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Panorama da Educação Indígena no Brasil

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Apresentação em tema: "Panorama da Educação Indígena no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Panorama da Educação Indígena no Brasil
Censo Escolar da Educação Básica 2012

2 Introdução Censo Escolar da Educação Básica
Pesquisa declaratória; Anual; Âmbito nacional; Informações de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares Estudos sobre a Educação Indígena Publicações - Inep - Estatísticas Indígenas - Um olhar sobre a educação Indígena com Base no Censo Escolar 2008 Objetivos: apresentar o cenário da Educação Indígena no Brasil assegurando aos principais atores do processo educacional oportunidade de conhecimento dessa realidade. O Censo Escolar permite a realização de estudos longitudinais e específicos de determinada área devido a dimensão e do caráter anual das informações coletadas.

3 Introdução Finalidade
Apresentar os dados do Censo Escolar 2012 sobre a educação indígena. Destacar algumas tabelas longitudinais (2009 a 2012) que possibilitam uma análise do desenvolvimento das politicas para Educação Indígena. Contribuir para o desenvolvimento de políticas para essa área Constituir uma base de informações para a avaliação das políticas educativas que envolvem as sociedades indígenas já existentes.

4 Escolas Regiões geográficas As escolas que informaram possuir Educação Indígena no Censo Escolar 2012 espalham-se pelos 26 estados brasileiros, com maior concentração na região Norte, onde estão 1830 ou 62% do total. MA - 315 PI - 43 CE - 39 RN - 1 PB - 35 PE - 122 AL - 18 SE - 1 BA - 72 NORDESTE - 605 AC - 486 AM – 2.875 AP - 334 RR – 1.513 RO - 310 PA - 923 TO – 322 NORTE MT – 228 MS - 59 GO - 2 CENTRO-OESTE - 289 MG - 20 SP - 38 ES - 10 RJ - 3 SUDESTE - 71 PR - 41 SC - 40 RS - 78 SUL - 159

5 Escolas O crescimento do número de escolas com educação indígena, nos últimos 4 anos, vem se estabilizando. Entre 2009 a 2012 o crescimento do número de escolas é de apenas 9,7%. A região Sudeste ainda apresentou uma queda no número de escolas de 10,2%. 79 Figura 1. Quantidade de escolas de Educação Indígena no Brasil e por região, de 2009 a 2012.

6 Caracterização das Escolas Indígenas
Dependência Administrativa Localização A maioria das escolas indígenas se concentram nas redes estaduais e municipais de educação tendo respectivamente 46% e 52% do total Figura 2. Distribuição de escolas de Educação Indígena no Brasil, em 2012, de acordo com a dependência administrativa. As escolas indígenas concentram-se em áreas rurais, demonstrando a forte ligação da Educação indígena com as questões da terra. Ressalta-se que quando analisado os dados de localização diferenciada da escola 92% das escolas encontram-se em terras indígenas. Figura 3. Distribuição de escolas de Educação Indígena no Brasil, em 2012, de acordo com a localização.

7 Caracterização das Escolas Indígenas
Local de funcionamento A maioria das escolas indígenas está localizada em prédio escolar (73%), fato positivo do ponto de vista da infraestrutura das escolas. Essa informação demonstra a preocupação do governo federal na construção de escolas indígenas como apontado no texto Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola, o qual apresenta as políticas estipuladas a partir de 2007. Figura 4. Porcentagem de escolas de Educação Indígena, em 2012, de acordo com o local de funcionamento.

8 Caracterização das Escolas Indígenas
Figura 11. Distribuição das escolas de Educação Indígena, em 2012, de acordo com o tipo de abastecimento de água. Caracterização das Escolas Indígenas Água consumida pelos alunos e abastecimento de água Mais da metade das escolas com educação indígena a água consumida pelos alunos não é filtrada (50,1%). A definição utilizada para esse campo pelo Censo Escolar é: “Água em condições adequadas para o consumo humano”. Se cruzarmos essa informação com abastecimento de água, nota-se a consistência do dado já que 61% das escolas são abastecidas por fontes, rios, igarapés, riacho e córrego e apenas 9% possuem abastecimento por rede pública. Indígenas da Aldeia Bahetá necessitam de água potável e não poluída! 18/11/2011 A água consumida e usada para beber, lavar, cozinhar e tomar banho é do rio Colônia que nasce em São José do Colônia no município de Itapetinga, passando por vários municípios e fazendas que soltam seus esgotos e dejetos no rio. Fonte: 18/11/2011 Figura 5. Distribuição das escolas de Educação Indígena, em 2012, de acordo com o tipo de abastecimento de água.

