A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MCH Gabinetes Prof. Paulo de Tarso Pedrosa Rezende.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MCH Gabinetes Prof. Paulo de Tarso Pedrosa Rezende."— Transcrição da apresentação:

1 MCH Gabinetes Prof. Paulo de Tarso Pedrosa Rezende

2 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 2 Gabinetes um Tanto Peculiares

3 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 3 Gabinetes um Tanto Peculiares

4 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 4 Gabinetes - Mil e Uma Utilidades

5 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 5 O gabinete é a estrutura do PC. Onde todos os componentes internos são instalados e fixados. A escolha de um gabinete adequado aos componentes que serão integrados é de extrema importância, já que uma escolha inadequada prejudica: –a instalação e a fixação dos componentes; –a ventilação interna, levando ao aquecimento, que poderá provocar travamentos do processador. Outras funções do gabinete: –Evitar o acesso aos componentes Internos do PC, protegendo-os de danos físicos. –Proteger (ou minimizar) a contaminação dos componentes internos, causada por impurezas presentes no meio ambiente (pó, por exemplo). –Adequar-se esteticamente ao ambiente onde o computador será utilizado. Gabinetes

6 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 6 Gabinetes Portanto, o gabinete deve ter características técnicas e design adequados. Deve-se buscar bons acabamentos interno e externo. Evitar modelos baratinhos e que podem trazer dores de cabeça mais tarde. Modelos de Gabinete - Desktop - Desktop Slim - Mini Tower - Midi Tower - Full Tower

7 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 7 Gabinetes - Tamanhos Os Mini Tower (normal) suportam entre dois a cinco compartimentos (5 1/4" e 3 1/2"); Os gabinetes Midi Tower possuem entre cinco e oito compartimentos; Os Full Tower possuem mais de nove compartimentos. Já os gabinetes Desktops suportam entre três e seis compartimentos.

8 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 8 Gabinetes - Padrões AT, ATX e BTX –O padrão AT está em final de linha; –O padrão ATX possui uma infinidade de modelos, formatos e tipos disponíveis no mercado. Aparentemente, esse padrão vai continuar sendo o principal por alguns anos, ainda. –O padrão BTX é o mais "moderno" entre os três apresentados e ainda é pouco utilizado. No mercado apenas são encontrados gabinetes Mini Tower BTX.

9 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 9 Gabinetes - Padrões AT x ATX –As dimensões do painel traseiro dos gabinetes ATX são maiores que as dimensões dos gabinetes AT (as motherboards ATX são mais largas que as AT); –Vantagens das conexões em uma gabinete ATX em relação ao AT: Maior proximidade do processador com a fonte, garantindo melhor dissipação térmica já que ele fica no caminho do fluxo gerado pelo ventilador da fonte de alimentação. Os cabos de sinais são mais curtos, o que também garante melhor refrigeração interna. A fonte de alimentação ATX é interligada à motherboard através de conectores do tipo molex com trava, de tal forma que não podem ser conectados de maneira incorreta, evitando a queima ou falha de operação do PC. Fontes AT possuem dois conectores (P8 e P9) que podem ser invertidos entre eles, causando a falha de funcionamento do PC ou até a queima da fonte.

10 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 10 Gabinetes - Padrões

11 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 11 Gabinetes - Padrões

12 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 12 Gabinetes - Padrões –A integração de uma motherboard ATX requer o uso de um gabinete ATX. –Já uma motherboard AT pode ser integrada em gabinetes AT ou ATX (cuidado, pois nem todos os gabinetes ATX possuem furos no seu chassi para motherboards do padrão AT). –Prefira gabinetes padrão ATX, mesmo se for utilizar uma motherboard AT ou substituir o gabinete AT de um PC usado. BTX –O padrão BTX é o mais "moderno" e ainda pouco utilizado. –O BTX possui melhor distribuição interna de componentes que facilita a instalação de novos periféricos.

13 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 13 Gabinetes - Padrões BTX –Assim como o ATX, o layout de gabinetes BTX foi devidamente especificado para atender a vários formatos e modelos de placas-mãe. –O BTX possui melhor gestão térmica em relação ao ATX, já que há um sistema exclusivo de ventilador(es) para o processador.

14 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 14 Gabinetes - Padrões Normalmente os seguintes itens acompanham o gabinete: –Parafusos M3 e 5/32", –Buchas de latão (parafusos hexagonais), –Arruelas isoladoras, –Espaçadores plásticos, –Tampas metálicas para slots, –Tampas para compartimentos (5 ¼ e 3 ½), etc..

