A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transtornos da Personalidade Prof. Esp. Avany Cardoso Leal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transtornos da Personalidade Prof. Esp. Avany Cardoso Leal."— Transcrição da apresentação:

1 Transtornos da Personalidade Prof. Esp. Avany Cardoso Leal

2 O que é personalidade? Escola francesa – tudo o que nos caracteriza. Escola inglesa – somente as funções psíquicas superiores. Escola alemã – somente a afetividade e a volição.

3 Classificação do alemão Kurt Schneider (1923): Psicopatia – déficit circunscrito da afetividade. Dividia em neuropatias (sofre e faz sofrer) e sociopatias (faz sofrer)

4 O termo psicopatia hoje não é mais utilizado pela Psicologia, sendo ainda comum na linguagem jurídica.

5 Personalidade: temperamento + caráter. Transtornos da Personalidade: fala-se em multicausalidade. Padrão de respostas de longa duração, com início na infância ou adolescência. É mal adaptativo, interfere nos relacionamentos e não varia de acordo com as situações.

6 TIPOS (CID 10) Paranóide (desconfiança, sensibilidade excessiva a rejeições). Esquizóide (frieza, embotamento, introspecção). Anti-social – sociopatia (indiferença, falta de respeito, não sente remorso).

7 Emocionalmente instável (tipo impulsivo, marcado pela instabilidade e tipo borderline, marcado por sentimentos de vazio, autolesão). Histriônico (teatralidade, superficialidade, sedução). Anacástico (teimosia, rigidez, cautela, perfeccionismo).

8 Ansioso ou de evitação (tensão, insegurança, relutância em se expor). Dependente (desamparo, medo do abandono, não toma decisões). Outros. Não especificado. Mistos. Alterações inoportunas da personalidade.

9 Autores psicanalíticos consideram a Psicopatia como uma grave patologia do Superego, o Narcisismo Maligno, cujas características seriam a conduta anti-social, agressão ego-sintônica dirigida contra outros em forma de sadismo, ou dirigida contra se mesmo em forma de tendências automutiladoras ou suicidas sem depressão e conduta paranóide.A estrutura de tipo narcisista do psicopata teria a seguintes características: auto-referência excessiva, grandiosidade, tendência à superioridade exibicionismo, dependência excessiva da admiração por parte dos outros, superficialidade emocional, crises de insegurança que se alternam com sentimentos de grandiosidade.Portanto, dentro das relações de objeto (com os outros), seria intensa a rivalidade e inveja, consciente e/ou inconscientemente, refletidos na contínua tendência para exploração do outro, incapacidade de depender de outros, falta de empatia com para com outros, falta de compromisso interno em outras relações.Otto Kernberg vê neste narcisismo patológico um componente psicodinâmico para o diagnóstico da psicopatia. O narcisismo não patológico é conseqüência de uma boa evolução do Ego, uma aceitação da realidade e como essa realidade pode ser usada para satisfazer as necessidades dirigidas ao exterior e ao objeto.

10 OBRIGADA!! ATÉ MAIS!!


Carregar ppt "Transtornos da Personalidade Prof. Esp. Avany Cardoso Leal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google