A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA"— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Conjunto de técnicas visando obter evidências sobre as DF’s. São elas: Inspeção física e Contagem: verifica se o bem declarado existe, bem como a qld, qtd e se está declarado nas DF’s;

2 AUDITORIA Circularização ou confirmação externa: consiste em obter informações sobre os bens em propriedades de terceiros, direitos a receber e obrigações; O auditor envia cartas a clientes, fornecedores ou bancos pedindo a confirmação do saldo; Inspeção de documentos: o auditor deve verificar a autenticidade, se as transações foram aprovadas, se estão escrituradas (registro) e a sua natureza (normalidade); Ex.: notas fiscais, requisições de compra, contratos, etc. Conferência de cálculos: objetiva verificar se houve erro ou má fé. Ex.: cálculo de provisões, depreciação, IR, etc;

3 AUDITORIA Investigação minuciosa (perscrutações): exame detalhado de alguma conta ou matéria; Inquérito: são perguntas feitas aos funcionários da empresa; Exame dos registros auxiliares: são os que dão suporte aos livros principais. Ex.: contas analíticas, LALUR, Livros de registro de ICMS,IPI, ISS, etc.; Correlação das informações obtidas: é o cruzamento das informações. Ex.: a depreciação influi no resultado e no ativo permanente;

4 AUDITORIA AUDITORIA POR TESTES
Consiste no exame de uma % dos documentos, para formar uma opinião correta do valor do de determinada conta; Quanto mais organizada, menor o n° de testes, e vice-versa; DIREÇÃO DOS TESTES As contas devedoras devem ser testadas para superavaliação, e as credoras, para subavaliação. (Marcelo C. Almeida)

5 AUDITORIA CONTROLES INTERNOS
É o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas, visando: proteção dos ativos, confiabilidade dos dados contábeis e condução ordenada dos negócios da empresa. dois primeiros – controles contábeis e o último –administrativo.

6 AUDITORIA Controles contábeis:
sistema de conferência, aprovação e autorização; segregação de funções; controles físicos sobre os ativos; auditoria interna; Controles administrativos: análises de lucratividade; treinamento e pessoal; estudos de tempos e movimentos; análise de variações entre orçado e realizado; controle dos compromissos assumidos, mas não realizados economicamente.

7 AUDITORIA Princípios Fundamentais dos Controles Internos:
Responsabilidades dos funcionários: devem ser claras e definidas em manuais (preferencial); Rotinas internas: devem estar definidas em manuais, compreendendo: formulários com instruções de preenchimento, evidências que os procedimentos foram executados, (assinaturas, carimbos, etc), etc. Acesso aos ativos: devem ser limitados; Segregação de funções: “quem recebe/paga, não registra”; Confronto dos ativos com os registros: devem ser feitos periodicamente; Amarrações do sistema: a documentação emitida por um setor é conferida por outro;

8 AUDITORIA Princípios Fundamentais dos Controles Internos:
Auditoria interna: é preciso alguém que verifique se as normas estão sendo cumpridas. Seus objetivos principais são: verificar se as normas internas estão sendo seguidas e; avaliar a necessidade de alteração/aprimoramento das mesmas. Relação custo x benefício: controles mais rígidos devem ser implantados para valores relevantes.

9 AUDITORIA Desfalques temporários x permanentes
Temporário: quando não há alteração dos registros contábeis. Ex.: desvio de $ após registro contábil do recebimento; Permanente: quando há modificação dos registros contábeis. Ex.: desvio de um valor pago e baixa de duplicata contra provisão, ou, desvio de um ativo com registro na despesa. NBC-T-11 – Abordagens principais: O Sist. Contábil e de CI é de responsabilidade da Adm., porém o auditor externo deve efetuar sugestões quando aplicável; As informações sobre o Sist. CI podem ser obtidas através de : manuais internos, inspeção física de doctos, fluxogramas, entrevistas, etc.

10 AUDITORIA Desfalques temporários Exemplos:
Funcionário apodera-se do $ antes do registro contábil. Consequência? Conta duplicatas a receber em aberto; Descoberta através da confirm. de saldo ou questionamento ao cliente. Funcionário apodera-se do ativo da empresa. Consequência? Ativo registrado contabilmente; Descoberto através do inventário de bens do imobilizado.

11 AUDITORIA Desfalques Permanentes Exemplos:
Funcionário respons. pelo recbto. de clientes e dos reg. contábeis. Consequência? baixa a duplicata contra rec. de vendas; Funcionário respons. pelas MP’s e reg. contábeis. Consequência? Baixa o valor da MP para despesa; Funcionário resp. pelo recebto. e baixa de duplic. incobráveis. Consequência? Débito na PDD e crédito nas duplic. a receber.

12 AUDITORIA Testes de observância:
O objetivo é certificar se o sist. de CI está realmente sendo utilizado; Aplicar os procedimentos: Inspeção: exame de registros, documentos e ativos; Observação: acompanhamento de processo ou procedimento; Investigação e confirmação: obtenção de informações dentro e fora da entidade; Cálculo: conferência da exatidão aritmética das transações; Revisão analítica: uso de índices para identificar situações ou tendências atípicas.

13 AUDITORIA Avaliação do Sistema de CI’s:
Compreende: Determinar erros/irregularidades que possam acontecer e se este sist. os detectaria de imediato; Analisar as fraquezas ou falta de controle que possibilitam a existência de erros/irregularidades – obj.: determinar natureza, data e extensão dos procedimentos de auditoria; Emitir relatório-comentário dando sugestões de aprimoramento. Natureza = tipo de procedimento; Data = momento; Extensão = tamanho.

14 AUDITORIA Avaliação do Sistema de CI’s:
Geralmente usa-se um questionário (ver material anexo): Geral; Vendas; Recebimentos; Compras; Pagamentos; Folha de pagamento; Outros itens.


Carregar ppt "AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google