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REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 6: Planejamento estratégico em Marketing. Melhores práticas em Marketing. Benchmarketing.

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1 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 1 Tópicos Avançados de Marketing AULA 6: Planejamento estratégico em Marketing. Melhores práticas em Marketing. Benchmarketing. Interpretação de textos, imagens e gráficos. Elaboração de estimativas. Localização de contradições e construção de comparações lógicas AULA 6: Planejamento estratégico em Marketing. Melhores práticas em Marketing. Benchmarketing. Interpretação de textos, imagens e gráficos. Elaboração de estimativas. Localização de contradições e construção de comparações lógicas

2 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 2 Revisão da Aula Passada AULA 3: Retrospectiva do pensamento administrativo e a administração no futuro. Planejamento, Organização, Execução e Controle. A Gestão do Negócio. CRM AULA 4: Comportamento, liderança e poder nas organizações. Reuniões Executivas. Comunicação. AULA 5: Criatividade, empreendedorismo e novos negócios. Testes de conceito e de mercado AULA 6: Planejamento estratégico em Marketing. Melhores práticas em Marketing. Benchmarketing AULA 7: Avaliação P 1 (dia 29/set: CONFIRMADA!) AULA 3: Retrospectiva do pensamento administrativo e a administração no futuro. Planejamento, Organização, Execução e Controle. A Gestão do Negócio. CRM AULA 4: Comportamento, liderança e poder nas organizações. Reuniões Executivas. Comunicação. AULA 5: Criatividade, empreendedorismo e novos negócios. Testes de conceito e de mercado AULA 6: Planejamento estratégico em Marketing. Melhores práticas em Marketing. Benchmarketing AULA 7: Avaliação P 1 (dia 29/set: CONFIRMADA!) REVISÃO

3 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 3 Criatividade e inovação para quê? Para atender necessidades de mercado Para criar novos negócios Para gerar DINHEIRO! REVISÃO

4 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 4 Criatividade A internet não é uma nova mídia, é um novo MUNDO Não é só tecnologia - é simplicidade! REVISÃO

5 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 5 O processo de desenvolvimento de novos produtos / serviços 1.Geração de novas idéias 2.Seleção das melhores 3.Desenvolvimento de conceito 4.Teste de conceito 5.Análise conjunta 6.Estratégia de marketing 7.Analise do negócio 8.Desenvolvimento 9.Teste de mercado 10.Comercialização REVISÃO

6 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 6 2. Seleção de Idéias –Tem mercado? –Prazo e custos do desenvolvimento –Taxa de retorno REVISÃO 1. Geração de Idéias –Institutos: Gartner, Sebrae (Cedemp), Universidades –Livros, revistas, sites, etc. –Mercado: clientes, fornecedores –Própria empresa

7 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 7 Mapa de Posicionamento do Conceito 3. Desenvolvimento do conceito Mais barato Mais caro Off road legítimo Off road urbano REVISÃO

8 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 8 4. Teste do Conceito Apresenta o conceito ao público Realiza pesquisa 5. Análise Conjunta Compara diferentes modelos e variações REVISÃO

9 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 9 6. Estratégia de Marketing 1.Avaliação do mercado 2.Avaliação de orçamentos 3.Métricas de retorno sobre o investimento 7. Análise do negócio 1.Estimativa de vendas totais 2.Estimativa de custos e lucros REVISÃO

10 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Desenvolvimento do Produto Produto vai para a fabricação do protótipo: – Atributos do cliente -> atributos da engenharia –Cores, tamanhos, embalagens 9. Teste de Mercado Tipos de Pesquisa –Onda de vendas –Mercado teste simulado –Mercado teste controlado REVISÃO

11 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Comercialização Quando lançar? O timing do business –Nas férias ou na volta às aulas? –Entrar primeiro? –Entrar junto com o concorrente? –Entrar depois? Para quem lançar? –Adotantes iniciais –Skimming de mercado Como lançar? –Eventos, teasers, sites REVISÃO

12 EMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 12 HOJE DIA: 03/out/09 LOCAL: Dubai LG Greenomics Conference 2009 PROMOÇÃO: LG e Ministerio do Meio Ambiente dos Emirados Árabes

13 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 13 AVISOS HOJE

14 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 14 Avisos: 1. A partir de agora os conteúdos das aulas estarão em: Já estão disponíveis: Slides de todas as aulas da disciplina Exercícios para quem perdeu aulas anteriores (entrega OBRIGATÓRIA para quem faltou) Lista de quem está devendo exercícios Notas dos trabalhos corrigidos Links gerais HOJE

