A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evangelho Segundo o Espiritismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evangelho Segundo o Espiritismo"— Transcrição da apresentação:

1 Evangelho Segundo o Espiritismo
FALSOS CRISTOS E PROFETAS Conhece-se a árvore pelos frutos Evangelho Segundo o Espiritismo Capítulo XXI

2

3 E.S.E. Cap. 21, Item 2: Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos roubadores. - Conhecê-lo-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. - Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. - Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. - Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 15 a 20.)

4 O que é ser PROFETA ? Atribui-se comumente aos profetas o dom de adivinhar o futuro. No sentido evangélico, o vocábulo profeta tem mais extensa significação. Diz-se de todo enviado de Deus com a missão de instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas e os mistérios da vida espiritual. Pode, pois, um homem ser profeta, sem fazer predições. Entretanto, deu-se o caso de haver profetas que tiveram a presciência do futuro, quer por intuição, quer por providencial revelação, a fim de transmitirem avisos aos homens. Tendo-se realizado os acontecimentos preditos, o dom de predizer o futuro foi considerado como um dos atributos da qualidade de profeta. Na bíblia, Deus falava ao povo através dos profetas (médiuns).

5 Tipos de profetas: Encarnados
Então, se alguém vos disser: O Cristo está aqui, ou está ali, não acrediteis absolutamente; - porquanto falsos Cristos e falsos profetas se levantarão que farão grandes prodígios e coisas de espantar, ao ponto de seduzirem, se fosse possível, os próprios escolhidos. (S. MATEUS, cap. XXIV, MARCOS, cap. XIII, vv. 5, 6, 21 e 22.) Para o ignorante, todo fenômeno cuja causa é desconhecida passa por sobrenatural, maravilhoso e miraculoso; uma vez encontrada a causa, reconhece-se que o fenômeno, por muito extraordinário que pareça, não é mais do que a aplicação de uma lei da Natureza. Assim, o círculo dos fatos sobrenaturais se restringe à medida que o da Ciência se alarga. Em todos os tempos, homens houve que exploraram, em proveito de suas ambições, de seus interesses e do seu anseio de dominação, certos conhecimentos que possuíam, a fim de alcançarem o prestígio de um pseudopoder sobre-humano, ou de uma pretendida missão divina. São esses os falsos Cristos e falsos profetas.

6

7 “Desconfiai dos falsos profetas.
Tende cuidado para que alguém não vos seduza; - porque muitos virão em meu nome, dizendo: "Eu sou o Cristo", e seduzirão a muitos. Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas; - e porque abundará a iniqüidade, a caridade de muitos esfriará. - Mas aquele que perseverar até o fim se salvará. “ S. MATEUS, cap. XXIV Se aproveitam de nossos momentos de fragilidade, dúvidas, tristeza, mágoas e demais paixões que nos cegam a razão.

8 Tipos de profetas: Desencarnados
Meus bem-amados, não creais em qualquer Espírito; experimentai se os Espíritos são de Deus, porquanto muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (S. JOÃO, Epístola 1ª, cap. IV, v. 1.) O Espiritismo revela outra categoria bem mais perigosa de falsos Cristos e de falsos profetas, que se encontram, não entre os homens, mas entre os desencarnados: a dos Espíritos enganadores, hipócritas, orgulhosos e pseudo-sábios, que passaram da Terra para a erraticidade e tomam nomes venerados para, sob a máscara de que se cobrem, facilitarem a aceitação das mais singulares e absurdas idéias.

9 Caracteres do verdadeiro profeta
Nunca buscam o proveito próprio Humilde e modesto. Pregam o bem e a caridade acima de tudo. Se baseiam no amor ao próximo. Estimulam o perdão. Pregam a verdade e a simplicidade em detrimento do misticismo extravagante. Seguem a LEI DO AMOR

10 PENSAMENTOS/AÇÕESPALAVRAS
Reconhece-se a árvore pelos frutos A árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; - porquanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. - O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira as más do mau tesouro do seu coração; porquanto, a boca fala do de que está cheio o coração. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 43 a 45.) PENSAMENTOS/AÇÕESPALAVRAS

11 Reconhece-se a árvore pelos frutos
Cada um de nós é por si mesmo um centro de energia, e embora energia não se possa ver, ela existe e é sempre poderosa. Hoje a ciência demonstra que todas as energias que emitimos atraem energias iguais. Divaldo Pereira Franco, em suas palestras: É O PLUG E A TOMADA, formando um bem ou um mal, que nos atinge antes de atingir qualquer outra coisa.

12 Reconhece-se a árvore pelos frutos
Os sentimentos têm uma força imensa, muito maior do que temos capacidade de imaginar, porque também neles está embutida a força magnética que dá poder à palavra que dizemos, àquilo que pensamos ou que desejamos, e inevitavelmente às nossas ações.

13 O homem bom ou mau, só consegue dar verdadeiramente aquilo de que seu coração está abastecido. Levando isto para nossa vida pessoal, podemos perceber o que energia tem a ver com o “tesouro” bom ou mau de que Jesus nos fala: a árvore boa ou ruim que somos cada um de nós. Quando Ele afirma que a boca fala do que está cheio o coração, adverte-nos de que: se nosso coração está cheio de amargura, raiva, revolta, com certeza emitimos forças energéticas negativas, e fazemos o mau a nós e ao próximo.

14 Todo bem que fazemos, todo mal que cometemos, parte como um raio...
mas como um imã, volta ao lugar donde partiu. Porque... “O resultado do que fazemos, nunca erra o endereço de onde estamos.”

15 para refletirmos: É bom pensarmos até que ponto estamos sendo a árvore boa ou a árvore má, da qual vaza aquilo de que está repleto nosso interior. Até que ponto nos deixamos arrastar pelos acontecimentos que geram em nós atitudes ruins, erradas, que secam os galhos da árvore de nossas vidas, e que nada mais são que nossos defeitos e dificuldades. Busquemos dar lugar ao viço que os farão novamente verdes e promissores, trabalhando algumas mudanças em nossa conduta, trabalhando as dificuldades de nossa imprescindível Reforma Íntima.

16 Ninguém é uma árvore seca, no entanto todos temos nossos galhos pouco viçosos. Trabalhemos esses galhos, vamos enfrentar mais esse desafio, pois em cada um de nós existe o lado luz e o lado sombra. O lado luz reflete nossas qualidades, nossa maior ou menor conexão com Deus, a árvore viçosa que Jesus nos propõe ser. O lado sombra reflete nossas imperfeições, nossos defeitos, aquilo que devemos transformar. E para sermos essa árvore frutífera é preciso que creiamos mais em nós mesmos, que, acima de tudo, creiamos em Deus, que crê em nós!! Tanto crê, que nos fez simples e ignorantes, a caminho da angelitude!

17


Carregar ppt "Evangelho Segundo o Espiritismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google