiado ou do couvert com as mãos, levando pequenas porções à boca. Quando for hábito da casa rezar antes das refeições, acompanhe ou mantenha-se apenas observando.

70 ETIQUETA Deve-se segurar os copos pela base, sem levantar o dedo mínimo. Deve-se segurar o copo de conhaque com as duas mãos para aquecer, ou para mantê-lo aquecido. Caso não haja cinzeiros à vista, os anfitriões não querem que os convidados fumem. É falta de elegância pedir que o tragam. A azeitona do couvert se pega com a mão, devolvendo o caroço ao prato da mesma forma.

71 ETIQUETA Homem elegante, ao sentar-se à mesa de refeições, fica atento às senhoras que o acompanham para atendê-las. Pessoas finas e elegantes são as primeiras a ser notadas.

72 ETIQUETA Não é proibido aplaudir o Hino Nacional ao final de sua execução, apresentado como abertura ou encerramento de eventos.

73 Convites - Modelos O Governador do Estado de Minas Gerais
e a Senhora Heloísa Azeredo têm a honra de convidar Para o café da manhã que oferecem aos Excelentíssimos Senhor Jorge Branco Sampaio, Presidente da República Portuguesa, e a Senhora Maria José Ritta, às 9:45 horas do dia 6 de setembro de 1997, no Palácio da Liberdade. Traje: passeio completo P.M.

74 O Governador do Estado de Minas Gerais,
Convites - Modelos O Governador do Estado de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, têm a honra de convidar Senhor Félix Fraiha para o almoço que oferece aos Excelentíssimo Senhor Elias Hraoni, Presidente da República Libanesa, às 12:30 horas do dia 7 de setembro de 1997, no Palácio da Liberdade. Traje: passeio completo P.M.

75 Sua Excelência o Senhor Cônsul-Geral Juan Carlos Lourido Passarella
Convites - Modelos O Governador do Estado de Minas Gerais, Eduardo Azeredo,convida Sua Excelência o Senhor Cônsul-Geral Juan Carlos Lourido Passarella para o almoço em homenagem ao Excelentíssimo Senhor Hugo Batalha, Vice-Presidente da República do Uruguai, dia 25 de agosto de 1997 às 13:00 horas, no Palácio da Liberdade. Traje: passeio completo P.M.

76 Convites - Modelos o deputado Aécio Neves
O Governador do Estado de Minas Gerais, tem o prazer de convidar o deputado Aécio Neves para o almoço que oferece a Sua Excelência o Senhor Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República Federativa do Brasil, às 12h30 horas, do dia 30 de novembro de 1995, no Palácio da Liberdade. Traje: Passeio R.S.V.P. Pede-se comparecer com trinta minutos de antecedência e apresentar este convite fax

77 Fim.


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