15 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 15 Avisos: 2. Quem perdeu algum exercício de aula e quiser repor para não ficar com ZERO, mande para HOJE

16 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 16 Avisos: 3. Assinem a lista do Marketing acessando: Ou mande em branco para: HOJE

17 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 17 Avisos: 4. Prova confirmada para o dia 29/set Em dupla Sem consulta Exemplos de exercícios que podem cair >>> HOJE

18 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 18 Proponha um organograma para a sua empresa, focando o relacionamento entre os Deptos. de Marketing e de Vendas HOJE Diretoria de MKT e Vendas Gerente de MKT Gerente de Vendas VendedoresComunicação Eventos Pesquisa Canais Marketing e vendas respondem à mesma diretoria VANTAGEM: -Maior integração entre os trabalhos e as equipes - Menor disputa por orçamento DESVANTAGEM: - Corre o risco do marketing ficar departamentalizado e não se difundir por todos os departamentos

19 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 19 Aplique os 4Ps de serviços a uma manicure HOJE Pessoas Treinamento, uniforme, simpatia Processos Método de limpar, cortar e pintar, organização da agenda de clientes Prova física Equipamentos novos e limpos, cartão com telefone, flyer, site, estúdio limpo, bem decorado, com música ambiente Produtividade Numero de clientes atendidos por dia, taxa de retorno de clientes (recall)

20 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 20 Dê um exemplo de reengenharia, e justifique sua utilização em uma empresa HOJE Trocar o telefone por skype para economizar em telefonia. Substituir as embalagens de vidro por latas numa fábrica de refrigerantes para economizar em transporte. Transformar videolocadoras em lojas de conveniência para se adequar às novas necessidades do consumidor.

21 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 21 Faça o mapa de conceito de um novo produto que será lançado no mercado: uma revista para a terceira idade HOJE 1. definir os eixos2. plotar o produtos e seus concorrentes moderna conservadora localnacional moderna conservadora localnacional

22 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 22 DÚVIDAS? HOJE

23 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 23 Aula 6 AULA 3: Retrospectiva do pensamento administrativo e a administração no futuro. Planejamento, Organização, Execução e Controle. A Gestão do Negócio. CRM AULA 4: Comportamento, liderança e poder nas organizações. Reuniões Executivas. Comunicação. MKT pessoal. AULA 5: Criatividade, empreendedorismo e novos negócios. Testes de conceito e de mercado AULA 6: Planejamento estratégico em Marketing. Melhores práticas em Marketing. BenchmarketingAULA 6: Planejamento estratégico em Marketing. Melhores práticas em Marketing. Benchmarketing AULA 7: Avaliação P 1 (dia 29/set: CONFIRMADA!) EMENTA

24 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 24 Planejamento estratégico O que é? HOJE Objetivo Habilidades Recursos mercado MERCADO MERCADO MERCADOMERCADO mercado mercado

25 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 25 Planejamento estratégico Para que serve? Orientar a empresa a escolher e organizar seus negócios de forma a manter-se saudável no mercado. (KOTLER, 2000) –Gerenciar os negócios como uma carteira de AÇÕE$. –Avaliação competitiva considerando a demanda e a concorrência. –A estratégia do negócio: como fazer. HOJE

26 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 26 Planejamento estratégico O processo HOJE 1.Planejamento corporativo 2. Planejamento departamental 3. Planejamento do produto ou serviço 4. Organização 5. Execução 6. Medir os resultados 7. Avaliar os resultados 8. Propor ações corretivas PLANEJAMENTOIMPLEMENTAÇÃO CONTROLE

27 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 27 Planejamento estratégico Como é feito? 1.Análise do ambiente interno. 2.Análise de cenários. 3.Identificação de oportunidades. 4.Arquitetura estratégica 5.Orçamentação 6.Crescimento e novos negócios 7.Estabelecimento de métricas HOJE

28 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 28 Planejamento estratégico 1.Análise do Ambiente Interno –Missão, visão, valores, políticas –Recursos: infraestrutura, equipes –Capacidades e limitações HOJE

29 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 29 Planejamento estratégico 2. Análise de cenários –2.1. Macroambiente – Forças de Porter –2.3. Matriz CTI –2.4. Análise de FCS –2.5. Benchmarketing HOJE

30 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 30 Planejamento estratégico 2. Análise de cenários –2.1. Macroambiente Economia Política Sociedade Tecnologia Meio ambiente... HOJE

31 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 31 Planejamento estratégico 2. Análise de cenários –2.2. Cinco Forças de Porter: (a) Concorrentes (b) Fornecedores (c) Clientes (d) Entrantes (e) Substitutos HOJE (a) (b) (c) (d) (e)

32 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 32 Planejamento estratégico 2. Análise de cenários –2.3. Matriz CTI: HOJE CaracterísticaTendênciaImpacto Câmbio do dólar Estável a R$ 1,8 Favorece exportação...