15 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 15 Gabinetes – Suporte para Motherboard Afixando a placa-mãe na chapa de metal removível do gabinete.

16 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 16 Gabinetes - Ventilação A fonte de alimentação possui um ventilador traseiro (exaustor) que expulsa o ar quente para fora na parte traseira do computador. Este exaustor não é suficiente para os PCs atuais. É preciso ter um ventilador adicional. Pode ser um ventilador traseiro, expulsando o ar quente para fora, ou então um ventilador dianteiro, puxando ar frio para dentro do gabinete.

17 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 17 Gabinetes - Ventilação Muitos gabinetes já vêm com o exaustor traseiro, ou um ventilador dianteiro. Se não vier, você pode comprar um ventilador e instalar. O mesmo tipo de ventilador pode ser instalado na parte dianteira ou na traseira, basta checar a pequena seta na sua parte lateral que indica a direção do fluxo de ar. Todos os gabinetes modernos possuem locais para a instalação desses ventiladores.

18 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 18 Gabinetes - Ventilação Alguns gabinetes possuem local para a instalação de um ventilador adicional, para refrigeração do disco rígido. Não é normalmente necessário instalar dois ventiladores (dianteiro e traseiro). Instale apenas um. Se ainda assim existir muito calor no interior do gabinete (acima de 42 graus), instale um segundo ventilador.

19 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 19 Gabinetes - Ventilação As placas de CPU modernas possuem pequenos conectores de 3 pinos para a conexão de ventiladores. Normalmente esses conectores são indicados como: Chassis FAN Power FAN System FAN Se não tiver esses conectores, você pode ligar o cooler diretamente na fonte de alimentação.

20 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 20 Gabinetes - Fontes As fontes de alimentação modernas são chamadas ATX12V. Elas possuem, além do conector principal de alimentação, mais dois conectores: –Conector auxiliar: fornece mais corrente nas tensões de +5 volts e +3,3 volts. São raras as placas de CPU que exigem este conector –Conector de 12 volts: fornece mais corrente na tensão de +12 volts. Muitas placas de CPU atuais exigem este conector. As fontes ATX12V são conhecidas popularmente como Fontes de Pentium 4. Mas isto não significa que servam apenas para Pentium 4.

21 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 21 Gabinetes - Fontes Você pode comprar primeiro a placa de CPU e verificar os conectores de alimentação que ela usa e decidir se compra uma fonte ATX ou uma fonte ATX12VVocê pode comprar primeiro a placa de CPU e verificar os conectores de alimentação que ela usa e decidir se compra uma fonte ATX ou uma fonte ATX12V Ou pode-se comprar uma fonte ATX12V que serve para qualquer placa de CPU (ATX). O preço é o mesmo. A maioria das fontes atuais já são ATX12VOu pode-se comprar uma fonte ATX12V que serve para qualquer placa de CPU (ATX). O preço é o mesmo. A maioria das fontes atuais já são ATX12V Não esqueça que os vendedores chamam de Fonte para Pentium 4.Não esqueça que os vendedores chamam de Fonte para Pentium 4.

22 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 22 Gabinetes - Fontes Exija uma fonte de alimentação com no mínimo 400 Watts. Ela terá potência de reserva suficiente para futuras instalações.

23 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 23 Gabinetes - Fontes Na figura ao lado, o conector menor serve para alimentar o drive de disquetes. Os conectores maiores, que são todos iguais, servem para alimentar discos rígidos, drives de CD-ROM, gravadores de CDs, drives de DVD, gravadores de DVDs, etc.

24 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 24 Gabinetes - Fontes Detalhe dos dois tipos de conectores para alimentar drives de disquetes (o conector menor), discos rígidos, drives de CD-ROM, DVD e gravadoresDetalhe dos dois tipos de conectores para alimentar drives de disquetes (o conector menor), discos rígidos, drives de CD-ROM, DVD e gravadores

25 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 25 Gabinetes - Fontes - Potência (W)

26 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 26 Gabinetes - Fontes - Potência (W)

27 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 27 Gabinetes - Fontes - Potência (W)

28 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 28 Gabinetes - Fontes - Potência (W)

29 MHC - Montagem e Configuração de Hardware 29 Gabinetes - Fontes - Potência (W)


Carregar ppt "MCH Gabinetes Prof. Paulo de Tarso Pedrosa Rezende."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google