A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Osmorregulação – um exemplo de regulação hormonal O que é a osmorregulação? Conjunto de mecanismos pelos quais são controladas as concentrações de sais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Osmorregulação – um exemplo de regulação hormonal O que é a osmorregulação? Conjunto de mecanismos pelos quais são controladas as concentrações de sais."— Transcrição da apresentação:

1 Osmorregulação – um exemplo de regulação hormonal O que é a osmorregulação? Conjunto de mecanismos pelos quais são controladas as concentrações de sais e de água e, portanto, os valores de pressão osmótica dos fluidos corporais. Qual o seu papel no equilíbrio do meio interno? A osmorregulação é um mecanismo envolvido na manutenção da homeostasia. Os seres mais complexos estabelecem trocas através do sangue e fluidos intersticiais que banham as células. A manutenção da composição dos fluidos internos dentro de determinados limites é indispensável à sobrevivência dos indivíduos.

2 Qual o efeito da variação da salinidade na concentração dos fluidos internos de duas espécies de caranguejos? Resolução do exercício do livro, página 208

3 1.Espécie A 2.Transporte activo. 3.Espécie A 4.A salinidade é um factor limitante uma vez que condiciona a vida dos seres vivos. 5.Os animais da espécie A toleram valores de salinidade mais extremos do que os indivíduos da espécie B. Assim, pode afirmar-se que o intervalo de tolerância para a salinidade é mais alargado, isto é, tem limites de tolerância mais extremos do que a espécie B. 6. Os indivíduos da espécie A têm a capacidade de controlar a concentração salina dos seus fluidos internos, mesmo quando há variações dessa concentração no meio (até determinados valores). Por outro lado, os indivíduos da espécie B não apresentam essa capacidade e, por isso, a concentração salina dos seus fluidos internos acompanha as alterações verificadas no meio. Assim, os caranguejos da espécie A podem viver em ambientes com um maior leque de concentração salina.

4 -O que são animais osmoconformantes? São animais que não têm a capacidade de regular a pressão osmótica interna. A concentração de sais dos seus fluidos depende da concentração de sais do meio externo. -O que são animais osmorregulantes? São animais que independentemente da concentração de sais externa, conseguem manter a sua própria concentração interna. Têm a capacidade de regular a pressão osmótica interna. A Artemia sp.é um animal que vive no grande lago salgado do Utah e em outros lagos salobros. Como é que o animal consegue regular a concentração dos seus fluidos internos? Retiram o excesso de sal do sangue por transporte activo, através das membranas das células das brânquias.

5 Como se processa o mecanismo de osmorregulação em meio aquático? O processo será o mesmo tanto em ambiente marinho como em ambiente dulciaquícola? Para responderem a estas questões, resolvam o exercício do livro, página 210 Osmorregulação em meio aquático

6 1. Tanto os peixes de água doce como os de água salgada apresentam concentrações de sais nos seus fluidos internos diferentes da concentração do meio que os rodeia (quer esse meio seja hipotónico ou hipertónico). Assim, têm de controlar activamente a concentração de sais e de água do seu organismo. 2. Não bebem água, apresentam uma urina abundante e como tal têm glomérulos de grandes dimensões, possuem nas brânquias células especializadas no transporte activo de sais do meio exterior para o meio interno. 3. Os peixe de água salgada, ao contrário dos de água doce, perdem grandes quantidades de água por osmose, com tal, necessitam de ingerir grande quantidade de água.

7 Sistema excretor da Planária

8 As planárias podem ser encontradas em rios. São animais achatados dorsoventralmente. Tendo em conta as características da planária, explica como é que este animal consegue manter em equilíbrio a concentração de sais e água do seu meio interno. A existência de um sistema excretor eficaz, permite à planária manter a concentração de sais e de água do seu meio interno, dentro de valores normais.

9 Osmorregulação em meio terrestre Em ambiente terrestre, os animais estão sujeitos a ambientes secos e como tal a sofrerem perdas de água por evaporação nas superfícies respiratórias e na pele. Como é que os Invertebrados terrestres conseguem manter em equilíbrio o teor de água e de sais minerais do seu meio interno? Observa os sistemas excretores da minhoca e de um insecto.

10

11 Sistema excretor da minhoca Com base nas duas figuras referentes aos sistemas excretores do insecto e da minhoca, responde à questão anterior. Tal como acontece com a planária, também com os insectos e com a minhoca, é a existência de um sistema excretor que permite a manutenção dos valores de pressão osmótica interna.

12 Vertebrados terrestres Aves marinhas


Carregar ppt "Osmorregulação – um exemplo de regulação hormonal O que é a osmorregulação? Conjunto de mecanismos pelos quais são controladas as concentrações de sais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google