33 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Planejamento estratégico 2. Análise de cenários –2.4. Análise de FCS Fatores Críticos para o Sucesso Lista das variáveis mais importantes para o sucesso da empresa Depende do mercado, do local e do ambiente HOJE

34 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 34 Planejamento estratégico 2. Análise de cenários –2.5. Benchmarketing É o estudo das melhores práticas Baseado nas empresas de classe mundial Assim, empresas não precisam mais esperar um longo tempo para desenvolvimento de novas tecnologias ou soluções HOJE

35 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 35 Benchmarketing Passo a passo: 1.Defina ONDE aplicar. Ex: website 2.Identifique o que melhorar. Ex: exposição 3.Observe como fazem as melhores empresas. 4.Estabeleça um critério de comparação. Ex: número de acessos ao site 5.Meça a sua empresa e a do benchmarketing 6.Estabeleça um plano de ações 7.Estabeleça um indicador. Ex: no. de visitas ao meu site / no. de visitas ao site do concorrente HOJE

36 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Planejamento estratégico HOJE Benchmarking é…Benchmarking não é… - um processo contínuo - uma investigação que fornece informações valiosas - um processo de aprender com outros - um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina - uma ferramenta viável a qqr organização, aplicável a qqr processo - um evento isolado - uma investigação que fornece respostas simples e "receitas - cópia, imitação - rápido nem fácil - mais um modismo da administração

37 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 37 Planejamento estratégico 2. Análise de cenários –2.5. Benchmarketing É o estudo das melhores práticas Baseado nas empresas de classe mundial Assim, empresas não precisam mais esperar um longo tempo para desenvolvimento de novas tecnologias ou soluções HOJE

38 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Planejamento estratégico 1.3. Identificação de oportunidades –SWOT –Matriz Ansoff Análise mercado x produto HOJE

39 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Planejamento estratégico Matriz de Ansoff (ou Matriz Produto x Mercado) HOJE

40 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Planejamento estratégico 1.5. Orçamentação de Marketing –Marketing Equipe Comunicação: site, propaganda, eventos, folder, assessoria de imprensa, endomarketing Canais, trade marketing P&D (Brindes) HOJE

41 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Planejamento estratégico 1.5. Orçamentação de Marketing Como alocar recursos? –Não deve ser feita com base apenas no faturamento ATUAL. –Matriz BCG HOJE

42 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 42 Matriz BCG HOJE COLHER MANTERCONSTRUIR ABANDONAR

43 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios –Crescimento intensivo Novos usuários. Ex.: computadores populares Aumento de participação (roubar share). Ex.: Marabraz Mudança de hábitos. Ex.: colomba pascal HOJE

44 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios –Crescimento integrativo Retrógrado: Votorantim construindo PCHs À frente: Aracruz comprando a Portocel Horizontal: Perdigão comprando a Sadia HOJE

45 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios –Crescimento por diversificação Na mesma linha (concêntrica). Ex: BIS de avelã Produtos similares (horizontal). Taek no Pão de açucar Conglomerada (novas linhas). Perfumes Ferrari HOJE

46 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO Planejamento estratégico 1.7. Indicadores –Dados & fatos –SMART: Specifical: específico Measurable: mensurável Achievable: atingível Relevant: relevante Timed: com prazos definidos HOJE

47 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 47 CONCLUSÃO O planejamento estratégico possui uma estrutura conceitual, que embora possa variar, deve representar no conjunto um guia para o sucesso da empresa CONCLUSÃO

48 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 48 DÚVIDAS? CONCLUSÃO

49 REVISÃOEMENTAHOJEEXERCÍCIOCONCLUSÃO 49 EXERCÍCIO Para o seu produto do TCC, monte os seguintes diagramas: 1. 5 forças de Porter 2. Matriz de Ansoff 3. Indicadores SMART (cite 2) EXERCÍCIO


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