A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EUROPA E A CRISE DO SISTEMA FEUDAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EUROPA E A CRISE DO SISTEMA FEUDAL"— Transcrição da apresentação:

1 A EUROPA E A CRISE DO SISTEMA FEUDAL

2 O CRESCIMENTO POPULACIONAL E O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA
Com o passar do tempo, ocorreram inovações nas técnicas agrícolas, como o aperfeiçoamento da charrua, tipo de arado puxado por bois ou cavalos usado para revolver a terra; do peitoral, instrumento de madeira almofadado que prendia o animal à charrua; e a construção de moinhos movidos a água e a vento.

3

4 CHARRUA MEDIEVAL

5 O aumento da produção agrícola criou excedentes, os quais eram levados aos núcleos urbanos para serem vendidos. Esse novo fato estimulou o comércio nesses locais. A constante circulação de mercadorias possibilitou tanto a melhoria de estradas quanto o crescimento das atividades artesanais. O comércio a longa distância também foi desenvolvido.

6 PRINCIPAIS ROTAS COMERCIAIS NO SÉCULO XIV
Nas vias terrestres, as atividades comerciais eram praticadas nas feiras, as quais eram temporárias e organizadas nos pontos de trocas entre comerciantes das rotas do norte e do sul, como Champagne, Flandres, Colônia e Frankfurt. Muitos camponeses, artistas e artesãos se dirigiam às feiras para prestar serviços aos comerciantes. Em virtude disso, esses locais tornaram-se pontos permanentes de troca e, nas proximidades deles, formaram-se muitas cidades.


Carregar ppt "A EUROPA E A CRISE DO SISTEMA FEUDAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google