A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula Inaugural 2013-1 Aprendendo na EaD CEDERJ Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PREFEITURAS MUNICIPAIS GOVERNO FEDERAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula Inaugural 2013-1 Aprendendo na EaD CEDERJ Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PREFEITURAS MUNICIPAIS GOVERNO FEDERAL."— Transcrição da apresentação:

1 Aula Inaugural Aprendendo na EaD CEDERJ Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PREFEITURAS MUNICIPAIS GOVERNO FEDERAL

2 Consórcio entre sete Instituições Públicas de Ensino Superior situadas no Estado do Rio de Janeiro e a Fundação CECIERJ O que é o Consórcio CEDERJ? UENFUniversidade Estadual do Norte Fluminense UERJUniversidade do Estado do Rio de Janeiro UFFUniversidade Federal Fluminense UFRJUniversidade Federal do Rio de Janeiro UFRRJUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro CEFETCentro Federal de Educação Tecnológica Celso Sukow

3 Missão do CEDERJ Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ criada em abril de 2002 MISSÃO Articular as Instituições Públicas de Ensino Superior, localizadas no Estado do Rio de Janeiro, para estabelecer um Projeto de EAD para Graduação em vários municípios, principalmente no interior do Estado.

4 As IES e a Fundação CECIERJ Uma parceria em rede com estrutura colegiada IES Prefeituras CECIERJ Projetos político-pedagógicos dos cursos, coordenadores de curso, disciplina e conteudistas, elaboração do material didático, avaliação de aprendizagem, regras acadêmicas, emissão de DIPLOMA. Estrutura para viabilizar EAD: Produção e distribuição de material didático, estrutura de informática, tutoria, plataforma, sistema acadêmico, vestibular, avaliação institucional etc. Polos regionais: administração da infraestrutura presencial para atender ao aluno. ALUNO

5 Localização dos polos regionais:

6 PARABÉNS! Você está matriculado em uma das Instituições Públicas de Ensino que compõe o Consórcio CEDERJ! Todos trabalhamos para sua APRENDIZAGEM! Você também se organizará para APRENDER! Aprender os conteúdos de suas disciplinas, aprender sobre sua profissão, aprender a aprender... Aprender a vida toda! Hoje, você está em uma fase importantíssima : a de reconhecimento e preparação para iniciar bem seu curso. Aproveite.

7 Tutoria Presencial Avaliações Suporte Administrativo Grupos de Estudos Consórcio CEDERJ Vestibular Estudo Individual Reconhecimento e preparação Primeira Semana Letiva Aula inaugural Matrícula Material Didático Tutoria a Distância Plataforma (atividades) Plataforma (atividades) Na Universidade No polo Coordenação de curso e de disciplina Aprendizagem

8 Matrícula Reconhecimento do polo Reconhecimento da equipe do polo Entrevista Você já recebeu as primeiras orientações sobre seu curso

9 Aula Inaugural Palestra Oficinas Reconhecimento da equipe do curso Hoje, começa a sua vida universitária ! O Polo é um ambiente de estudos, uma extensão da Universidade que oferta o curso para o qual você foi aprovado.

10 Primeira Semana Letiva Apresentação das disciplinas Visita à plataforma Oficinas Encontro com a direção do polo e com os veteranos Nesta semana você conhecerá melhor as disciplinas, a plataforma de estudos, os tutores presenciais, o polo e seus colegas. Não deixe de comparecer às atividades !

11 Material Didático Material didático de qualidade Impresso – disponível para recebimento no polo pdf – disponível na plataforma e no Portal Teca em Videoaulas É constituído pelos cadernos didáticos impressos e outros objetos de aprendizagem elaborados ou selecionados especialmente para os cursos.

12 Estude individualmente, utilizando diferentes recursos (textos, vídeos, imagens etc). Quanto maior a diversidade de recursos, maiores as chances de aprendizagem! Algumas estratégias ajudam a compreender o que estudamos. Em um texto, por exemplo,podemos: - identificar e anotar as idéias principais, - colocar anotações na margem do texto, - sublinhar palavras-chave, - parafrasear (repetir por palavras próprias o texto lido, refazer cálculos, demonstrações, exemplos), - resumir, - esquematizar. Estudo individual

13 Estudar em grupo é muito bom, torna o aprendizado ainda mais agradável ! Algumas outras vantagens são: a possibilidade de trocar e enriquecer idéias; o desenvolvimento do diálogo, da cooperação e do respeito pelos outros; o desenvolvimento do senso de responsabilidade, tanto individual, quanto em grupo. O estudo em grupo pode ser realizado presencialmente, no Polo, ou a distância, usando nossa plataforma de aprendizagem ou outro recurso. Organize-se com seus colegas e aproveite! Grupos de estudo