9 Caracterização das Escolas Indígenas
Abastecimento de energia elétrica O governo federal vem implementando políticas de desenvolvimento de alcance a população rural. Destaca-se o Programa “Luz para todos”, o qual tem como objetivo principal propiciar atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural brasileiro, onde estão incluídas as comunidades indígenas, que ainda não tem acesso a esse serviço público. No entanto, 42,21% das escolas indígenas ainda não possuem energia elétrica. Figura 6. Distribuição das escolas de Educação Indígena, em 2012, de acordo com o tipo de abastecimento de energia elétrica.

10 Caracterização das Escolas Indígenas
Esgoto sanitário Apenas 2,8% das escolas possuem esgoto sanitário fornecido pela rede pública. Apenas 42% das escolas indígenas possuem algum acesso a energia elétrica, abastecimento de água e esgoto sanitário. Figura 7. Distribuição das escolas de Educação Indígena, em 2012, de acordo com o destino do esgoto sanitário.

11 Caracterização das Escolas Indígenas
Destinação do lixo Com relação a destinação de lixo, a maioria das escolas queimam os detritos gerados em suas dependências. Figura 8. Porcentagem de escolas de Educação Indígena, em 2012, de acordo com o destino do lixo.

12 Caracterização das Escolas Indígenas
Dependências existentes na escola Foram levantadas algumas dependências importantes para o ambiente escolar que se destacaram quanto aos seus percentuais em relação ao total de escolas. Destaca-se a existência de cozinha em apenas 55,42% das escolas já que temos 72% das escolas em prédios escolares e 99,15% oferecem alimentação escolar. Figura 9. Porcentagem de escolas de Educação Indígena, em 2012, de acordo com a presença dos seguintes aspectos de infraestrutura: Banheiro dentro do prédio, Biblioteca / Sala de leitura, Cozinha, Despensa, Laboratório de informática, Quadra de esportes, Refeitório, Nenhuma das dependências relacionadas.

13 Caracterização das Escolas Indígenas
Equipamentos O principal equipamento que as escolas indígenas possuem é a televisão, mesmo assim ela representa apenas 3,2% do total. Figura 10 - Total de escolas de Educação Indígena, em 2012, que possuem equipamentos

14 Caracterização das Escolas Indígenas
Material Didático Em 55% das escolas indígenas utilizam material específico. Esse percentual vem crescendo ao longo dos anos em 2008 apenas 38,4% das escolas tinham acesso a materiais específicos para ministrar conteúdos. Esse aumento vem demonstrando a política do governo federal em integrar ao ambiente escolar materiais propícios ligados a cultura indígena. Figura 11. Distribuição das escolas de Educação Indígena, em 2012, de acordo com a utilização de material didático específico.

15 Caracterização das Escolas Indígenas
Língua em que o ensino é ministrado Dentre as escolas que fazem uso de língua indígena (1.954), têm o ensino bilíngue e 321 ministram as aulas somente em língua indígena. As principais línguas faladas nas escolas indígenas são: Tabela 1. Línguas Indígenas mais faladas por número de escolas - Brasil NOME DA LÍNGUA INDÍGENA NÚMERO DE ESCOLAS Guajajara (Tenetehára) 201 Tikúna (Ticuna) 132 Kaxinawá 99 Nheengatú (Língua Geral Amazônica) Yebá-masã (Tukano) 85 Kaingang 84 Xavante Mawé (Sateré) 80 Mbyá (Guarani) 66 Apurinã (Ipurinã) 64 Mundurukú 56

16 Matrículas Tabela 2 - Número Matrículas em escolas indígenas por Localização e Dependência Administrativa, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação Unidade da Federação Localização Rural Urbana Matrículas Total Federal Estadual Municipal Privada Brasil 856 4.964 28.972 444 13.041 11.201 4.286 Norte 412 37.927 68.628 1.028 4.695 644 3.367 684 Rondônia 3.163 3.011 152 Acre 7.211 4.586 2.625 Amazonas 57.727 6.969 50.444 314 2.843 2.199 Roraima 16.029 13.579 2.431 19 Pará 14.389 703 12.865 409 1.566 1.168 398 Amapá 4.471 4.074 111 286 Tocantins 5.005 Nordeste 60.371 42.693 14.233 3.001 13.249 4.572 5.376 2.857 Maranhão 18.350 15.204 2.197 505 882 438 Piauí 593 452 141 Ceará 7.213 6.180 1.033 1.967 1.443 524 R. G. do Norte 73 Paraíba 6.314 3.030 3.207 77 2.121 1.324 797 Pernambuco 12.115 11.497 576 42 513 471 Alagoas 2.770 1.974 360 436 864 68 Sergipe 82 Bahia 12.861 4.274 6.787 1.800 6.309 1.285 3.224 Sudeste 6.655 4.677 1.632 346 1.920 779 914 227 Minas Gerais 3.660 3.221 397 439 Espírito Santo 1.190 886 304 353 168 185 Rio de Janeiro 158 São Paulo 1.647 1.298 349 1.128 Sul 14.638 13.623 675 340 1.022 602 80 Paraná 5.341 4.921 788 368 Santa Catarina 2.917 2.606 311 17 R. G. do Sul 6.380 6.096 284 217 Centro-Oeste 45.210 18.680 26.281 249 8.086 6.444 1.464 178 M. G. do Sul 20.342 2.860 17.411 71 575 Mato Grosso 24.775 15.727 8.870 7.511 5.869 Goiás 93 Distrito Federal

