A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na obra Os Maias, de Eça de Queirós

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na obra Os Maias, de Eça de Queirós"— Transcrição da apresentação:

1 Na obra Os Maias, de Eça de Queirós
A Comunicação Escrita Na obra Os Maias, de Eça de Queirós

2

3 Jornais Comunicação Escrita n’ Os Maias

4 Jornais referidos na obra
Jornais portugueses Jornais estrangeiros Corneta do Diabo Figaro (jornal francês) A Tarde Rappel (jornal francês) Gazeta Ilustrada Gazeta Médica (revista de Medicina)

5 “Foi uma surpresa para ambos que não tinham lido os jornais.”
Funções dos jornais Era um meio de difundir as notícias do país “Foi uma surpresa para ambos que não tinham lido os jornais.” Notícias sobre a sociedade na coluna High Life “O Ega, porém, já sabia. A chegada dos Cohens, não é verdade? Lera-o logo nessa manhã na «Gazeta Ilustrada», no High Life.” Críticas ao jornalismo português da época “Mas a gente nunca pode saber, porque estes jornais portugueses imprimem sempre os nomes estrangeiros errados.”

6 Director: Palma “Cavalão”
Corneta do Diabo: “(…) «Corneta do Diabo» (…) na abundância dos itálicos, no tipo gasto, todo ele revelava imundície e malandrice.” Director: Palma “Cavalão” Corrupção no jornalismo (oscilava ao sabor das conveniências): “O artigo, pois, fora-lhe simplesmente encomendado e pago. No terreno do dinheiro vence sempre quem tem mais dinheiro.” “comprar a tiragem do jornal” “ – Promete os cem, promete tudo, contanto que eu tenha o nome…” “tem uma rapariga espanhola a sustentar, que o senhorio lhe levantou o aluguer da casa, que Lisboa está caríssima, que a literatura neste desgraçado país…”

7 Director: Neves, deputado e político
A Tarde: Director: Neves, deputado e político “(…) não lhe devia dar Vossa Excelência ou aqueles que a escutassem mais importância do que a que se dá a uma involuntária baforada de álcool – pois que, por um hábito hereditário que reaparece frequentemente na minha família, me acho repetidas vezes em estado de embriaguez…” Parcialidade no jornalismo: “E tu querias que eu publicasse isso homem? O Dâmaso, nosso amigo político! E que não fosse, não é uma questão de partido, é de decência! Eu faço lá isso! (…) Se é o Salcede, bem, acabou-se!”

8 Cartas Comunicação Escrita n’ Os Maias

9 Cartas “É uma fatalidade, parto para sempre com Tancredo, esquece-me, que não sou digna de ti, e levo a Maria, que me não posso separar dela.” “Depois, em duas breves palavras, pedia-lhe para ir ver na manhã seguinte, o mais cedo possível, uma pessoa de família, que se achava incomodada.” “(…) julga dever preveni-lo que sua mulher é, à vista de toda a Lisboa, a amante de um rapaz muito conhecido aqui, Carlos Eduardo da Maia (…)”

10 “ – Muito agradecido a Vossa Excelência
“ – Muito agradecido a Vossa Excelência! Eu junto-lhe então um bilhete e Vossa Excelência entrega-o da minha parte ao Carlos da Maia, ou à irmã.” “Decidi partir amanhã para Paris.” “Depois, ao fazer o sobrescrito, ficou com a pena no ar, num embaraço. Devia pôr «Madame Mac Gren» ou «D. Maria Eduarda da Maia»?” “- Acabou-se! Vai sem nome. Imagina-se que foi esquecimento…”

11 Livros Comunicação Escrita n’ Os Maias

12 Livros Memórias de Um Átomo, João da Ega
Medicina Antiga e Moderna, Carlos da Maia “Maria, no entanto, não cessava de lembrar os planos intelectuais do Ega: queria que ele trabalhasse, ganhasse um nome: seria isso o orgulho íntimo dela, e sobretudo a alegria suprema do avô.” Referência a vários autores estrangeiros

13 Conclusão Comunicação Escrita n’ Os Maias

14 Conclusão Referência e apreciação do que é estrangeiro (com excepção das cartas) Crítica à sociedade (com excepção das cartas) As cartas representam a opinião privada e os jornais a opinião pública

15 Trabalho realizado por:
Joana Monteiro, nº14 Raquel Simões, nº20 11º4


Carregar ppt "Na obra Os Maias, de Eça de Queirós"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google