A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo da ornitina e osmorregulação em peixes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo da ornitina e osmorregulação em peixes"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo da ornitina e osmorregulação em peixes
Aula 46 Ciclo da ornitina e osmorregulação em peixes

2 Osmorregulação nos peixes
Conservação de água no organismo é muito importante para todos os animais. Animais de água doce têm problema osmótico inverso ao dos animais de água salgada. As células e líquidos internos dos animais de água doce são hipertônicos em relação ao meio, de modo que estão sempre absorvendo água por osmose. Os peixes de água doce têm de eliminar grande quantidade de água na urina e, com isso, perdem sais importantes. Essa perda salina é compensada pela absorção ativa de sais através do epitélio que reveste as brânquias.

3 Osmorregulação em peixes de água doce;

4 Já animais marinhos como tubarões e outros peixes cartilaginosos (raias, cações, quimeras etc.) tem teor salino menor do que a água do mar. Isso é conseguido pela síntese e acúmulo, no sangue, de uma substância denominada uréia, que se constitui em um soluto osmoticamente importante. A uréia é continuamente eliminada pelos rins, de tal maneira que o animal consegue controlar a quantidade desse soluto no sangue. Os tubarões, possuem ainda uma glândula localizada no intestino reto, que continuamente retira sais em excesso do sangue, eliminando-os pelo ânus. Os peixes ósseos marinhos evoluíram, ao que tudo indica, de ancestrais de água doce. Como herança dessa origem, a tonicidade de seus líquidos internos é bem menor que a tonicidade da água do mar. Por isso eles estão continuamente perdendo água para o meio devido a osmose. Para corrigir isso tomam água do mar. Excesso sai pelas brânquias.

5 Osmorregulação em peixes de água salgada

6 Aminoácido que não entra na constituição das proteínas
Ciclo da ornitina Aminoácido que não entra na constituição das proteínas Durante o metabolismo das proteínas, os aminoácidos são “dasaminados” perdem seu grupamento amina (NH2). A desaminação com formação de amônia (NH3) ocorre em todas as células do organismo, mais intensamente no fígado. Este mecanismo é fundamental para a conversão da amônia em uréia. Menor consumo de água; Energia. Exemplo: Ornitina + CO2 + NH3 ---> Citrulina + NH3(amônia) = Arginina + H2O = Uréia (CON2H4)


Carregar ppt "Ciclo da ornitina e osmorregulação em peixes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google