17 Matrículas O número de matrículas vem se estabilizando a partir de 2007 o número de matrículas ficou na faixa de Figura 12. Quantidade de matrículas em escolas de Educação Indígena no Brasil e por região, de 2009 a 2012.

18 Escolas e matrículas O número de matrículas teve um crescimento menor que o número de escolas de apenas 2,5%. O esperado era que o crescimento do número de matrículas acompanha-se o crescimento do número de escolas. Figura 13. Quantidade de escolas e matrículas de Educação Indígena no Brasil, de 2009 a 2012.

19 Escolas e matrículas Alguns estados a apresentação desse gráfico está bem homogênea demonstrando o crescimento do número de matrículas compatível com o número de escolas (MS), enquanto alguns estados apresenta um gráfico heterogêneo demonstrando a queda do número de matrículas e um aumento no número de escolas (PA).

20 Matrículas por etapa de ensino
Tabela 3 - Número Matrículas em escolas indígenas por Modalidade e Etapa MODALIDADE ETAPA NÚMERO DE ALUNOS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA - ANOS FINAIS 9.264 EJA - ANOS INICIAIS 13.170 EJA INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO 214 EJA MÉDIO 3.074 EJA-FIC 210 EJA-PROJOVEM URBANO 90 EDUCAÇÃO ESPECIAL - MODALIDADE SUBSTITUTIVA EDUCAÇÃO INFANTIL 22 9 121 ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS 5 ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS 86 ENSINO REGULAR 22.856 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 824 53.843 ENSINO MÉDIO 16.056 ENSINO MÉDIO - NORMAL MAGISTÉRIO 594 ENSINO MÉDIO INTEGRADO 936

21 Perfil dos alunos A distribuição dos alunos em relação ao gênero sexual está igualitária 51,04% é do sexo masculino e 48,96% do sexo feminino. A grande maioria dos aluno foram declarados no Censo Escolar como pertencente a raça indígena (69%). Figura 14. Distribuição dos alunos de Educação Indígena, em 2012, de acordo com a raça.

22 Perfil dos alunos Os alunos de escolas indígenas concentram-se no intervalo de 6 a 14 anos de idade. Figura 15. Distribuição dos alunos de Educação Indígena, em 2012, de acordo com a idade.

23 Docentes A partir de 2010 o número de docentes em escolas de educação indígena se manteve estável na faixa de docentes. Figura 16. Quantidade de docentes em escolas de Educação Indígena no Brasil e por região, de 2009 a 2012.

24 Docentes Tabela 4 - Número de docentes em escolas indígenas por Modalidade e Etapa MODALIDADE ETAPA TOTAL DOCENTE Educação de Jovens e Adultos EJA - ANOS FINAIS 1052 EJA - ANOS INICIAIS 906 EJA - ANOS INICIAIS E FINAIS 97 EJA INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO 71 EJA MÉDIO 419 EJA-FIC 30 EJA-PROJOVEM URBANO 15 Educação Especial - Modalidade Substitutiva EDUCAÇÃO INFANTIL 7 1 17 ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS 21 Ensino Regular CORREÇÃO DE FLUXO - 8 ANOS CORREÇÃO DE FLUXO 9 ANOS 31 1558 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 65 4102 4162 ENSINO MÉDIO 1903 ENSINO MÉDIO - NORMAL MAGISTÉRIO 69 ENSINO MÉDIO INTEGRADO 122 MULTI - 8 E 9 ANOS 140 MULTI – 8 ANOS 467 MULTI - 9 ANOS 3376 MULTIETAPA 809

25 Perfil dos docentes Não existe diferença quanto ao sexo do docente. As porcentagens de docente do gênero masculino e feminino é quase a mesma. Cerca de 50% dos docentes se declararam indígenas no Censo Escolar. Figura 17. Distribuição dos docentes de Educação Indígena, em 2012, de acordo com a raça.

26 Perfil dos docentes Mais de um terço dos docentes de escolas indígenas possuem curso superior (36,2%), sendo necessário que esse contingente cresça ainda mais devido aos programas de cotas para os indígenas nas universidades públicas, Figura 18. Distribuição dos docentes de Educação Indígena, em 2012, de acordo com a escolaridade.

27 Muito Obrigada! Ana Gabriela Gomes Aguiar
Técnica de Informações Educacionais


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