14 Polo Coordenação de curso Coordenação de disciplina Tutor-coordenador de area Tutoria PresencialTutoria a Distância Tutor da disciplina Universidade Coordenador do Curso: acompanha o curso, integra e articula docentes, acompanha dos alunos. Coordenador de Disciplina: planeja e acompanha a disciplina, elabora e corrige avaliações, capacita e orienta os tutores, acompanha os alunos. Coordenação de curso e de disciplina Tutor da disciplina Aluno

15 Tutoria Presencial A tutoria presencial ajuda o estudante proveniente da educação presencial a se adaptar à educação a distância. Aproveite ! Uma sessão de tutoria presencial: -Humaniza o processo de aprendizagem a distância -Auxilia a criação de novos hábito e comportamentos de estudo -Esclarece dúvidas de conteúdo -Aponta alternativas para a aprendizagem

16 Tutoria a distância Tutor a distância Alunos Telefone Plataforma A tutoria a distância propicia a interação entre os alunos, atendendo às suas demandas e orientando o processo de aprendizagem. O tutor a distância trabalha na Universidade, colaborando com o coordenador da disciplina e com os tutores presenciais. Atendimento: pelo telefone: (plantão em horário pré-estabelecido) pela Plataforma: atendimento contínuo (intervalo de resposta máximo de 24 h)

17 Plataforma Moodle/CEDERJ Informações acadêmico-administrativas; Salas das disciplinas; Sala de tutoria a distância; Interação: fóruns, chats, web-tutoria, etc; Cadernos didáticos em pdf e aulas na WEB; Exercícios programados, Questões de ADs; Atividades on-line; Acesso a material complementar (download), sites, vídeos etc. Nosso espaço virtual de encontro e trabalho é a plataforma Moodle CEDERJ. Um ambiente voltado para a aprendizagem e, que favorece a comunicação interativa entre as pessoas. Frequente assiduamente!

18 Plataforma Moodle/CEDERJ Primeiro acesso à plataforma CEDERJ: Login: número de matrícula Senha: número de matrícula

19 Avaliações Presenciais - AP As avaliações Avaliações a Distância - AD OBS.: - NÃO SÃO ACEITAS CÓPIAS DE TEXTOS DE AUTORES PESQUISADOS, NEM ADs IGUAIS. A avaliação da aprendizagem é um processo permanente e, realizado de forma contínua. Dois tipos de avaliações são realizadas, em geral: a)Avaliação a Distância (AD) - As Ads podem ser feitas com consulta a materiais didáticos, referências, em colaboração com os colegas, com a orientação dos tutores etc; - São entregues no Polo, pelos correios, ou ainda postadas na plataforma, em data pré-estabelecida, a critério de cada disciplina. b)Avaliação Presencial (AP) - As APs são provas realizadas nos Polos: AP1, AP2, AP3 - A média 6,0 (seis) aprova, sem realização de AP3. - Não existe segunda chamada para AP1 e AP2 e não há reposição para AP3. - NO DIA DA AP O ALUNO DEVERÁ APRESENTAR DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO.

20 Para estudar a distância Diante disso... Como estudar em um curso a distância? Estudar, pelo menos, 20 horas por semana. Estabelecer e cumprir uma rotina de estudo. Frequentar o pólo para as tutorias presenciais, fazer atividades obrigatórias, estudar em grupo com colegas, buscar apoio e orientação com o tutor coordenador. Estar sempre conectado à plataforma para se manter atualizado, fazer as tarefas programadas pelos professores, participar de grupos de discussão e valer-se da tutoria a distância. Tirar dúvidas pelo 0800 ou na sala de tutoria da plataforma.

21 Recomendações finais ATENÇÃO! MUITA ATENÇÃO!!! O primeiro semestre é um período de adaptação à metodologia de aprendizagem a distância. Aqui, a aprendizagem depende muuuuuito de você, ALUNO. Não há um professor para dar aulas diárias! Por isso, é essencial que você: 1.organize seu tempo, reservando um horário diário para estudar; 2.tenha disciplina; 3.planeje seus estudos e cumpra o planejamento; 4.tenha persistência e mantenha-se motivado; 5.fique atento aos cronogramas de provas, entregas de trabalho, atividades obrigatórias e outras atividades. Priorize suas ações em função destes cronogramas;

22 Recomendações finais ATENÇÃO! MUITA ATENÇÃO!!! 6. seja realista, não se inscreva em mais disciplinas do que o seu tempo permite. 7.freqüente o Polo e a plataforma, eles são espaços de aprendizagem e também pontos de encontro entre estudantes, tutores e professores; 8.procure o seu Tutor Coordenador de área do Polo sempre que necessite. Ele está no polo 15 horas semanais para ajudá-lo a vencer esta etapa inicial. 9. não tenha vergonha de esclarecer suas dúvidas. Ao contrário do que parece, na educação a distância você pode ter atendimento personalizado pelos tutores presenciais, a distância e professores.

23 Sucesso!


Carregar ppt "Aula Inaugural 2013-1 Aprendendo na EaD CEDERJ Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PREFEITURAS MUNICIPAIS GOVERNO FEDERAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google